De 8 a 14 de Setembro / 2008
 
     
   
  Univap finaliza relatórios das Operações do Projeto Rondon 2008

 
 
A equipe que atuou no Vale do Ribeira em parceria com a Universidade Tiradentes
A Univap finalizou este mês os relatórios sobre as atividades desenvolvidas pelas duas equipes compostas cada uma de seis alunos e dois professores, que atuaram nos municípios de Barra do Turvo (Vale do Ribeira) e Madeiro (Piauí), cumprindo a última etapa das responsabilidades referentes às Operações do Projeto Rondon de 2008, coordenadas pelo Ministério da Defesa.
Os relatórios foram elaborados prioritariamente pelos universitários sob a supervisão dos professores-coordenadores das respectivas equipes. No caso de Madeiro (Piauí), a Univap atuou de forma independente, uma vez que retornou ao município a pedido da Prefeitura tendo em vista o excelente trabalho desenvolvido em janeiro de 2008.
Na Operação Vale do Ribeira, a Univap atuou no município de Barra do Turvo (SP) em parceria com a

 
 
Universidade Tiradentes (SE), dentro das temáticas de Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável.

Ações realizadas Pessoas
Atendidas
Desenvolvimento local sustentável
- Capacitações em cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para geração de renda e desenvolvimento econômico sustentável;
- Capacitações em soluções auto-sustentáveis e tecnologias sociais que melhorem a qualidade de vida;
- Capacitações para o desenvolvimento do potencial turístico local.
245
Gestão pública
- Capacitação de gestores municipais e a comunidade na implantação de ações de assistência social e do Sistema Único de Assistência Social.
- Capacitação para servidores públicos, lideranças comunitárias e munícipes em geral sobre os benefícios, serviços, programas e projetos nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade urbana.
- Orientação aos servidores públicos, vereadores e lideranças comunitárias sobre os benefícios, serviços, programas, projetos na área ambiental.
60
Oficinas de recreação 118
Feira Cultural 200
Palestras sobre educação alimentar e transtornos alimentares 25
Elaboração do Projeto "Coleta seletiva de lixo" 10
Total 658


O Coordenador Geral do Projeto Rondon da Univap, Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, acredita que a Universidade será novamente convocada para as futuras ações, devido ao histórico que a instituição possui desde 1996, quando participou em parceria do Programa Universidade Solidária (UniSol), desenvolvendo ações semelhantes às do Projeto Rondon. Este é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração de todos os ministérios do governo federal.
O Projeto Rondon envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar os estudantes das realidades do País, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades.
Com a retomada do Projeto em 2005 até 2008, foram trabalhados 384 municípios envolvendo 5.624 rondonistas (alunos/professores) das instituições de ensino superior privadas e públicas do Brasil.


 
 
<< Voltar