De 27 de Outubro a 2 de Novembro / 2008
 
 

  Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação
Energia: Geração, uso e conseqüência


 
 
A Univap realizou, dias 16 e 17 de outubro, no Campus Urbanova, o XII Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica; o VIII Encontro de Pós-Graduação e o II Encontro de Iniciação Científica Júnior.
Aproximadamente três mil pessoas visitaram o Campus Urbanova na apresentação dos trabalhos na forma de painéis ou orais.
Foram submetidos ao comitê científico 1.581 trabalhos e aprovados 1.283 para apresentação.
Na solenidade de abertura estiveram presentes o Vice-Reitor da Univap, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior; o Vice-Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino - mantenedora da Univap - e Pró-Reitor de Educação Superior e Educação Continuada, Prof. MSc. Samuel Roberto Ximenes Costa; a Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa; o Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; o Prof. Dr. Antônio Guillermo José Balbin Villaverde, Coordenador Geral dos Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade.
O comitê organizador convidou o Gerente Geral de Desenvolvimento Tecnológico da Vale – Soluções em Energia, Prof. Dr. Demétrio Bastos Netto, que ministrou a palestra: A água do oceano queima? ou o mar como fonte de energia.
A VSE é uma das empresas da Vale do Rio Doce que vem trabalhando no desenvolvimento de processos de produção de energia que não agridam o meio ambiente, sejam sustentáveis e tenham fontes renováveis.
No discurso de boas-vindas aos estudantes de vários estados brasileiros e representantes de diversas universidades, o Vice-Reitor, Prof. Dr. Teixeira Júnior,

Pavilhão de Eventos, um dos locais para a apresentação de trabalhos na forma de painéis
 
A solenidade de abertura
 
 
Dr. Demétrio durante a palestra
 
Apresentação Oral por Rodolfo Signorini Inácio dos Santos, do Trabalho: Avaliação In Vitro do Efeito do Óleo Essencial de Thymus Vulgaris na Formação da Placa Dentária Bacteriana e Desenvolvimento de Formulação Farmacêutica para Uso Oral. Autores: Santos R.S. I; Pereira. D.F.A; Teodoro G.R; Canettirei A. C. V.; sob a orientação da Profª MSc. Sônia Khouri Crosariol e Prof. Dr. Marcos José Salvador
enalteceu a iniciativa da Universidade pelos Encontros e a grande importância que há quando os professores estimulam o conhecimento científico. "É preciso mudar a concepção dos jovens para que haja maior interesse pela pesquisa no país, pois nos dias atuais é impossível viver num país sem conhecimento científico e isso diz respeito a todos, principalmente aos professores que têm papel fundamental nesta questão".
O comitê organizador também promoveu uma série de palestras sobre temas de grande interesse do público e de renomadas instituições, entre eles: Reatores Nucleares de Potência - Luís Antônio Albiac Terremoto (Ipen-CNEN/SP); Refino de Petróleo Pesado para a Produção de Diesel com Baixos Teores de Enxofre - Dr. José Luiz Zotin (Petrobras/Cenpes); A Petrobras e os Desafios na Área da Energia - Virgílio Calças Filho (Petrobras/Revap).
Na mesma ocasião, o livro Histori(Cidade)s – um olhar multidisciplinar sobre São José dos Campos, de autoria de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Planejamento Urbano e Regional da Univap, foi lançado em cerimônia no Auditório do Parque Tecnológico, dia 16 de outubro, às 19 horas e com a palestra do Prof. Dr. Fábio Duarte, sobre a cidade de Curitiba e, com a presença de autoridades, convidados e imprensa.
Os autores fizeram um percurso pela cidade, com múltiplos olhares, a fim de buscar e compreender os rumos que a cidade tomou a partir de 1950, quando deixou para trás sua origem de cidade pobre e pacata. Sistematizaram investigações na busca dos sentidos e antagonismos de uma cidade, cujo crescimento rápido e desordenado tornou-a uma das cidades mais prósperas do Vale do Paraíba.
A obra foi organizada pela Profª Drª Maria Aparecida Papali, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e impressa pela Editora Annablume em parceria com a Universidade.

 
 
Apresentação em painel do trabalho: Correlação entre Impulsão e Agilidade em Escolares Masculinos de 10 a 12 Anos da Zona Norte de São José dos Campos. Autoria: Márcio Rodolfo Freitas, Daniele Araújo Ramos Cruz
Lançamento do Livro
 
 
 

<< Voltar