40ª Edição - Ano I
De 27 de abril a 3 de maio/2009
 
 

  Ampliação e Consolidação da Cidadania
Curso de Serviço Social – 40 Anos


 
 
Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, o Asssessor do Projeto Social Vale a Pena Viver, Sr. Ahed Said Amim, o Reitor da Univap e anfitrião do evento, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho, o Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Prof. Dr. Patrus Ananias, a Pró-Reitora de Avaliação, Profª Drª Elizabeth Moraes Liberato e a Pró-Reitora de Projetos e Ação Social, Maria Helena Rios Ribeiro, no coquetel de recepção
Num ambiente descontraído e de muita alegria, foi realizada, na noite de 29 de abril, a sessão solene comemorativa ao 40º aniversário de instalação do curso de Serviço Social e comemoração ao Dia do Assistente Social, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, em São José dos Campos.
Fizeram parte da composição da mesa, o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino e Reitor da Universidade, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho; o Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Prof. Dr. Patrus Ananias; o Prefeito Municipal de São José dos Campos, Eng. Eduardo Pedrosa Cury; o Presidente da Câmara Municipal, Sr. Alexandre José da Cunha; o Deputado Estadual, Carlinhos de Almeida; o Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior; o Presidente do Banco do Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais, Dr. Paulo Paiva; a Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa; o Diretor da Faculdade
de Direito, Prof. MSc. Luiz Carlos Andrade de Aquino; e o idealizador e coordenador do curso de Serviço Social da Universidade, Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva.

 
 
 
 
 

  Concessão de bolsas de estudo na Univap

 
 
 
 
A Univap oferece bolsas de estudo aos alunos por intermédio de vários programas, entre eles, o ProUni, a Escola da Família, São José Universitária e FVE/Univap.
Para receber o benefício o aluno deve apresentar a documentação necessária de acordo com o estabelecido pelos programas oferecidos na Universidade.
As análises dos pedidos são realizadas pelas Comissões Permanentes de Seleção e Acompanhamento de Bolsas de Estudo da Universidade. A FVE/Univap também aderiu ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que este ano estendeu por duas vezes consecutivas os prazos para inscrição.
A Pró-Reitoria de Projetos e Ação Social, setor responsável pelo processo de avaliação pelas
A Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento de Bolsas de Estudo relativas à Educação Superior – Graduação da Univap, dia 17 de abril, no Ceplade, Campus Urbanova
 
comissões, atendeu, até o final do mês de abril, 1.747 alunos, contemplados com bolsas de estudo nas diversas modalidades.
Os recursos investidos nesta área social são oriundos do valor destinado à filantropia e por meio de contrapartidas das parcerias estabelecidas, entre elas, a Prefeitura de São José dos Campos.

Informações detalhadas sobre os programas: www.univap.br – Link: responsabilidade social

 
 
 
 

  Projeto Rondon – Operações de julho

 
 
O aluno Fabiano do curso de Jornalismo fala sobre a temática: Horta Escolar e Cooperativas, no município de Curuá (PA)
A Univap participará, no mês de julho, com duas equipes e dois professores, das ações do Projeto Rondon vinculado ao Ministério da Defesa. Uma equipe atuará novamente no município de Curuá (PA), por intermédio de ações específicas e as novas problemáticas detectadas pela equipe que atuou em janeiro deste ano; a outra irá, pela primeira vez, ao município Cerro Branco (RS).
Cabe ao Ministério da Defesa (Aeronáutica, Exército, Marinha) todo o apoio logístico quanto ao transporte às longas distâncias e às prefeituras dos municípios, o alojamento, alimentação e transporte das equipes nas comunidades.
Os universitários participantes recebem, por parte do governo federal, seguro saúde, de vida, além de um kit rondonista contendo mochila,camisetas,
 
bloco e caneta. As equipes que atuam no Projeto Rondon são voluntárias e atuam numa atividade de extensão universitária que ocorre, geralmente, nos períodos das férias acadêmicas, ou seja, nos meses de julho e janeiro. A Univap participa como parceira do Projeto Rondon desde a sua reativação, solicitação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 2005.  
 
 
 
 

  VI Semana de Geografia

 
 
 
 
A Faculdade de Educação e Artes (FEA) realiza de 27 a 29 de maio, a VI Semana de Geografia que este ano terá como tema principal: Geografia e suas linguagens: Espaço, Cultura e Socialização.
O objetivo da Semana é apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, a profissão de geógrafo e ao mesmo tempo integrar estudantes de todos os cursos da FEA.
A programação do evento está sendo elaborada pelos alunos organizadores e será realizada no Campus Aquarius, em São José dos Campos, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.
O curso de Geografia estuda as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, território, a partir da paisagem.
Alunos do curso em aula no Campus Aquarius, em São José dos Campos
 
Em particular, a criação do Curso de Geografia da Univap (Licenciatura/ Bacharelado) na região do Vale do Paraíba tem entre seus objetivos, atender aqueles que almejam a formação de professores (Licenciatura) para as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e (Bacharel) para desenvolver atividades junto às instituições privadas e públicas, na pesquisa, estudos ambientais, planejamento, geoprocessamento e outras.

 
 
 
 

  Cem Anos de Carmem Miranda: a pequena notável

 
 
 
 
O curso de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap realiza, dentro da Semana da FCSAC que acontece de 26 a 29 de maio, o desfile anual de moda.
Este ano o tema do desfile será com enfoque em uma das mais importantes protagonistas do cinema brasileiro, a cantora, atriz e dançarina Carmem Miranda.
O desfile, que desenvolverá a temática: Cem Anos de Carmem Miranda: a pequena notável, será dividido em duas partes: - a primeira, comercial, em que os modelos são focados para o consumidor final, cujo apelo estético não é extravagante; e a segunda, os modelos conceituais têm mais um apelo “over”, em que as particularidades são exploradas com maior ênfase.
Desfile realizado pelas alunas do curso de Moda em 2008
 
As alunas do curso são as responsáveis pela elaboração de toda a organização do evento de forma integral e ativa, priorizando atividades práticas e vivências do cotidiano.
O desfile de moda da Univap que acontece dia 26 de maio será realizado no Pavilhão de Eventos do Campus Urbanova, a partir das 20 horas, com entrada gratuita.

Informações pelo telefone: (12) 3947-1083 ou E-mail: rosepimenta@univap.br - Com a Profª Rosely Marcondes Pimenta – Coordenadora do Curso

 
 
 
 

  Faculdade da 3ª Idade de Campos do Jordão
10 anos


 
 
 
 
A coordenadoria geral da Faculdade da 3ª Idade, um dos programas do Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap, celebrou, no último dia 23 de abril, o 10º aniversário de implantação e de funcionamento da Unidade de Campos do Jordão.
A Faculdade da 3ª Idade da FVE/Univap foi criada em 1991, e há 18 anos oferece também, nos municípios de São José dos Campos e Caçapava, cursos de atualização.
As aulas em Campos do Jordão são ministradas nas instalações do Campus Platanus, onde funciona o curso de Administração, o primeiro de uma série de cursos superiores que serão
 
ofertados nos próximos anos no município, a fim de atender à população.
A Faculdade da 3ª Idade em Campos do Jordão, sob a orientação pedagógica das Profªs Mariângela Faggionato dos Santos e Lucimara Reusing, possui atualmente 52 alunos, entre 50 e 90 anos.


A FVE/Univap parabeniza os alunos, professores, coordenadores e a comunidade jordanense, pelos 10 anos da Faculdade da 3ª Idade.

 
 
 
 

  7º Congresso Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista

 
 
 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promove, de 19 a 21 de maio, o 7º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, sob o tema: Saúde x Violência x Qualidade de Vida.
O evento permitirá que especialistas e profissionais das diversas áreas do conhecimento se encontrem para discutir os assuntos pertinentes a essas questões e as medidas preventivas que poderão ser adotadas na região, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas submetidas a situações de violência.
Estudos realizados e as evidências científicas demonstram que a manutenção da saúde é fundamental para uma melhor qualidade de vida e que aliado a isso, o aspecto da violência física ou
 
psicológica deve ser tratado de forma inter, trans e multiprofissionalmente, tendo em vista a complexidade e a magnitude da situação em si.
Paralelo ao Congresso haverá exposição de trabalhos científicos e várias atividades serão realizadas a fim de propagar as informações quanto à prevenção de doenças.
A programação do Congresso poderá ser averiguada no site: www.univap.br ou pelo telefone (12) 3947-1015.

 
 
 
 

  Univap sediará o Encontro Virtual Educa Brasil

 
 
 
 
A Univap sediará, dias 21 e 22 de maio, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o VI Encontro Virtual Educa Brasil.
Os Encontros “Virtual Educa Brasil” inicialmente foram criados como uma maneira de selecionar trabalhos para serem apresentados nos Encontros Internacionais Virtual Educa, mas tem ganho cada vez mais a importância como espaço privilegiado para o intercâmbio de projetos nas áreas governamental, empresarial, educacional e da sociedade civil organizada, no que concerne ao uso das tecnologias para a promoção do desenvolvimento humano.
 
Como nas edições anteriores, os melhores trabalhados serão convidados para apresentação no Encontro Internacional Virtual Educa 2009, que será realizado na Argentina, na cidade de Buenos Aires.
Inscrições de trabalhos e a programação completa do evento estão disponíveis no site: www.virtualeduca.org.br

 
 
 
 

  Cursos Técnicos Profissionalizantes Gratuitos

 
 
A Univap, em parceria com o Lions Clube Centro, Lions Internacional e a Diocese de São José dos Campos, oferecem cursos técnicos profissionalizantes de curta duração nas áreas de Informática/Computação, Eletricidade Básica, Eletricidade Residencial e Eletrônica Básica.
O curso de Informática/Computação será oferecido por intermédio das Unidades Móveis, nos bairros de São José dos Campos: Campo dos Alemães (225 Vagas) e Jardim Satélite (306 vagas).
Já os cursos de Eletricidade Básica (60 vagas), Eletricidade Residencial (24 vagas) e Eletrônica Básica (60 vagas) serão oferecidos na sede do Lions Clube Centro, que está localizado na Avenida
Eng. Francisco José Longo, 526, em São José dos Campos.
Os interessados poderão fazer sua inscrição nos endereços abaixo relacionados, a partir do dia 24 de abril.
Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Universidade e seus parceiros fazem parte do Projeto Social Vale a Pena Viver, que agrega uma série de programas que visam à promoção humana e à qualificação da mão-de-obra de pessoas carentes de recursos financeiros.

» Curso: Informática/Computação - Unidades Móveis

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
R. Angelo B. Pintus, 320 - Campo dos Alemães – Telefone: (12) 3018-2499
(225 vagas)

Paróquia do Espírito Santo
Av. Cassiopéia, 461 - Jardim Satélite - Telefone: (12) 3931-2959
(306 vagas)


» Cursos: Eletricidade Básica (60 vagas); Eletricidade Residencial (24 vagas) e Eletrônica Básica (60 vagas) - Sede do Lions

Av. Francisco José Longo, 526 - Centro – São José dos Campos
Sede do Lions Centro - Univap/Lions - Telefone: (12) 3921-3408
 
 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Exibição na TV Cultura de documentários produzidos na Univap

Documentário: Mercado Municipal São José
Exibição: reprise dia 4, 1 hora (da manhã)
Informações: (12) 3947-1012

4 de maio
Semana Jurídica

Campus Villa Branca (Jacareí)
Informações: (12) 3958-4000

De 5 a 7 de maio
Palestra: Exoplanetas: mundos distantes (AIA2009)

Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

De 5 de maio
Revisão de matéria preparatória para o Exame da OAB 138

Parceria: Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG) e Faculdade de Direito
Para alunos e ex-alunos do curso de Direito da Univap
Local da Revisão: Faculdade de Direito – Campus Centro
Horário: das 9 às 20 horas
Inscrições: LFG – Praça Presidente Kennedy, 192 - Centro
São José dos Campos – SP
lfgsjc@uol.com.brwww.lfg.com.br
Informações: (12) 3204-8264

15 de maio
Exibição na TV Cultura de documentários produzidos na Univap

Documentário: Folclore
Exibição: 9 horas, com reprise dia 18, 1 hora (da manhã)
Informações: (12) 3947-1012

16 e 18 de maio
VII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista

Tema: Saúde x Violência na Qualidade de Vida
IX Semana da Saúde (Atividade de atendimento à comunidade)
Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova
Informações: (12) 3947-1015
www.univap.br/qualivitae

De 19 a 21 de maio
Virtual Educa Brasil

Informações: www.virtualeduca.org.br

21 e 22 de maio
Exibição na TV Cultura de documentários produzidos na Univap

Documentário: Linha Turística
Exibição: 9 horas, com reprise dia 25, 1 hora (da manhã)
Informações: (12) 3947-1012

23 e 25 de maio
Minicurso (Gratuito): Popularização da Astronomia (AIA2009)

Local: Campus Urbanova (Auditório do IP&D)
A partir das 19 horas Vagas limitadas
Obs.: 2 noites de observação do céu
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

De 25 a 29 de maio
Desfile Anual do Curso de Moda
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação


100 Anos de Carmem Miranda: a Pequena Notável
Local: Pavilhão de Eventos – Campus Urbanova
Horário: 20 horas
Evento gratuito e a aberto ao público
Informações: (12) 3947-1083
E-mail: rosepimenta@univap.br

26 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Informações: 3947-1002

De 26 a 29 de maio
Exibição na TV Cultura de documentários produzidos na Univap

Documentário: Artistas de Rua
Exibição: 9 horas, com reprise dia 1º de junho, 1 hora (da manhã)
Informações: (12) 3947-1012

30 de maio e 1º de junho
Palestra: Galáxias: pequenas ilhas no Universo (AIA2009)

Prof. Dr. Irapuan Rodrigues Filho
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

2 de junho
Encontro de Docentes da FCSAC em Campos do Jordão

Informações: 3947-1002

11 a 13 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde

Bloco 7 – Campus Urbanova
Informações: 3947-1087

24 de junho
Palestra: Big Bang: a origem do Universo (AIA2009)

Prof. Dr. Paulo Afrânio Augusto Lopes
Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

26 de junho
Semana Jurídica – Campus Centro (SJCampos)

Informações: (12) 3928-9832 – 3928-9833

De 17 a 21 de agosto
XI Congresso Estadual de Saúde Pública

Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova
Informações: (12) 3947-1015

De 23 a 26 de agosto
Palestra: Redescobrindo o Sistema Solar (AIA2009)

Prof. Dr. Valério Carruba
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

27 de agosto
Minicurso (Gratuito): Popularização da Astronomia (AIA2009)

Local: Campus Aquarius Imediações do Carrefour
A partir das 19 horas Vagas limitadas
Obs.: 2 noites de observação do céu
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

De 31 de agosto a 4 de setembro
Palestra: O Sol invisível (AIA2009)

Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

25 de setembro
XIII Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação

15 e 16 de outubro
Palestra: Aquecimento Global: Mitos e Verdades (AIA2009)

Prof. Dr. Maurício José Alves Bolzan
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

22 de outubro
Júri Penal Simulado

Campus Villa Branca (Jacareí)

28 de outubro
Júri Penal Simulado

Campus Centro (SJCampos)

11 de novembro
Julgamentos Simulados

Campus Centro (SJCampos)
(Períodos: manhã e noite)

De 9 a 18 de novembro
Palestra: Cosmos: o grande oceano à espera da exploração humana (AIA2009)

Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

23 de novembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2009
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
8 e 9 de maio

Teatro Univap
21h
9 de maio
Mega-show: Cláudia Leite

Patrocínio: Petrobras e Autoposto Shoppingvale
Camarote e Área Vip
Ingressos antecipados com desconto à venda na loja oficial do show no Shopping Colinas, a partir de 1º de abril/2009
Informações: (12) 3911-7776

Campus Urbanova
A definir
14 de maio
Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba

Regente: Rogério Santos
Solista: Álvaro Henrique (Violão)
(Gratuito)

Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30
6 de junho
Espetáculo de Bossa Nova “Vou Te Contar”

Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30
17 de outubro
Espetáculo de Bossa Nova “Vou Te Contar”

Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800

Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova
São José dos Campos - SP