53ª Edição - Ano II
De 31 de agosto a 6 de setembro/2009
 

  Especialização em Gestão de Centros Poliesportivos

 
 
   

A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap iniciou, no segundo semestre deste ano, o curso de Especialização em Gestão de Centros Poliesportivos, cujo objetivo é capacitar os profissionais de Educação Física em gerência de centros esportivos e clubes e, ao mesmo tempo, em organização de eventos esportivos e de lazer.
O curso em andamento é resultado de uma parceria entre a Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Universidade, e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer.
As aulas são ministradas no Campus Urbanova da Univap, sempre às segundas-feiras, das 9 às 16h50, incluso os fóruns de debates. Estão matriculados neste curso 137 alunos, todos graduados em Educação Física, sendo 14 deles, supervisores de centros esportivos de São José dos Campos.
O curso ministrado e sob a coordenação geral da Profª MSc. Zenaide Homem de Mello Ceballos, é subdividido em seis módulos, com 24 horas de duração cada um, totalizando 361 horas-aula, em conformidade com as determinações do MEC.
O corpo docente é composto de onze professores com titulação de Mestre ou Doutores, que administram as seguintes disciplinas: Metodologia de Pesquisa e Logística/Fórum; Legislação e Elaboração de Projetos (Uma disciplina de Educação a Distância – Micro e Macroeconomia); Matemática Financeira, Administração Contemporânea - Micro e Macroeconomia (Educação a Distância); Administração de Materiais e Patrimônio e Gestão de Pessoas; Organização e Administração de Eventos Esportivos e Marketing; Seminários e Monografia.

Conheça os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos pela Univap, acesse: www.posgrau.univap.br
Informações: (12) 3947-1233 ou 3949-2292


 
 
 

  Convênio entre a FVE/Univap e a Fundação Cultural de Jacareí
Projeto Pró-Memória


 
 
 
Da esq. p/ dir.: Profª Valéria, Profª Papali, Catarina,
Alberto Capucci, Sônia Regina, Drª Cristina,
Prof. Baptista e o Prof. Teixeira Júnior
Foi assinado, dia 2 de setembro, entre a Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Univap, e a Fundação Cultural de Jacareí José Maria de Abreu, um convênio para realizações de ações conjuntas com objetivo de fomentar a cooperação técnica e de preservação do acervo histórico do município.
Participaram da cerimônia, no Parque Tecnológico da Univap, pela Fundação Cultural de Jacareí: a Presidente, Sônia Regina Ferraz Pereira, o Diretor de Patrimônio, Alberto Capucci Filho e a Historiadora e Pesquisadora, Catarina Ignês Gomes da Silva; pela FVE/Univap: o Reitor, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho, o Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, a Pró-Reitora de Assuntos Jurídicos, Drª Maria Cristina Goulart Pupio, e as responsáveis pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Histórica – Pró-Memória do IP&D, a Profª Drª Maria Aparecida C. Ribeiro Papali e a Profª Drª Valéria Regina Zanetti.
O trabalho que será realizado pela FVE/Univap, por intermédio do Núcleo de Pesquisa, visa identificar e preservar, de forma racional e adequada, todo o acervo histórico das instituições envolvidas, de modo a fortalecer o arquivo público do município e ao mesmo tempo facilitar o acesso às informações históricas, por meio, inclusive, da Internet.
A Fundação Cultural de Jacareí José Maria de Abreu, que é regida pela Lei 3.477, de 29 de dezembro de 1993, com personalidade jurídica de direito público, possui a sua sede e foro no município de Jacareí, interior de São Paulo. Foi criada com a finalidade de estimular, desenvolver, tomar iniciativa de qualquer natureza, fazer acordos, contratos e convênios para a consecução de seus objetivos e ao mesmo tempo desenvolver uma política cultural que promova a defesa do patrimônio histórico, arqueológico, artístico, paisagístico e cultural.

 
 
 

  Missão Cumprida
Projeto Universitário Aeromóvel


 
 

O início das atividades
 
Os alunos e os professores da Univap, Fernanda Cristina Ferreira (FCS) e Vanessa Carvalho Mangialardo (FCSAC), selecionados para participarem do Projeto Universitário Aeromóvel: Estágio de Chefia e Liderança, receberam dia 27 de agosto, em uma cerimônia preparada pelo Exército, o certificado de participação.
O Projeto é uma iniciativa da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército Brasileiro, sediada no município de Caçapava.
Além da Univap, outras três universidades da região foram convidadas, totalizando 120 alunos e 8 professores que participaram durante 36 horas ininterruptas (dias 26 e 27 de agosto) das atividades previstas.
A responsabilidade pela equipe da Univap ficou a cargo, por determinação da Reitoria, do Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, que possui vasta experiência nos trabalhos desenvolvidos nas organizações militares, como é o caso da coordenação, desde 2005, da parceria Univap-Projeto Rodon/Ministério da Defesa.

 
 
 

  Paciente Nefropata
Insuficiência Renal Crônica


 
 

 
As alunas do 3º ano (matutino) do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) assistiram dia 28 de agosto a uma palestra ministrada pela Enfermeira Maria Cristina da Silva Brotero de Assis, do Instituto de Nefrologia do Vale (INEFRO). O tema abordado foi: O Processo do Cuidar do Enfermeiro ao Nefropata. O nefropata é a pessoa portadora de algum tipo de doença nos rins e que necessita de tratamento.
A palestra teve como enfoque a hemodiálise, diálise peritonial e o transplante renal sob a óptica do enfermeiro e faz parte das atividades desenvolvidas na disciplina: Enfermagem na Saúde do Adulto II e Estágio Supervisionado.
As alunas tiveram a oportunidade, na ocasião, de familiarizar-se com as atribuições e responsabilidades que um enfermeiro tem ao cuidar de pacientes nefropatas e de conhecer os dispositivos e equipamentos utilizados no tratamento. Posteriormente, as estudantes, farão uma visita técnica à Unidade da INEFRO, no município de Taubaté.

 
 
 

  Melhor Trabalho do Pibic/2009
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq


 
 
 
A aluna Vanessa e o Prof. Maurício, coordenador
do Pibic da Univap
Foi realizada, dia 26 de agosto, no Auditório do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, a avaliação dos trabalhos apresentados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq.
Fizeram parte da Comissão de Avaliação Externa: o Prof. Dr. Odim Mendes (Inpe), Profª Drª Yasmin Rodarte Carvalho (Unesp – São José dos Campos) e Prof. Dr. José Carlos Beceneri (Inpe).
O melhor trabalho apresentado e escolhido pela comissão é de autoria da aluna Vanessa Messias Dias, do curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU). A pesquisa que ela realizou intitula-se: Caracterização Ótica de Bixina Extraída de Sementes de Urucum e de Colorífico Comercial, sob a orientação da ex-professora da Univap, Profª Drª Viviane Pilla.
O trabalho faz uma análise da definição do processo de extração da bixina, do fruto "in natura" e o entendimento dos processos ópticos envolvidos para, posteriormente, utilizar esses resultados como parâmetros de análise de controle de qualidade em coloríficos industrializados.

 
 
 

  31 Anos na Biblioteca da Univap

 
 

 
A FVE/Univap possui vários funcionários com mais de trinta anos de serviços prestados à Instituição, entre eles, a funcionária Ana Maria de Sousa Félix, contratada em 1º de junho de 1978.
Desde que chegou à Instituição permanece prestando serviços no mesmo local para o qual foi contratada, ou seja, na Biblioteca da Univap.
Neste ambiente ela realiza atendimento ao público, arquiva documentos, devolve às prateleiras os livros emprestados de acordo com a classificação de cada um deles e colabora com outros serviços executados pela chefia.
A equipe do Informativo Diálogo resolveu apurar a motivação da funcionária para permanecer por 31 anos num mesmo local de trabalho, tendo em vista que boa parte das pessoas busca mudanças, sejam elas pessoais ou profissionais.

 
 
 

  Visita Monitorada ao Tribunal Regional do Trabalho

 
 
 
Ao centro, o Desembargador, Dr. Flávio Cooper,
Drª Márcia e Maria Auxiliadora, da Univap
Os alunos da Faculdade de Direito que estão cursando o 8º e 10º períodos (penúltimo e último anos) realizaram, dia 2 de setembro, uma Visita Técnica e Monitorada ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, no município de Campinas.
A visita foi coordenada pela Drª Márcia Duarte Spina e Maria Auxiliadora G. Reis, do Núcleo de Prática Jurídica Prof. Tito Roberto Liberato, da Faculdade de Direito.
Os quarenta estudantes foram recepcionados na Escola da Magistratura, Setor de Imprensa e Segurança e, em seguida, participaram de um coffee break, visitaram a Biblioteca do TRT, assistiram ao vídeo institucional e conheceram as outras dependências do Tribunal.

 
 
 

  Palestra: Redescobrindo o Sistema Solar

 
 
 
Em continuidade às atividades que comemoram o Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), instituído pela União Astronômica Internacional e Unesco, e que celebra os 400 anos das primeiras observações astronômicas realizadas por Galileu Galilei, foi realizada, em 27 de agosto, no período da noite, no Auditório do Campus Aquarius da Univap, a palestra: Redescobrindo o Sistema Solar, ministrada pelo Prof. Dr. Valério Carruba.
A palestra faz parte da programação do Projeto Astronomia na Cidade das Estrelas, da Univap, aprovado pelo CNPq e que realiza na Universidade uma série de atividades, a fim de popularizar o conhecimento científico da astronomia.
Na ocasião, os presentes puderam acompanhar a explanação do Prof. Carruba a respeito dos principais objetos que compõem o Sistema Solar.
Ilustrando com a exibição de imagens e informações precisas, o pesquisador da Univap versou sobre as principais características físicas e dinâmicas dos oito planetas que orbitam ao redor do Sol e seus satélites, bem como os planetas-anões, cometas, asteróides e outras curiosidades.

 
 
 

  Que diferença faz participar do Projeto Rondon?

 
 
 
Muita gente não se dá conta, mas a experiência adquirida durante a vida acadêmica faz uma grande diferença no futuro.
As empresas, atualmente, ao contratarem um profissional preferem aqueles que tenham em seu currículo o registro de participação de atividades voluntárias. Elas têm se tornado importante fator de crescimento, também das Organizações Não Governamentais, componentes do Terceiro Setor.
O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e muitas vezes necessita de especialização e profissionalismo.
Para a Assistente Técnica de Estágio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Vanderléia Ronconi (foto), “as empresas dão preferência aos universitários que tenham experiência com trabalhos voluntários, sendo eles caracterizados como um diferencial entre os demais. O jovem, além de dedicar algumas horas de seu tempo livre para ajudar o próximo, desenvolve suas habilidades comportamentais, atitudinais e de negociação, que muitas vezes envolvem poder de argumentação, quando é necessário arrecadar alimentos e roupas, entre outros. Isso o leva à prática da solidariedade e da conscientização. O jovem adquire crescimento pessoal e humano, contribuindo com a sociedade”.

 
 
 

  II Semana da Faculdade de Educação e Artes

 
 
   

A II Semana da Faculdade de Educação e Artes da Univap este ano tem como tema: Educação, Ética e Compromisso Social.
O evento, aberto à participação pública, busca discutir a formação de educadores éticos, responsáveis e engajados com as realidades e com os problemas sociais.
Profissionais de diferentes áreas do conhecimento estarão reunidos para um debate inter e multidisciplinar, que contribuirá para a construção da escola do futuro.
O evento, que envolve também a realização de um acampamento biológico, deverá abranger diversas atividades, como palestras, mesas-redondas, mostras, exposições e oficinas, que ocorrerão simultaneamente nos Campi Aquarius, em São José dos Campos, e Villa Branca em Jacareí.

Inscrições: http://www.univap.br/semfea/inscricao.php
Telefone: (12) 3923-9090

 
 
 

  VALE TECNOLOGIA 2009
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Feira e Exposição de Produtos e Serviços com Tecnologia Inovadora


 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba realiza, em parceria com a empresa Isonet, de 21 a 23 de outubro, a Vale Tecnologia 2009.
A Vale Tecnologia 2009 está sendo modelada para ser referência, pois acontecerão, simultaneamente, dois grandes eventos em um só local: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Feira e Exposição de Produtos e Serviços com Tecnologia Inovadora.
O município de São José dos Campos, importante polo gerador de tecnologias no País, estará, pois, presente na realização da Vale Tecnologia 2009, a qual será realizada no Pavilhão de Eventos e nos auditórios e salas do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), do Campus Urbanova da Univap.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Olimpíada Brasileira de Matemática
Nível Universitário


Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
Horário: 14 horas
Informações: guga@univap.br
12 de setembro
II Semana da Faculdade de Educação e Artes

Informações no site: www.univap.br

De 15 a 19 de setembro
Palestra: O Sol invisível (AIA2009)

Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes
Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

25 de setembro
II Curso Introdutório de Dor Crônica e Aguda do Vale do Paraíba

Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)
Local: Ceplade – Campus Urbanova
Inscrições/Informações: (12) 3947-1086 – Sra. Aída
                                              (12) 8803-8140 – Ana Celi

25 e 26 de setembro
XIII Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica, IX Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação e III Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica Júnior

15 e 16 de outubro
VALE TECNOLOGIA 2009

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Feira e Exposição de Produtos e Serviços com Tecnologia Inovadora
Local: Pavilhão de Eventos e Auditórios do Ceplade – Campus Urbanova
Informações: (12) 3934-1859
www.isonet.com.br

21 a 23 de outubro
Palestra: Aquecimento Global: Mitos e Verdades (AIA2009)

Prof. Dr. Maurício José Alves Bolzan
Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

22 de outubro
2º Simpósio: Cavas de Areia - Problemas e Soluções

Campus Urbanova (São José dos Campos)
Informaçυes em breve no site: www.univap.br

27 a 30 de outubro
Júri Penal Simulado

Campus Villa Branca (Jacareí)

28 de outubro
VI SEBIO – Semana de Biologia

Informações em breve no site: www.univap.br

De 10 a 13 de novembro
Julgamentos Simulados

Campus Centro (SJCampos)
(Períodos: manhã e noite)

De 10 a 17 de novembro
Palestra: Cosmos: o grande oceano à espera da exploração humana (AIA2009)

Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel
Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

23 de novembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2009
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
10 de setembro
Peça Teatral: Dom Casmurro

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Informações: (11) 3464-3996 / 9814-2985 / 3972-6692
www.ciarealce.com.br
E-mail: marcobuenoator@terra.com.br
10h e 20h
22 de setembro
Grupo Trapiche, apresenta:
Peça Teatral: O Auto da Barca do Inferno

(Espetáculo direcionado para alunos do Ensino Médio)

De: Gil Vicente
Direção: Rubem Espinoza

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Informações: (11) 3463-0119 ou
3932-1183 – 8010-1702
www.grupotrapiche.com.br
E-mail: vaniabastian@hotmail.com
9h30 e 20h
17 de outubro
Espetáculo de Bossa Nova “Vou Te Contar - Uma viagem pela Bossa Nova”

Teatro Univap - Centro
Informações:
(12) 3027-0690 / 9704-2823
email: voutecontar.bossa@gmail.com
20h

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800