De 1 a 7 de Dezembro / 2008
 
 

  Cresce Brasil Vale do Paraíba
Debate sobre recursos hídricos


 
 
O uso racional dos recursos hídricos foi um dos principais temas abordados durante o I Seminário “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento – Edição Vale do Paraíba”, realizado de 17 a 19 de novembro, em São José dos Campos.
Promovido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), com apoio da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), o evento apresentou propostas de desenvolvimento sustentáveis aos problemas da região, diagnosticados pelo Conselho Tecnológico do Vale do Paraíba, criado em 2007.
Mercadoria tão valiosa quanto o petróleo, a água é um combustível fundamental para a economia global. Mesmo com a crise mundial, atualmente, representa
 
 
um mercado de US$ 350 bilhões – valor que deverá crescer em média 4,7% ao ano e atingir US$ 530 bilhões em 2016. Porém, segundo dados das Nações Unidas, a escassez de água atinge, hoje, cerca de 20% da população mundial. Estima-se que até 2025, essa parcela chegue a 33%. Para os estudiosos e ambientalistas, a exploração consciente e sustentável dos recursos hídricos subterrâneos é uma das alternativas para solucionar a problemática da escassez.

 
 
 

  Julgamentos Simulados de Brás Cubas
Liberalismo e Formação do Estado Brasileiro


 
 
A Faculdade de Direito realizou, de 10 a 18 de novembro, os Julgamentos Simulados de Brás Cubas - Liberalismo e Formação do Estado Brasileiro, em comemoração ao Ano Nacional de Machado de Assis, autor do livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Nos Julgamentos, os alunos dos primeiros e segundos períodos, discutiram se o protagonista da obra, Brás Cubas, foi ou não omisso em relação às estruturas de dominação política e econômica presentes na sociedade brasileira, no século XIX.
No total, 146 alunos foram divididos em grupos de juízes, promotores, advogados de defesa e jurados, e realizaram os julgamentos em duas sessões.
As atividades desenvolvidas são resultados finais da disciplina de Projeto de Integração Direito e
 
 
Sociedade I e II, que envolvem visitas monitoradas, participação de palestras, seminários, trabalhos de iniciação científica, minicursos etc.
Os Julgamentos Simulados, mesmo sendo uma atividade pedagógica do curso de Direito, incorpora vários elementos do universo jurídico e são realizados em um cenário que se assemelha à realidade.
Foram realizados três julgamentos independentes. Em um deles Brás Cubas não foi considerado omisso e em dois deles omisso, em relação às estruturas de dominação política e econômica presentes na sociedade brasileira da época.

 
 
 

  4º Campeonato Aberto de Natação Uniclo/Univap

 
 
O curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), em parceria com a Academia Uniclo, realizaram, dia 22 de novembro, sábado, a partir das 8 horas, nas piscinas do Campus Urbanova, o 4º Campeonato Aberto de Natação Uniclo/Univap.
Participaram do Campeonato 350 atletas de 25 instituições esportivas, entre academias, escolas de natação, clubes e centros comunitários.
O evento tem por objetivo incentivar alunos e pessoas da comunidade (todas as idades), à prática desse esporte e ao mesmo tempo integrar alunos da Universidade com outras instituições esportivas.

 
 
 

  Missão Córdoba - Argentina

 
 
O Pró-Reitor de Cooperação Nacional e Internacional, Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro, participou, de 22 a 26 de outubro, da Missão Córdoba, promovida pelo PróCórdoba para la Promoción de las Exportaciones e pela Agência Córdoba Turismo do Gobierno de La Provincia de Córdoba.
Os principais objetivos da Missão Córdoba foram: estabelecer parcerias com instituições de ensino cordobesas a fim de favorecer a interação entre os estudantes estrangeiros e brasileiros; difundir as ações de formação universal associadas aos processos de cooperação internacional entre universidades e institutos de idiomas; aprender a respeito da formação acadêmica e cultural da região argentina; apresentar a Univap às instituições
 
 
participantes do evento; e colaborar com a proposta do “Turismo Idiomático” – novo segmento turístico da Província de Córdoba.


 
 
 

  Alunos recebem certificados do PROERD

 
Os alunos do Ensino Fundamental da EEFI Prof. Stephan Boehmisch, Campus Urbanova (5º ano - 8º estágio e 7º ano - 10º estágio) participaram de uma cerimônia de formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), no Auditório da Reitoria, dia 26 de novembro.
Esse Programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Negócios de Segurança Pública, por intermédio dos Batalhões de Polícia Militar do Interior, que promove a educação preventiva quanto ao uso de drogas e que busca desenvolver habilidades nas crianças para que elas possam lidar melhor com as dificuldades, o controle das decisões, a civilidade e a auto-estima.



  5ª Jornada Odontológica

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde da Univap realizou, dias 19 e 20 de novembro, a 5ª Jornada Odontológica. O evento reuniu estudantes, professores e especialistas para discutirem as inovações na área. Além de palestras, os alunos participaram de minicursos e workshops. A apresentação de trabalhos científicos também fez parte da programação. Durante a Jornada os temas tratados foram: Envelhecimento do Sistema Mastigatório, apresentado pelo Prof. Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro; Estágio Atual da Estética na Odontologia, pelo Prof. Dr. Leonardo Gonçalves Cunha; Ergonomia Aplicada à Odontologia, pela Profª Fernanda Pupio Silva Lima e Medicina Periodontal, pela Profª Marinella Holzhausen.

 
 
 

  Agenda de Eventos Acadêmicos e Culturais

 
 
Data Evento Local Horário
5 de dezembro Improvável
Um espetáculo provavelmente bom!
Ingressos: Doceria Marinella e FX FOX Shopping Colinas. Saiba mais...

Informações: (12) 9743-4051
Teatro Univap (*) 19h
12 de dezembro Missa em Ação de Graças/Universidade
Celebrada pelo Padre
Rinaldo Roberto de Rezende
Capela Nossa Senhora do Amor Campus Urbanova 10h
14 de dezembro Show – Victor & Léo
Informações: (12) 3431-5254
Ingressos: Oscar Calçados/Autoposto ShoppingVale (Centervale Shopping) e Trarxa Rock - Camiseta. Saiba mais...

www.mkreventos.com.br/victoreleo
Campus Urbanova (**) A partir das 17h30
21 de dezembro Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba
Regente: Rogério Santos
Solista: Álvaro Henrique (Violão)
Entrada Franca

Informações: (12) 3947-1009
Teatro Univap (*) 20h30

(*) Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800
(**) Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova
São José dos Campos - SP