De 25 a 31 de Agosto / 2008
 
     
   
  Alunos visitam o Museu do Folclore em São José dos Campos

 
 
Durante todo o mês de agosto, os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Prof. Stephan Boehmisch, localizada no Campus Urbanova, trabalharam o tema folclore, que consta no planejamento das séries, com a interação em Artes, da Língua Portuguesa, da História e da Geografia.
Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem por intermédio de lendas, contos, provérbios e canções.
A idéia da Escola foi analisar a história e a importância do músico Villa-Lobos, que buscava no folclore brasileiro a inspiração para suas obras. De forma contextualizada, as professoras da Escola uniram a música às demais disciplinas, e ainda desenvolveram estudos desde as lendas à música clássica brasileira.
Os trabalhos foram desenvolvidos pelas professoras Adriane Ap. Viana (1º ano); Cláudia Sayuri Kimura L. Campo (2º ano); Érica De Angelis Gomes Pimentel (3º ano); Ana Lúcia Modesto da Fonseca e Silvia Regina Cardoso Paiva (4º e 5º ano).
Após leituras feitas em sala de aula, os alunos preparam agora projetos para o resgate da cultura regional e nacional e, para finalizar os trabalhos, visitaram, na última sexta-feira, dia 22 de agosto, o Museu do Folclore em São José dos Campos, localizado no Parque da Cidade.
 
 
 
<< Voltar