45ª Edição - Ano I
De 1 a 7 de junho/2009
 
 

  Semana da FCSAC

 
 
A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), a fim de ampliar o conhecimento dos alunos e interagir com a sociedade, realizou, de 26 a 29 de maio, no Campus Urbanova, a Semana Acadêmica, que desenvolveu o tema: sustentabilidades.
Com uma extensa programação, o evento permitiu maior integração entre os alunos dos diversos Campi da Universidade e ampliou a visão de todos os presentes a respeito do que é sustentabilidade pessoal, empresas, produtos, serviços sustentáveis, tecnologias inovadoras, entre outros.
As atividades envolveram palestras, dinâmicas de grupo, workshops, exposições, mostra de vídeo e outras ações culturais.
 
A Semana foi organizada por alunos, professores e coordenadores dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Jornalismo, Moda, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Secretariado Executivo e Turismo que compõem a Faculdade.

 
 
 
 
 
 

  Visita Pedagógica à Cidade do Livro

 
 
 
 
Os alunos do 8º estágio A, B e C da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho, Campus Centro, acompanhados pelas professoras Maria Isabel, Patrícia e Renata César, realizaram, dia 28 de maio, uma visita pedagógica à Cidade do Livro.
A Cidade do Livro está localizada na Alameda Afonso Schmidt, 877, em Santa Terezinha, São Paulo. Fundada em 1997, a Cidade do Livro é um espaço cenográfico tematizado, no qual milhares de crianças se divertem todos os anos.
O grande diferencial é que esse projeto é altamente educativo e ajuda a formar desde cedo o hábito da leitura.
Nos vários ambientes distribuídos por uma área de
 
dois mil metros quadrados com forte apelo visual, os visitantes aprendem a importância dos livros e abordam temas transversais: saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.

 
 
 
 
 
 

  Semana da Educação Física

 
 
 
A Faculdade de Educação e Artes realizou, de 25 a 29 de maio, a Semana da Educação Física, com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos e de proporcionar a eles a integração com profissionais do esporte.
As atividades tiveram início dia 25 de maio, com a presença do campeão olímpico de voleibol, Marcelo Negrão, que ministrou palestra para as turmas da manhã e noite, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova. Além dele, participaram da programação: o Professor José Edvar Simões, que proferiu uma palestra sobre o gerenciamento esportivo; o Prof. Luiz Flávio, sobre o tema arbitragem; Tae Kwon Do, com Daniel Batista de Melo. Outros temas foram abordados durante a Semana, envolvendo a prática de recreação, atividades para idosos, prática de atendimento, primeiros socorros e acidentes, entre outros.

 
 
 
O campeão olímpico de voleibol, Marcelo Negrão durante a palestra
 
O técnico convidado José Edvar Simões e o Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi, do curso de Educação Física da Univap
   
A palestra: Primeiros Socorros e Acidentes, pelo Tenente Bernanrdes do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos
 
 
 
 
 
 

  Docente do curso de Enfermagem é premiada em Congresso Internacional

 
 
A Profª Ivany com as enfermeiras Penny (americana) e Susan (canadense)
A American Society of Laser Medicine and Surgery (Sociedade Americana de Laser e Cirurgia) premiou a Prof. MSc. Ivany Machado de Carvalho Baptista, docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde Univap, pelo trabalho: Low level laser therapy: an advanced therapy to prevent wound complications after cardiac surgery, apresentado em 3 de abril, durante Congresso realizado em Washington, nos Estados Unidos.
O trabalho desenvolvido pela docente demonstra que a utilização da laserterapia poderá contribuir para reparação tecidual, prevenindo complicações na ferida operatória em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca.
 
 

 
 
 
 

  VI Semana de Geografia

 
 
 
 
 
Os alunos do curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizaram, de 25 a 30 de maio, a VI Semana de Geografia.
O objetivo da Semana é apresentar os trabalhos desenvolvidos, a profissão de geógrafo e ao mesmo tempo realizar a integração entre estudantes do Campus Aquarius, em São José dos Campos.
O evento, que este ano trabalhou a temática: Geografia e suas linguagens: Espaço, Cultura e Socialização, teve início dia 25, com uma exposição de fotos de São José dos Campos e das saídas a campo pelos alunos do curso de Geografia da Universidade.

 
 
 
As três turmas do curso de Geografia e o Prof. Dr. Carlos Nobre (ao centro)
 
Alunos com a diretora da FEA, Profª. MSc. Maria Valdelis Nunes Pereira e o Prof. Dr. Jojhy Sakuragi
 
 

Durante a Semana estiveram presentes ex-alunos do curso e renomados palestrantes, entre eles, o Prof. Dr. Márcio Cataia, do Departamento de Geociências da Unicamp, que ministrou a palestra: Espaço Geográfico e Resistência: Os novos usos do território da América Latina; e o Prof. Dr. Carlos Afonso Nobre (Inpe), sobre: Mudanças Climáticas.
A programação envolveu a realização de mesas-redondas, exposição, palestras e oficinas.
Os alunos do curso de Geografia, na sexta-feira, prestaram uma homenagem ao coordenador do curso, Prof. MSc. Gilson dos Anjos Ribeiro, com a presença de estudantes de outros cursos da Faculdade e da Banda de Música Instrumental Blue Note.
 
 

 
 
 
 
 

  Professor da Univap ministra palestra no Japão

 
 
O Prof. Dr. Cássio Leandro Barbosa, do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, e coordenador do curso de Física da Univap, participou do “Primeiro Encontro Científico dos Observatórios Gemini e Subaru” ocorrido em Kyoto, Japão, entre os dias 18 e 22 de maio.
O Encontro celebrou o convênio recentemente assinado entre dois dos melhores Observatórios do mundo.
 
O Observatório Subaru (Plêiades em japonês) conta com um telescópio de 8 metros de diâmetro instalado no Havaí. O Observatório Gemini é fruto de um consórcio internacional envolvendo Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Brasil, Argentina e Chile, e possui um telescópio de 8 metros instalado também no Havaí e outro idêntico, no Chile (daí seu nome).
Dentre os membros do consórcio que administram o Observatório Gemini, o professor da Univap foi convidado para ministrar uma palestra em nome de todos os países sócios, revisando as últimas descobertas e os avanços nas teorias de formação de estrelas proporcionados pelas observações com o Gemini.
Para o Prof. Cássio Leandro, esse convite foi uma honra muito grande e representou imensa responsabilidade falar em nome dos sete países envolvidos.
De acordo com ele, a escolha de seu nome reflete a excelência das pesquisas realizadas e dos pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia da Universidade. “A Univap marcou presença destacada e com certeza está entre as mais importantes instituições de ensino e pesquisa do Brasil que participaram deste Primeiro Encontro”, enfatiza.

 
 
 
 

  Univap sediará o 11º Congresso Paulista de Saúde Pública

 
 
 
 
A Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) realiza, de 22 a 26 de agosto, no Campus Urbanova, com apoio da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, mais uma edição de seu Encontro, organizado em parceria com inúmeros colaboradores, profissionais de saúde pública de diversas inserções e de diferentes instituições: o 11º Congresso Paulista de Saúde Pública.
Uma característica dos congressos realizados pela APSP é a promoção de um encontro regional antecedendo o congresso propriamente dito. Esses encontros possibilitam a discussão do tema do congresso a partir da ótica regional, e um preparo, tanto intelectual como operacional, ao evento maior que ocorrerá em seguida.
O Encontro Regional deste ano será realizado em Taubaté, dia 31 de julho, na Unitau.
Há duas décadas, como entidade associada aos clamores por uma nova ordem social brasileira, a APSP pautou a construção das temáticas da saúde pública na defesa da democracia e de um Estado de direitos sociais.
Transcorridos vinte anos da promulgação da Constituição Cidadã e da criação do SUS, às
 
análises dos avanços, dos limites e das contradições deles decorrentes agregamos, neste décimo primeiro congresso, a temática das crises.
A organização do programa reflete uma cuidadosa e vasta ausculta entre trabalhadores, professores e pesquisadores da saúde pública, na busca de extrair as singularidades do nosso Estado emolduradas pelo contexto das questões nacionais e internacionais. A APSP pretende que esse Congresso se torne um evento histórico, e para isso convidou renomados profissionais reconhecidos nacionalmente na saúde pública e de diferentes áreas de conhecimento, o que permitirá um marco na identificação e delineamento de propostas que possam contribuir para a reflexão e para um possível avanço da Saúde Pública.
Informações detalhadas sobre o Congresso, na Secretaria Executiva, localizada na Avenida Dr. João Batista Soares de Queiroz Jr., 1.120 – sala 1 - Jardim das Indústrias - São José dos Campos – SP - Cep: 12240-000 - Telefone: (12) 3019-5829 ou pelo site: www.congressoapsp.com.br

 
 
 
 

  Processo Seletivo 2009 Provas Agendadas
Nova Etapa


 
 
 

A Univap, numa nova etapa do Processo Seletivo, abre as inscrições para provas agendadas. As vagas disponibilizadas são para os cursos superiores de Tecnologia em Gastronomia e Gestão Ambiental e mais 34 cursos de graduação.
O interessado deverá fazer a sua inscrição pelo site da Univap: www.univap.br e em seguida agendar a prova pelo telefone constante no próprio protocolo.

Informações pelos telefones:
Para cursos em São José dos Campos e Jacareí: 0800-10-0079
Para o curso de Campos do Jordão: (12) 3668-9238
 
 
 
 
 

  Curso de Popularização da Astronomia

 
 
 
 
 
Como parte das atividades do Projeto Astronomia na Cidade das Estrelas, da Universidade, aprovado pelo CNPq, o Curso de Popularização da Astronomia, foi realizado entre os dias 25 e 29 de maio, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.
Participaram aproximadamente 30 pessoas, entre estudantes, professores e outros interessados.
Esse curso faz parte da programação da Univap, junto às comemorações que celebram o Ano Internacional da Astronomia.
Utilizando uma linguagem acessível e várias imagens, os pesquisadores da Univap forneceram ao público informações relevantes sobre as diversas áreas ligadas à Astronomia, cujo objetivo principal é popularizar o conhecimento.

 
 
     
 

Entre os temas abordados e que ocorrem no cotidiano, os palestrantes deram enfoque às estações do ano, fases da lua, eclipses e marés, instrumentação e observação astronômica, sistema solar, estrelas, evolução estelar, galáxias, cosmologia e exoplanetas.
De acordo com o grupo organizador das atividades na Univap, já estão abertas as inscrições para a nova turma do curso que será realizado entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, no Campus Aquarius, em São José dos Campos.

Informações detalhadas no site: www.univap.br/astronomia2009
 
 

 
 
 
 
 

  Exposições Internas

 
 

A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas nos seguintes locais e permanecerão até 13 de junho de 2009.

Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.
 

Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Caricaturas
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Museu do Vaticano
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 6
Automóveis Pré-Guerra e Os divertidos carros Pós-Guerra
Faculdades de: Educação e Artes e Ciências da Saúde (FEA/FCS)
Bloco 9
As melhores fotos segundo a
Revista Time
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Veneza
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Arte Italiana e Aquarelas de
Marcel Reynaert
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 12
Carros de Museu - Oldtimes 1900/1930

 
 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Encontro Intergeracional 2009

Faculdade da 3ª Idade e Alunos do Ensino Médio do Colégio Poliedro
Informações: (12) 3928-9850

8 de junho
Encontro de Docentes da FCSAC em Campos do Jordão

Informações: 3947-1002

11 a 13 de junho
Projeto de Integração Direito e Sociedade I - Artigos de Iniciação Científica

Prédio da Faculdade de Direito – Campus Centro

22 e 23 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde

Bloco 7 – Campus Urbanova
Informações: 3947-1087

24 de junho
Palestra: Big Bang: a origem do Universo (AIA2009)

Prof. Dr. Paulo Afrânio Augusto Lopes
Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

26 de junho
Semana Jurídica – Campus Centro (SJCampos)

Informações: (12) 3928-9832 – 3928-9833

De 17 a 21 de agosto
XI Congresso Estadual de Saúde Pública

Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova
Informações: (12) 3947-1015
www.congressoapsp.com.br

De 22 a 26 de agosto
Palestra: Redescobrindo o Sistema Solar (AIA2009)

Prof. Dr. Valério Carruba
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

27 de agosto
Minicurso (Gratuito): Popularização da Astronomia (AIA2009)

Local: Campus Aquarius Imediações do Carrefour
A partir das 19 horas Vagas limitadas
Obs.: 2 noites de observação do céu
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

De 31 de agosto a 4 de setembro
Palestra: O Sol invisível (AIA2009)

Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

25 de setembro
XIII Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação

15 e 16 de outubro
Palestra: Aquecimento Global: Mitos e Verdades (AIA2009)

Prof. Dr. Maurício José Alves Bolzan
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

22 de outubro
Júri Penal Simulado

Campus Villa Branca (Jacareí)

28 de outubro
Júri Penal Simulado

Campus Centro (SJCampos)

11 de novembro
Julgamentos Simulados

Campus Centro (SJCampos)
(Períodos: manhã e noite)

De 9 a 18 de novembro
Palestra: Cosmos: o grande oceano à espera da exploração humana (AIA2009)

Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

23 de novembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2009
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
8 de agosto
Mega-show: Cláudia Leite

Os ingressos adquiridos para 9 de maio são válidos para 8 de agosto, tendo em vista a transferência do show

Patrocínio: Petrobras e Autoposto Shoppingvale
Informações: (12) 3911-7776 - 3939-6655
E-mail: rp@mkreventos.com.br

Campus Urbanova
A definir
17 de outubro
Espetáculo de Bossa Nova “Vou Te Contar - Uma viagem pela Bossa Nova”

Teatro Univap - Centro
Informações:
(12) 3027-0690 / 9704-2823
email: voutecontar.bossa@gmail.com
20h

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800

Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911
Urbanova - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3947-1000