54ª Edição - Ano II
De 7 a 13 de setembro/2009
 

  Sistema Automatizado para o Treino de Marcha

 
 

Os alunos Josué, Sabrina, Matheus, Aline e os
Professores Mário e Airton
 
Os alunos Aline Horxutz Moreira, Josué Dias, Matheus Henrique Vieira e Sabrina Barbosa Pinto, do curso de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), sob a orientação dos professores doutores Airton Martin e Mário Oliveira Lima e parceria com o Laboratório Probes – Parque Tecnológico Univap, desenvolveram um equipamento automatizado para auxiliar no tratamento do treino de marcha.
O treino de marcha consiste no ato de caminhar apoiado, normalmente, em barras laterais ou na utilização de cordas ou cabos, em que o corpo do paciente é sustentado, a fim de facilitar a realização dos exercícios.
O equipamento desenvolvido na Universidade, com apoio da empresa Lifemed, é um sistema automatizado. A técnica consiste em acoplar o paciente a um colete especialmente desenvolvido, permitindo que ele fique suspenso, de modo a descarregar o peso corporal simetricamente e simular movimentos rítmicos e coordenados da marcha, para buscar a plasticidade cerebral.

 
 
 

  Liberdade no Pantanal

 
 
 
O administrador do Criadouro Conservacionista da Univap, José Evaristo Merigo, viajou mais de 1.400 quilômetros para repatriar no Pantanal Sul-Mato-Grossense, vinte e uma Araras que estavam sob os cuidados da Universidade.
O Criadouro, que recebe animais apreendidos pelas autoridades competentes (Polícia Ambiental, Ibama e Polícia Federal), está localizado junto ao Centro de Estudos da Natureza, no Campus Urbanova em São José dos Campos, sob a responsabilidade técnica do biólogo Prof. Frederico Lencioni Neto.
Este é o único criadouro da região e que desempenha papel fundamental, pois permite, além da conservação da biodiversidade, que alunos do curso de graduação de Ciências Biológicas possam realizar estudos e pesquisas.

 
 
 

  Minicurso: Popularização da Astronomia

 
 

 
Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro foi realizada, no Campus Aquarius da Universidade, mais uma edição dos minicursos programados pelo projeto Astronomia na Cidade das Estrelas.
O minicurso Popularização da Astronomia, com carga horária de 15 horas, integra a programação das Comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009).
O objetivo da realização de minicursos, como o próprio nome diz, é popularizar o conhecimento da Astronomia e das ciências correlatas, como a Física, a Química e a Matemática.
A idéia é fornecer ao público participante um amplo panorama sobre essa área do conhecimento, utilizando linguagem acessível e um grande banco de imagens.
Professores e pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap trataram de temas sobre os principais fenômenos astronômicos presentes no cotidiano, como as estações do ano, fases da lua, eclipses e marés - além de assuntos relativos à instrumentação e observação astronômica, sistema solar, as estrelas e sua evolução, as galáxias, cosmologia e astrobiologia.

 
 
 

  Resultados dos Concursos de Poesias, Contos e Fotografia da Univap

 
 

 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica apresenta as listas dos selecionados nos concursos de Poesias, Contos e Fotografia de 2008.
A realização dos concursos da Univap teve início em 1994, com a publicação da primeira Antologia Poética; Antologia de Contos em 1996, e o concurso de fotografia em 1997 - cujos objetivos são incentivar a redação literária e estimular a criação artística. Fizeram a inscrição no Concurso de Poesias 94 pessoas, que apresentaram 247 textos, dos quais 39 foram selecionados. No Concurso de Contos, 65 inscritos apresentaram 135 contos, sendo selecionados 23. No Concurso de Fotografia, 31 pessoas participaram com 61 fotos, dessas, dez foram selecionadas pela comissão como as melhores apresentadas e, entre elas escolhida a melhor, de autoria de Francisco Carlos Rocha Fernandes (foto), intitulada: Céu em Pedaços.

 
 
 

  Resultados do Enade, CPC e IGC
Univap - 23ª Melhor Classificação entre as Universidades Particulares do Brasil


 
 
 
O Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou dia 4 de setembro os resultados obtidos pelos cursos de graduação que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2008.
No total foram 7.329 cursos avaliados, nas áreas de matemática, letras, física, química, biologia, pedagogia, arquitetura e urbanismo, história, geografia, filosofia, computação, ciências sociais e engenharia, além de cursos da área de tecnologia em alimentos, análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, construção de edifícios, fabricação mecânica, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, redes de computadores e saneamento ambiental. Quase 400 mil alunos fizeram a prova o ano passado (total de 382.313).

 
 
 

  Exposições Internas
Até 26 de setembro


 
 

 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas nos seguintes locais e permanecerão até 26 de setembro de 2009.

Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.

Informações: (12) 3947-1009

Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Detroit Auto Show
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Vladimir Kush
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 6
Caricaturas III
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Os 50 Edifícios Mais Bizarros do Mundo
Faculdades de: Educação e Artes e Ciências da Saúde (FEA/FCS)
Bloco 9
Carros de Museu – Old Times
(1900-1930)
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca
Mondrian/Hopper/Gauguin/Matisse
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 12
Portaria II
Gaudi

 
 
 

  Rumo à Univap

 
 
 
Oficina de vídeo aos alunos do Anglo Cassiano Ricardo
Com objetivo de trazer estudantes de Ensino Médio de colégios e escolas da região, para conhecerem o potencial que a Universidade do Vale do Paraíba oferece, as Faculdades estão desenvolvendo projetos a fim de apresentar a qualidade do ensino, os laboratórios e toda a infraestrutura que a Univap disponibiliza para a comunidade.
Para formalizar a visitação, uma carta-convite foi enviada a várias instituições de ensino, que de imediato mostraram-se interessadas e começaram a contatar a direção das Faculdades para acerto de detalhes.
A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), por exemplo, iniciou, dia 2 de setembro, uma oficina de vídeo para alguns alunos do Colégio Anglo Cassiano Ricardo, de São José dos Campos. A oficina terá a duração de cinco semanas consecutivas. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 14h15 às 17h15, pelo Prof. Esp. Filipe Coutinho Soriano.
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) participou, dia 10, de uma Feira de Profissões promovida pelo Colégio Fênix, em Guaratinguetá. Na ocasião foram apresentados os cursos de Biomedicina e Farmácia e plantão de dúvidas. Participaram dessa atividade o Prof. Dr. Wellington Ribeiro e Prof. Esp. Ricardo Brandão. Palestras também estão agendadas para serem ministradas a pedido da Escola Cristã Batista Regular, dias 23 e 24, sobre os cursos de Biomedicina e Fisioterapia, com a participação da Profª Drª Sônia Khouri e Profª MSc. Daniella Galvão Goulart.
A realização de workshops e visitação de escolas ao Campus Urbanova são outras atividades também programadas pelas Faculdades da Univap.

 
 
 

  Começa na Terça-Feira ...

 
 
   

A II Semana da Faculdade de Educação e Artes da Univap este ano tem como tema: Educação, Ética e Compromisso Social.
O evento, aberto à participação pública, busca discutir a formação de educadores éticos, responsáveis e engajados com as realidades e com os problemas sociais.
Profissionais de diferentes áreas do conhecimento estarão reunidos para um debate inter e multidisciplinar, que contribuirá para a construção da escola do futuro.
O evento, que envolve também a realização de um acampamento biológico, deverá abranger diversas atividades, como palestras, mesas-redondas, mostras, exposições e oficinas, que ocorrerão simultaneamente nos Campi Aquarius, em São José dos Campos, e Villa Branca em Jacareí.

Programação e Inscrições: www.univap.br
Telefone: (12) 3923-9090


 
 
 

  VALE TECNOLOGIA 2009
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Feira e Exposição de Produtos e Serviços com Tecnologia Inovadora


 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba realiza, em parceria com a empresa Isonet, de 21 a 23 de outubro, a Vale Tecnologia 2009.
A Vale Tecnologia 2009 está sendo modelada para ser referência, pois acontecerão, simultaneamente, dois grandes eventos em um só local: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Feira e Exposição de Produtos e Serviços com Tecnologia Inovadora.
O município de São José dos Campos, importante polo gerador de tecnologias no País, estará, pois, presente na realização da Vale Tecnologia 2009, a qual será realizada no Pavilhão de Eventos e nos auditórios e salas do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), do Campus Urbanova da Univap.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
II Semana da Faculdade de Educação e Artes

Informações no site: www.univap.br

De 15 a 19 de setembro
Workshop: Eletrotermofototerapia – Uma Nova Abordagem

Direcionado aos alunos dos cursos de: Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Engenharia Biomédica

Local: Ceplade – Campus Urbanova
Realização: Faculdade de Ciências da Saúde
Horário: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Palestrante: Rafael Davini
Apoio: IBRAMED
Informações: 3947-1000 – ramal 2085

17 de setembro
Palestra: O Sol invisível (AIA2009)

Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes
Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

25 de setembro
II Curso Introdutório de Dor Crônica e Aguda do Vale do Paraíba

Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)
Local: Ceplade – Campus Urbanova
Inscrições/Informações: (12) 3947-1086 – Sra. Aída
                                              (12) 8803-8140 – Ana Celi

25 e 26 de setembro
Visita dos alunos da Fundhas ao Campus Urbanova

Recepção: Faculdade de Ciências da Saúde
Horário: das 8h às 12h

29 de setembro
Feira de Profissões – Colégio Roque Passarelli – Caçapava

Faculdade de Ciências da Saúde apresenta seus 9 cursos com plantão de dúvidas
Horário: das 9 às 13h30

2 de outubro
XIII Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica, IX Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação e III Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica Júnior

15 e 16 de outubro
VALE TECNOLOGIA 2009

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Feira e Exposição de Produtos e Serviços com Tecnologia Inovadora
Local: Pavilhão de Eventos e Auditórios do Ceplade – Campus Urbanova
Informações: (12) 3934-1859
www.isonet.com.br

21 a 23 de outubro
Palestra: Aquecimento Global: Mitos e Verdades (AIA2009)

Prof. Dr. Maurício José Alves Bolzan
Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

22 de outubro
2º Simpósio: Cavas de Areia - Problemas e Soluções

Campus Urbanova (São José dos Campos)
Informaçυes em breve no site: www.univap.br

27 a 30 de outubro
Júri Penal Simulado

Campus Villa Branca (Jacareí)

28 de outubro
VI SEBIO – Semana de Biologia

Informações em breve no site: www.univap.br

De 10 a 13 de novembro
Julgamentos Simulados

Campus Centro (SJCampos)
(Períodos: manhã e noite)

De 10 a 17 de novembro
Palestra: Cosmos: o grande oceano à espera da exploração humana (AIA2009)

Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

23 de novembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2009
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
22 de setembro
Grupo Trapiche, apresenta:
Peça Teatral: O Auto da Barca do Inferno

(Espetáculo direcionado para alunos do Ensino Médio)

De: Gil Vicente
Direção: Rubem Espinoza

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Informações: (11) 3463-0119 ou
3932-1183 – 8010-1702
www.grupotrapiche.com.br
E-mail: vaniabastian@hotmail.com
9h30 e 20h
17 de outubro
Espetáculo de Bossa Nova “Vou Te Contar - Uma viagem pela Bossa Nova”

Teatro Univap - Centro
Informações:
(12) 3027-0690 / 9704-2823
email: voutecontar.bossa@gmail.com
20h

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800