De 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro/2009
 
 

 
 
   
 
 

  Comemorações do Ano Internacional da Astronomia

 
 
A Univap participa das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em conjunto com a União Astronômica Internacional (UAI), que declarou o ano de 2009 o Ano Internacional de Astronomia (AIA2009). O evento celebra os 400 anos da utilização de um telescópio para observações astronômicas por Galileu Galilei, que revolucionou a história da ciência e que desencadeou uma série de importantes descobertas astronômicas.
O projeto "Astronomia na Cidade das Estrelas" apresentado por pesquisadores da Univap e aprovado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) faz parte
 
da programação oficial do AIA2009 no Brasil e tem por objetivo promover divulgação mais ampla e acessível da Astronomia e das ciências correlatas.

 
 
 

  Concessão de Bolsas de Estudos
Parceria entre a FVE/Univap e a Prefeitura


 
 
A fim de dar oportunidade aos estudantes de São José dos Campos sem condições econômicas e com bom desempenho acadêmico, a Prefeitura do município, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, firmou parceria com a Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Univap, para a concessão de 225 bolsas de estudos integrais para o ensino superior, dentro do programa São José Universitária, no qual a Prefeitura se responsabiliza pelos 50% dos custeios e a FVE/Univap os outros 50%.
As bolsas de estudos são específicas para os cursos de: Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia
 
 
Aeronáutica e Espaço, Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica/Eletrônica, Engenharia Química, Fisioterapia, Licenciatura em Matemática e Nutrição.
As inscrições serão aceitas no período de 23 de janeiro a 8 de fevereiro, por intermédio do adequado preenchimento do formulário eletrônico disponível na página da Univap (www.univap.br), onde constam as informações detalhadas das exigências para participar do programa.

 
 
 

  Pesquisadora do IP&D participa de comissão internacional

 
 
A convite do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Universidade livre de Bruxelas, a pesquisadora Profª Drª Luciana Pompéia participará do comissionamento do espectrógrafo de alta resolução HERMES (High Efficiency and Resolution Mercator Echelle Spectrograph), instalado no Telescópio Mercator em La Palma (Ilhas Canárias).
O comissionamento de um instrumento é a fase em que são feitas as calibrações e testes no equipamento para que ele funcione com perfeição. O trabalho será desenvolvido tanto em Bruxelas como em La Palma, dependendo da época.
A pesquisadora convidada faz parte da equipe do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap e
 
 
permanecerá nas Ilhas Canárias durante um ano.
A parceria com a Universidade livre de Bruxelas, além de fornecer dados para a equipe de Astronomia da Universidade, abrirá novas oportunidades aos alunos da Pós-Graduação.

 
 
 

  Projeto de Educação Ambiental
Preservação da Fauna Uma Ação Educativa


 
 
Visita de alunos e professores da Escola Estadual Dorival Monteiro ao Campus Urbanova, em setembro de 2008
A pesquisa e a proteção de espécies da fauna e da flora, além de imprescindíveis, podem auxiliar na preservação do meio ambiente por intermédio de ações educativas.
O Borboletário da Univap é um laboratório a céu aberto localizado no Centro de Estudos da Natureza no Campus Urbanova, em São José dos Campos, que recebe visitas de alunos de escolas públicas, particulares e da comunidade em geral.
As visitas que em geral têm uma hora de duração são agendadas com antecedência e monitoradas por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes.
As alunas que participam do projeto como monitoras acompanham as visitas e procuram separar grupos por faixa etária para que a linguagem utilizada na comunicação seja específica
 
 
a cada grupo.
No decorrer da visita explicam a referência ao ciclo de vida das Borboletas, a postura dos ovos, o nascimento das lagartas, a formação das crisálidas, a grande importância das borboletas e mariposas no meio ambiente, as diferenças entre elas, sua diversidade de cores, formas e as espécies que habitam no Campus Urbanova.
 
 
 
 
 

  Alunos do Colégio Técnico Villa Branca
Finalistas da Febrace


 
 
 
 
Os alunos do curso de Química do Colégio Técnico Villa Branca, em Jacareí, Carlos Cezar Mascarenhas Filho, autor do projeto: "A Eficácia da Compostagem Doméstica na Redução de Resíduos Orgânicos e na Produção do Adubo Orgânico" e Amanda de Souza Querubina, autora do projeto: "Obtenção de Etanol a Partir da Cana-de-Açúcar e da Beterraba", tiveram seus projetos analisados, selecionados e escolhidos como finalistas para serem apresentados na 7ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2009 - (Febrace), que será realizada de 17 a 21 de março, na Universidade de São Paulo (USP).
Dentre os mais de mil projetos submetidos à análise, foram selecionados 282 finalistas de todo o Brasil, representantes dos 26 Estados e do Distrito Federal.
Vista parcial do Laboratório de Química do Colégio Técnico Villa Branca
 
 
Estiveram envolvidos na avaliação dos projetos mais de cem professores epesquisadores que atuam nas diversas áreas de ciências e engenharia na USP e em universidades parceiras.
A Febrace é uma feira anual para estudantes do último ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio e Técnico. Todas as Escolas (públicas e particulares) do Brasil podem participar. Os melhores trabalhos são classificados por áreas: Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Humanas e Sociais) ou da Engenharia e suas aplicações.
A porcentagem de projetos finalistas de 2009 por categoria deu-se da seguinte forma: Ciências Agrárias: 11,03%, Ciências Biológicas: 16,35%, Ciências Exatas e da Terra: 18,25%, Ciências da Saúde: 6,85%, Ciências Humanas: 13,68%, Ciências Sociais Aplicadas: 8,36%, Engenharia: 25,48%. A Feira de 2009 é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP.
A relação dos projetos finalistas e a agenda com a programação completa da Febrace pode ser conferida no site da feira: www.lsi.usp.br/febrace.

 
 
 
 

  Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial

 
 
Com objetivo de oferecer oportunidade de aperfeiçoamento e especialização de recursos humanos em determinados setores da administração, a Univap oferece o curso de Gestão Empresarial, que visa também qualificar pessoas para o magistério superior.
O início do curso está previsto para março, mas a reserva de vaga pode ser feita pelo site: www.posgrau.univap.br ou pelo telefone (12) 3947-1232.
A Universidade também oferece 20% de desconto para seus ex-alunos, e pacotes especiais para empresas interessadas em fechar turmas.
O curso é direcionado aos graduados em nível superior em Economia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Engenharias e
 
 
outros similares, bem como outros graduados em nível superior, estando eles sujeitos a entrevista para aprovação.
As aulas, com turmas de 30 alunos cada, são realizadas duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras ou nas terças e quintas-feiras, sempre no horário das 18h30 às 22 horas, num total de 448 horas/aula.

 
 
 

  Lançamento das Antologias de Contos e Poesias 2007

 
 
A Univap realizou, dia 18 de dezembro, o lançamento das Antologias de Contos e Poesias, edição 2007.
Todos os participantes já receberam em seus respectivos endereços os exemplares das Antologias em que foram publicados seus textos.
Como nos anos anteriores, a ilustração da capa da Antologia de Contos foi a melhor fotografia escolhida pela Comissão Julgadora do Concurso de Fotografias. O vencedor foi Luiz ângelo Berni, com a foto intitulada: Ausente.
Luiz Ângelo é fotógrafo amador desde 1997 e gosta de temas voltados para a macrofotografia e fotos noturnas. Natural de Campinas, atualmente reside em São José dos Campos e faz parte do Fotoclube
 
 
Câmera e Luz Joseense.

 
 
 

  Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado na Univap

 
 
Palestra realizada em agosto do ano passado com o pesquisador K. R. Subramanian, do Indian Institute of Astrophysics, Bangalore/India, aos alunos da Pós-Graduação em Física e Astronomia no IP&D
A Univap recebe, até o próximo dia 14 de fevereiro, as inscrições para os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
Os cursos oferecidos nas áreas de Engenharia Biomédica, Física e Astronomia, Planejamento Urbano e Regional e Bioengenharia estão em conformidade com o Edital nº 2 de 2008, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap (IP&D), publicado na Internet, e devidamente credenciados e avaliados pela Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação).
Na última avaliação realizada pela Capes, os cursos obtiveram os seguintes conceitos: Engenharia Biomédica: Mestrado e Doutorado - conceito 5; Física e Astronomia: Mestrado e Doutorado - conceito 4; Planejamento Urbano e Regional: mestrado - conceito 4 e Bioengenharia: Mestrado - conceito 4.
 
 
A Avaliação da Pós-Graduação é realizada pelo acompanhamento anual e avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de 1 a 5 (apenas Mestrado) ou 7 (Mestrado e Doutorado) fundamentam a deliberação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) sobre quais cursos obterão a renovação de "reconhecimento", a vigorar no triênio subsequente.
De acordo com a diretora do IP&D, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, os candidatos poderão ainda obter bolsa de estudos pela Capes/MEC.

Informações: (12) 3947-1129 ou pelo site: www.ipd.univap.br/prog_mestrado.php

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Projeto Rondon – Operação Centro-Norte – Região do Pará – Município de Curuá
De 23 de janeiro a 7 de fevereiro
Início das Aulas (Exceto no Campus Platanus, em Campos do Jordão)
2 de fevereiro
Integra-Saúde: Trote Solidário: Doação de Alimentos e/ou Livros Usados – Faculdade de Ciências da Saúde
De 2 a 6 de fevereiro
Semana de Integração – Faculdade de Direito
Campus Centro (SJCampos) e Campus Villa Branca (Jacareí)
Informações: (12) 3928-9832 – 3928-9833
De 2 a 7 de fevereiro
Palestra de abertura das atividades do Ano Internacional de Astronomia (AIA2009) na Univap
Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
9 de fevereiro
Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2009
Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)
Informações: (12) 3947-1129
Até 14 de fevereiro
Palestra: Via Láctea: nossa cidade de estrelas (AIA2009)
Profª Drª Luciana Pompéia Cavalcanti
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
4 de março
Palestra: Observando o Céu (AIA2009)
Prof. Dr. Alexandre Soares de Oliveira
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
2 de abril
Semana Jurídica - Campus Villa Branca (Jacareí)
Informações: (12) 3958-4000 
De 5 a 7 de maio
Palestra: Exoplanetas: mundos distantes (AIA2009)
Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
De 5 de maio
II Semana da Faculdade de Educação e Artes (SEMFEA)
Informações: (12) 3923-9090
De 11 a 15 de maio
Aniversário de 40 Anos do Curso de Serviço Social
Faculdade de Ciências da Saúde
15 de maio
I Feira de Integração da Saúde no Vale do Paraíba (FISVAP) IX Semana da Saúde e VII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista Faculdade de Ciências da Saúde Campus Urbanova
De 19 a 21 de maio
Minicurso (Gratuito): Popularização da Astronomia (AIA2009)
Local: Campus Urbanova (Auditório do IP&D)
A partir das 19 horas Vagas limitadas
Obs.: 2 noites de observação do céu
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
De 25 a 29 de maio
Palestra: Galáxias: pequenas ilhas no Universo (AIA2009)
Prof. Dr. Irapuan Rodrigues Filho
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
2 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7 – Campus Urbanova
24 de junho
Palestra: Big Bang: a origem do Universo (AIA2009)
Prof. Dr. Paulo Afrânio Augusto Lopes
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
26 de junho
Semana Jurídica – Campus Centro (SJCampos)
Informações: (12) 3928-9832 – 3928-9833
De 17 a 21 de agosto
XI Congresso Estadual de Saúde Pública – Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova
De 23 a 26 de agosto
Palestra: Redescobrindo o Sistema Solar (AIA2009)
Prof. Dr. Valério Carruba
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
27 de agosto
Minicurso (Gratuito): Popularização da Astronomia (AIA2009)
Local: Campus Aquarius Imediações do Carrefour
A partir das 19 horas Vagas limitadas
Obs.: 2 noites de observação do céu
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
De 31 de agosto a 4 de setembro
Palestra: O Sol invisível (AIA2009)
Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
25 de setembro
XIII Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação
15 e 16 de outubro
Palestra: Aquecimento Global: Mitos e Verdades (AIA2009)
Prof. Dr. Maurício José Alves Bolzan
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
22 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Villa Branca (Jacareí)
28 de outubro
Júri Penal Simulado – Campus Centro (SJCampos)
11 de novembro
Julgamentos Simulados – Campus Centro (SJCampos)
(Períodos: manhã e noite)
De 9 a 18 de novembro
Palestra: Cosmos: o grande oceano à espera da exploração humana (AIA2009)
Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel
Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Telefones: (12) 3947-1145 3947-1113
23 de novembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2009
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
11 de fevereiro
Recital de Violão
UROS DOJCINOVIC
(Violonista Internacional de Belgrado)
Organização: Conservatório
Musical Villa-Lobos
Comissão de Instalação da FAVCOLESP
Apoio: Univap e Fund. Cultural
Cassiano Ricardo (Gratuito)
Teatro Univap
20h30
26 de março
Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba
Regente: Rogério Santos
Solista: Álvaro Henrique (Violão)
(Gratuito)
Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30
14 de maio
Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba
Regente: Rogério Santos
Solista: Álvaro Henrique (Violão)
(Gratuito)
Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30
6 de junho
Espetáculo de Bossa Nova “Vou Te Contar”
Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30
17 de outubro
Espetáculo de Bossa Nova “Vou Te Contar”
Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30