De 15 a 21 de Dezembro / 2008
 
 

  Momotaro
Musical da Lenda Japonesa


 
 
Durante todo o ano os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Infantil Prof. Stephan Boehmisch, Campus Urbanova, desenvolveram uma série de trabalhos a fim de conhecer a história e celebrar o Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.
Para encerrar as atividades do ano, apresentaram no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, dia 4 de dezembro, a adaptação do musical “Momotaro – o Menino que Nasceu do Pêssego”, sob a direção artística e coreografias da Profª Silvia Mello.
A lenda, cujo cenário é o Japão, conta que há muito tempo atrás, numa cidade remota, vivia um casal de velhinhos. Eles nunca haviam tido filhos e isso deixava um grande vazio em seus corações. Todos os dias o
 
 
homem juntava lenha nas montanhas e sua esposa lavava roupas na correnteza do rio. Um dia, a mulher, lavando roupas, viu um pêssego enorme boiando no rio. Pegou aquela fruta que parecia muito saborosa e a levou para casa para servir ao marido assim que ele voltasse das montanhas. Ao final do dia, o marido chegou e ficou muito contente ao ver aquele pêssego apetitoso. Ela pegou um facão para cortar e ouviu seu marido, já com água na boca, dizer: - Hum, deve estar suculento e saboroso!!! Ao partir o pêssego ficaram assustados com o que encontraram: um menino muito forte, porém doce e meigo. Achando ser um presente dos céus, o casal decidiu adotar o lindo garoto e seu nome seria: Momotaro (Menino Pêssego).
Momotaro cresceu forte e poderoso e já era considerado o mais forte na aldeia em que vivia.

 
 
 

  Estudante da Univap é vencedora do 3º Prêmio Banco Real Jovem Jornalista
Semana Estado de Jornalismo


 
 
A aluna Flora Morena, do 8º período (4º ano) do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap, foi a vencedora do 3º Prêmio Banco Real Jovem Jornalista e recebeu, dia 8 de dezembro, uma bolsa de estudos oferecida pela Universidade de Navarra, Espanha.
A aluna já havia sido premiada com um Laptop, por ter vencido a terceira etapa da Semana Estado de Jornalismo, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo.


 
 
 

  Univap abre as inscrições para o Curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira
O primeiro a ser implementado na região


 
 
Com objetivo de definir a identidade cultural do País, por intermédio de estudos das práticas culturais populares existentes na sociedade e de pesquisas das manifestações espontâneas, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o primeiro curso de Especialização de Cultura Popular Brasileira.
O curso é direcionado para profissionais com formação superior que atuam nos sistemas de Educação, Saúde, Comunicação e áreas afins.
Com a duração de 392 horas/aula, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), as aulas estão previstas para março de 2009 e serão ministradas no prédio da Pós-Graduação Lato Sensu, Campus Urbanova, em São José dos Campos, aos sábados, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Serão abordados os seguintes temas: Cultura em diversos olhares: viés histórico e antropológico; Uma problemática conceitual: fronteiras entre o erudito e o popular; Patrimônios Culturais: material, imaterial e natural;
 
 
Lugares de Memória: disputas sobre o patrimônio; Carta do Folclore, elaboração e revisão; Música, Arte, Dança, Literatura, Religiosidade na perspectiva da Cultura Popular Brasileira; Territorialidade; Memória, Identidade - entre outros, com apoio do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), do município.

Inscrições e informações: www.posgrau.univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1233.

 
 
 

  Prevenção Odontológica para crianças do Jardim Telespark

 
 
Os alunos do 3º ano do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde, que fazem parte da Liga de Prevenção em Odontologia/2008, realizaram, dia 5 de dezembro, uma atividade de orientação sobre bons hábitos alimentares e de higiene oral para crianças da Escola de Educação Infantil Profª. Maria Aparecida Barbosa Pedrosa, localizada no Jardim Telespak, em São José dos Campos.
As crianças e professores da Escola assistiram à apresentação de teatro de fantoches e em seguida receberam orientação na escovação correta dos dentes.

 
 
 

 
Formaturas Educação Infantil

 
 
Formatura dos alunos da Educação Infantil II, da EEFI Prof Stephan Boehmisch, Campus Urbanova, dia 9 de dezembro de 2008.
Em continuidade às comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil, participou da cerimônia o grupo de dança Nipo-Brasileira da BBC -Associação Cultural.



 
A direção da Escola de Educação Infantil Univap/Lions realizou, dia 13 de dezembro, a cerimônia de formatura dos alunos que concluem a primeira etapa da Educação Básica.
Esses alunos iniciaram as atividades da Escola aos três anos de idade e complementaram os quatro estágios oferecidos pela Instituição. Hoje, aos seis anos de idade, estão prontos para ingressar no Ensino Fundamental.

 
 

 

  Missa de Agradecimento

 
 
Estiveram reunidos na Capela Nossa Senhora do Amor, Campus Urbanova, dia 12 de dezembro, conselheiros, professores, funcionários, alunos e convidados, para a Missa de Agradecimento celebrada pelo Padre Rinaldo Roberto de Rezende.






 
 
 

  Confraternizações

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde, no encerramento das atividades do ano, organizou, dia 3 de dezembro, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) - que envolve o atendimento à população por intermédio dos alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - uma festa de confraternização, para celebrar as festas natalinas e o Dia Internacional do Deficiente Físico.
Num clima descontraído e de muita emoção, o destaque da apresentação deste ano ficou por conta do grupo de dança.
A iniciativa em criar um grupo numa atividade extracurricular partiu da aluna do curso de Terapia Ocupacional Lílian Fujii, formada em balé clássico com especialização em dança para pacientes com
 
 
necessidades especiais. O trabalho desenvolvido pela aluna foi supervisionado pelas coordenadorias de Terapia Ocupacional e Fisioterapia.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas nos seguintes locais e permanecerão até 19 de dezembro de 2008.

Local – Campus Urbanova Local Obra
Biblioteca Central Bloco 5 Pamukkale e Pintor Iman Maleki
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)
Curso de Odontologia
Bloco 4 Orquídeas
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) Bloco 1 Flores de Cactus
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) Bloco 6 2008 – Detroit Auto Show
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) Bloco 7 Bruno Torfs
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e
Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Bloco 9 Castelos Franceses
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e
Urbanismo (FEAU)
Biblioteca Esculturas de Michelangelo e
Os quadros mais caros

Informações: (12) 3947-1009 ou 3947-1207.

 
 
 
 

  Agenda de Eventos Acadêmicos e Culturais

 
 
Data Evento Local Horário
20 de dezembro O apresentador Heitor Gurgulino de Souza entrevista o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães – Secretário Geral de Relações Exteriores Rede Vida de Televisão 14h
21 de dezembro Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba
Regente: Rogério Santos
Solista: Álvaro Henrique (Violão)
Entrada Franca

Informações: (12) 3947-1009
Teatro Univap (*) 20h30

(*) Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800