Edição Especial - 18 de Setembro / 2008
 
     
   
  Edição Especial
Congresso Nacional de Inclusão e Diversidade


 
 
A Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, foi sede do I Congresso Nacional de Inclusão e Diversidade, realizado de 10 a 12 de setembro, em que estiveram reunidas, aproximadamente, quatrocentas pessoas, entre palestrantes e congressistas.
O evento possibilitou a discussão de questões relacionadas à inclusão social, cultural, étnica, de gênero e de portadores de algum tipo de deficiência, de maneira a entender e inserir definitivamente essas questões na educação nacional, com impactos diretos na melhoria das condições de vida e de trabalho de um grande contingente de brasileiros. As plenárias, minicursos, debates e oficinas realizados durante o evento trouxeram novos conhecimentos àqueles que estiveram presentes, e a Univap, nesse contexto, teve importante papel, ao reunir estudiosos, pesquisadores e especialistas das áreas que buscam soluções para problemas cotidianos.
Para o Pró-Reitor de Cooperação Nacional e Internacional da Univap e idealizador do Congresso, Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro, a iniciativa representa um esforço conjunto de instituições comprometidas com a inclusão e diversidade, entre elas, a Petrobras/Revap, patrocinadora oficial do evento, SORRI-Brasil; SORRI-São José dos Campos; PróVisão, Instituto Revelação, Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência (APPD/SJC) e Espaço Dumont. Ele disse ainda que pela primeira vez um Congresso dessa natureza é realizado na região do Vale do Paraíba e a Univap se preparou para este evento, pois sabia que receberia diversos públicos.

 

  Abertura

 
 
Abertura do Congresso
Fizeram parte da mesa, na abertura do Congresso, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho; o Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro, idealizador do Congresso; a Coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde e Presidente do Comitê Científico do Congresso; a Profª MSc. Maria Aparecida Ramires Zulian; a Superintendente Geral da SORRI-Brasil, Carmem Bueno; o representante do Departamento de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Cláudio Oliveira da Silva; o Gerente Geral da Petrobras (em exercício) e patrocinador oficial do Congresso, Eng. Virgílio Calças Filho; a Supervisora do PróVisão e Conselheira do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Sra. Carla Paes Gomes de Matos; e o Diretor Associado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação/Unicamp, Prof. Dr. José Raimundo de Oliveira.
 

  As primeiras revelações

 
 
Na abertura, o público pôde assistir à apresentação musical de Victor Garcia Augstroze, 17 anos, portador de deficiência visual, que emocionou a todos.
Durante toda a apresentação do Congresso, pessoas com deficiência auditiva tiveram acesso aos conteúdos das palestras por intermédio de profissionais que fizeram a comunicação utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os deficientes visuais puderam tomar conhecimento dos trabalhos científicos do Congresso acessando os anais publicados em Braile.

O músico Victor Garcia durante a apresentação
 

  Conferencista é referência nacional

 
 
A conferência de abertura foi ministrada pela Profª Drª Rosita Edler Carvalho, da PUC do Rio de Janeiro, que falou de que forma a escola deve evoluir no sentido de incluir pessoas com necessidades especiais e todas as crianças, independentemente de sua situação sócio-econômica, cor e de crença. Ressaltou inclusive que a educação ideal é a educação oferecida em escolas de boa qualidade para todos, com todos e por toda a vida, pois educação inclusiva traduz-se como remoção de barreiras para a aprendizagem e a participação.

 
 
A conferência com a Profª Drª Rosita Edler
A plenária: Acessibilidade e o Programa Brasil Acessível ministrada por Cláudio Oliveira da Silva
 

  Minicursos e outros trabalhos são destaques

 
 
Um dos workshops mais prestigiados do Congresso reuniu as especialistas Maria Solange P. D. Pacheco, Assistente Técnica de Educação Especial da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de São José dos Campos; Maria Salete Fábio Aranha, da Unesp de Marília: e Marta Gil, do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas/São Paulo - que debateram a Educação Inclusiva. O minicurso Acessibilidade Artístico e Cultural com Materiais Didáticos Multissensoriais, ministrado pelo artista plástico Alfonso Ballestero, de São Paulo, teve a dinâmica e a criatividade como pontos fortes.

 
 
O minicurso: Acessibilidade – Mobiliário Adaptado em PVC, ministrado pelas pesquisadoras Grace Cláudia Gasparini (Universidade Católica Dom Bosco) e Sandra Regina B. R. Zoratti (Unisalesiano)
Participantes do minicurso
 

  Reportagens serão exibidas pela Rede Vida de Televisão

 
 
No próximo dia 20 de setembro, a partir das 14h40min, a Rede Vida de Televisão exibirá as principais atividades realizadas no Congresso, tendo sido as matérias elaboradas por alunos dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Univap sob a supervisão de profissionais da TV Univap.
 

  A lição de inclusão começa em casa ...

 
 
O aluno do 2º ano de Jornalismo, Cauê Porcé, 21 anos, foi convidado pela direção da TV Univap para assumir os trabalhos de gravação multicâmera, no segundo dia do Congresso de Inclusão e Diversidade, na função de diretor de televisão, sob a supervisão do coordenador técnico Jaide Menezes. Cauê, portador de necessidade especial, atua como monitor da TV, e permaneceu na Unidade Móvel de Gravação, comandando três alunos cinegrafistas que realizavam gravações durante o Congresso.

 
 
O aluno Cauê

 
 
A Profª Márcia Duarte Spina, Advogada-orientadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito da Univap e presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da 36ª Subsecção da OAB, coordenou trabalhos na área de legislação.
A Faculdade de Direito da Univap, Campus Centro, adaptou parte do prédio para atender os portadores de necessidades especiais.
 
 
A Profª Márcia Spina da Univap
 

  Impressões do Congresso

 
 
"A Univap é uma jovem instituição de apenas dezesseis anos, seus prédios são modernos e foram planejados para atender aos portadores de necessidades especiais, mas, tendo em vista a realização do Congresso, muitas obras de adaptação foram feitas. Além dos temas relevantes discutidos, as parcerias firmadas com a Petrobras/Revap, Sorri, PróVisão e muitos outros, foram fundamentais na realização deste importante evento que, com certeza, trará bons frutos, como por exemplo, a possibilidade de expansão na área da inclusão e melhorias nos prédios em toda a Universidade."

Prof. Dr. Batista Gargione Filho, Reitor da Univap


"A Petrobras/Revap considera este Congresso de fundamental importância. O País atravessa um momento de crescimento e a realidade do progresso necessita que todas as pessoas sejam incluídas na expansão do país. Quanto mais divulgarmos o tema na sociedade, maior será a disseminação das propostas de inclusão, e isso é bom para todos, pois é uma forma de enxergar os outros de maneira mais igualitária".

Eng. Virgílio Calças Filho, Gerente Geral em exercício da Petrobras/Revap


"Um evento deste porte é de grande importância para socializar conhecimentos e troca de experiências entre as pessoas que realizam pesquisa na área, pois amadurecem as idéias e possibilitam que cada vez a gente invista nessa questão, que é a inclusão social."

Profª MSc. Ana Irene Alves de Oliveira – Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento e Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade do Estado do Pará

 

  Melhores Trabalhos

 
 
Tema: Acessibilidade

"Uma avaliação da acessibilidade na Universidade Estadual de Maringá" de autoria de Costa, Luciano Gonsalves; Peluso, José Márcio; Barbosa, Lya Magda – Universidade Estadual de Maringá (UEM).


Tema: Diversidade Étnico-Racial, Cultural e Regional

"Educação em arte e inserção social: algumas ponderações" de autoria de Cláudia Mercadante, Mariana M. Zanatto F. Lima, Simone M. S. Sampaio, Vera Lúcia Catoto Dias – Univap/SJC-SP.


Tema: Educação Inclusiva

"Abordagem de sexualidade na adolescência – intervenção do projeto de inclusão social e digital" de autoria de Silva, A M. J.; Carvalho, D. C. M.; Goldberg, T. B. L.; Cardoso, R. M. P.; Carvalho, L. R. – Unesp Botucatu – SP.

"Educação inclusiva e formação de professores: uma avaliação da introdução da portaria nº 1793/1994-MEC na Universidade Estadual de Maringá (UEM)" de autoria de Costa, Luciano Gonsalves; Santos, Marisa Jardim dos; Ribeiro, Maria Júlia Lemes; Carlota, Marinês – Universidade Estadual de Maringá – UEM.


Tema: Esporte e Lazer

"Práticas de sensibilização territoriais" de autoria de Cinthia Mayumi Saito, Eliane Dias de Castro – Centro de Apoio à Inclusão Escolar Ricardo Tolesano Mendes – Ribeirão Pires/SP – USP/SP.


Tema: Legislação

"Remanescentes quilombolas e seus direitos negados" de autoria de Rita Bernardino Barros Santos, Valéria Zanetti – Univap/SJC-SP.


Tema: Práticas Inclusivas nas Ações de Saúde
"Reabilitação do processamento auditivo central por meio da música: projeto "musicando" " de autoria de Alexandre, P.R.B.; Silva, L.J.; Chilio, F.; Bentim, C.C.R.G. - SORRI-BAURU.


Tema: Tecnologia Assistiva / Ajudas Técnicas

"Capacitação de familiares de crianças e jovens com deficiéncia com recursos de tecnologia assistiva" de autoria de Rocha, A N. D. C.; Ponsoni, A; Sameshima, F. S.; Deliberato, D.; Massaro, M.; Manzini, M. G.; Roberto, T. R.; Martinez, G. S. – Unesp Marília/SP.


Tema: Trabalho e Emprego

"Incubadora de culturas agrícolas: inclusão e sustentabilidade no campo" de autoria de Ribeiro, E. L. A; Oliveira, K. E. S.; Garcia, D. R.; Moriondo, G. P.; Frias, J. V.; Marinho, M. A; Santos, S. – Universidade São Francisco - USF/SP.

 

  Outras Fotos

 
 
Apresentações de trabalhos em painéis
Exposições de artesanatos e outros produtos desenvolvidos nas instituições assistenciais participantes
O congressista Frederico durante a apresentação de trabalho em painel
Apresentação teatral da Sorri Brasil – A Turma do Bairro
Grupo de Capoeira do Centro Cultural e Esporte Cordão de Ouro
Apresentação dos alunos da Associação de Síndrome de Down – ASIN de São José dos Campos


 

  Agradecimentos pela Edição Especial do Informativo Diálogo Online:
Organizadores do Congresso, à equipe da TV Univap e à Univap Virtual.