De 20 a 26 de Outubro / 2008
 
 

  Início das aulas do Curso de Jornalismo Científico a Distância

 
 
Deram boas-vindas aos alunos e professores, a Coordenadora do curso de Jornalismo Científico a Distância, Profª MSc. Vânia Braz, o Pró-Reitor de Educação Superior e Educação Continuada, Prof. MSc. Samuel Roberto Ximenes Costa e a Coordenadora da Univap Virtual, responsável pela criação e manutenção do site e da Educação a Distância da Universidade, Profª Drª Silene Fernandes Bicudo
 
A recepção no prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), onde são realizadas as aulas de Educação Continuada e os grandes eventos da Universidade
A primeira turma de alunos do curso de Especialização em Jornalismo Científico a Distância participou, dia 11 de outubro, da aula presencial realizada no Campus Urbanova, a maior infra-estrutura da Univap, em São José dos Campos.
Na abertura dos trabalhos, um vídeo foi exibido, com palavras de boas-vindas pelo Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), Prof. Dr. Wilson Bueno, que não pôde estar presente, mas que ressaltou o pionerismo da Univap ao implantar esse curso.
A aula magna foi ministrada pela Diretora Administrativa da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, Profª. Drª. Graças Caldas, sob o tema: Formação em Divulgação Científica – Habilidades e Competências.
Na ocasião, vinte e sete alunos presentes, além de professores e pesquisadores de outras instituições que compõem o corpo de docentes, visitaram as instalações da Universidade e participaram das aulas de capacitação para operar o sistema AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Desenvolvido pela equipe da Univap Virtual, setor responsável pela Educação a Distância e da criação e manutenção do site da Universidade, o sistema foi apresentado aos alunos e professores, os quais se familiarizam com a nova plataforma.
Os inscritos no curso vieram de vários estados brasileiros, entre eles, Minas Gerais, Natal, Recife, Maceió, Paraná, Rondônia, Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia, interior de São Paulo e do Vale do Paraíba.
O curso é o primeiro a ser implantado na modalidade a distância no Brasil e tem por objetivo oferecer aperfeiçoamento e especialização aos profissionais que atuam no campo da comunicação e outras áreas de interesse.
Durante 18 meses, totalizando 450 horas-aula, os alunos cumprirão 13 disciplinas ministradas por 11 professores, com a titulação de mestres e doutores.
As matérias a serem cumpridas pelos alunos fazem referência: História e Filosofia da Ciência (Prof. Dr.
 

 
Mituo Uehara); Linguagem da Divulgação e do Jornalismo Científico (Profª Drª Isaltina Maria de A. M. Gomes); Ciência e Sociedade (Prof. Dr. Antônio Carlos M. Guimarães); Aspectos Históricos e Contemporâneos da Divulgação Científica no Brasil (Profª MSc. Elizabete Kobayashi); Metodologia da Pesquisa Científica; Divulgação e Jornalismo Científico (Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula); Oficina de Redação Jornalística e Multimídia I (Profª MSc. Celeste M. Manzanete Ribeiro); Seminários Multidisciplinares (Prof. MSc. Fernando José Garcia Moreira); Mídia, Ciência e Política de CT&I (Prof. Dr. Yuri Yurij Castelfranchi); Jornalismo Científico, Fontes e Mídia (Prof. Dr. Roberto Medeiros); Cultura Científica e a Comunidade nas Organizações (Profª Drª Cilene Victor); Oficina de Redação Jornalística e Multimídia II (Profª MSc. Celeste M. Manzanete Ribeiro) e Didática do Ensino Superior (Profª Drª Vera Lúcia Catoto Dias).
No encerramento do curso, os alunos passarão por uma avaliação presencial, por meio de uma prova teórica, além da apresentação de monografia.
Saiba mais sobre o curso de Jornalismo Científico a Distância, pelo site: www.posgrau.univap.br
A integração no auditório do Ceplade
 
Coffee Break servido no intervalo dos trabalhos
 
 
A palestrante Profª Drª Graças Caldas da ABJC
Alguns alunos e professores após a visita às instalações do Campus Urbanova
A capacitação de alunos por professores e equipe Univap Virtual
A capacitação dos professores pela equipe Univap Vitual
 
 
<< Voltar