De 17 a 23 de Novembro / 2008
 
 

  Encontro de Empresários

 
 
Estiveram reunidos dia 12 de novembro, no Campus Urbanova, aproximadamente cento e quarenta pessoas entre empresários, autoridades públicas, entidades classistas, representantes de instituições de pesquisa e a imprensa, no encontro promovido pela Univap e Sebrae, a fim de apresentar o Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Esse Programa visa apoiar o desenvolvimento de empresas nascentes inovadoras, criando condições financeiras favoráveis para que elas possam enfrentar com sucesso os principais desafios de seus estágios iniciais de crescimento.
Para participar do Prime, as empresas devem ter até 24 meses de existência (data de abertura até o

 
 
lançamento do Edital); apresentar estratégias, produtos ou serviços de conteúdo inovador; possuir um plano de negócios que indique evidente potencial de crescimento; possuir inscrição na Receita Federal (CNPJ) e inscrição na Junta Comercial de seu Estado de origem.

 
 
 

  Univap sedia a Conferência Internacional SPEC 2008
(Shedding Light on Disease: Optical Diagnosis for the New Millennium)


 
 
A Univap foi a sede da 5ª edição do (o que significa?) - SPEC - Conferência Internacional, realizada de 25 a 29 de outubro, nas instalações do Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Estiveram presentes 180 pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, de 25 países que, reunidos, contribuíram nas discussões científicas e tecnológicas de aplicação técnica de espectroscopia óptica no diagnóstico e identificação de doenças e de microorganismos.
O SPEC é uma conferência mundial que acontece a cada dois anos em um determinado país. Em 2000 foi realizado em Winnipeg – Canadá; em 2002 em Rédeas, na França; 2004 em Newark – EUA; 2006, Heidelberg, na Alemanha; e a edição de 2008, em São José dos Campos/SP - Brasil.
 
 
 
 
 

  4º Encontro de Terapia Ocupacional na Univap

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde realizou, dias 6 e 7 de novembro, o 4º Encontro de Terapia Ocupacional, com objetivo de ampliar conhecimentos, integrar estudantes com outros setores da área da saúde e de contribuir na formação dos futuros profissionais.
A abertura do evento foi realizada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação – Ceplade, Campus Urbanova com a presença das Terapeutas Ocupacionais e palestrantes Gilda de Almeida Rego Campinho, Renata Cruz e pela coordenadora do curso, Profª MSc. Maria Aparecida Ramires Zulian.
Fizeram parte da programação: palestras, workshops e exposição de trabalhos em diversos espaços da Universidade.
 
 
 
 
 

  Orientações do Conselho Regional de Nutricionistas

 
As alunas do 4º ano do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde assistiram, no último dia 3 de novembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) à palestra ministrada pelo Dr. Odisael Vieira de Siqueira, membro do Conselho Regional de Nutricionistas. O assunto abordado foram os procedimentos para a obtenção da licença e inscrição no referido Conselho.
A missão do CRN é orientar e valorizar os nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, assegurando visibilidade e reconhecimento da sua importância pela sociedade, de forma a contribuir para a saúde da população.



  II Acampamento Biológico

 
 
Um acampamento Biológico sob a coordenação do Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, responsável pelas ações do Projeto Rondon do qual a Universidade é parceira desde 2005, foi realizado no Campus Villa Branca, durante a I Semana de Educação e Artes, que aconteceu simultaneamente nos Campi Urbanova e Aquarius em São José dos Campos e Villa Branca, em Jacareí.
Alguns alunos com espírito aventureiro montaram um acampamento nas proximidades do remanescente florestal no Campus Villa Branca.
O objetivo da realização dessa atividade, além de capacitar a equipe quanto às técnicas de montagem de um acampamento, foi de proporcionar vivências sobre trabalhos práticos de Biologia.
 
 
 
 
 

  Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba

 
O Teatro da Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza foi o palco das apresentações da Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba, dias 18 de setembro e 6 de novembro. E uma nova apresentação já está agendada para o próximo dia 21 de dezembro, a partir das 20 horas.
Sob a regência do maestro Rogério Campos, a orquestra tem se apresentado em diversos espaços no Vale do Paraíba e Região Serrana.
O evento é uma realização da Sociedade Filarmônica Joseense e da Oficina de Cordas, sob o Patrocínio da Petrobras, com apoio da Univap e do Ministério da Cultura.
O Teatro Univap está localizado na Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro – São José dos Campos.

Informações: www.sofij.blogspot.com



  Prorrogadas as inscrições dos Concursos Univap
Poesias, Contos e Fotografias


 
 
A comissão organizadora prorrogou até o próximo dia 30 de novembro, as inscrições para os Concursos Univap de Poesias, Contos e Fotografias.
A Univap realiza todos os anos esses concursos, com objetivo de incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que as pessoas possam divulgar seus trabalhos.
Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica, os concursos da Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografias, em 1997.
A participação nos concursos é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Categoria Comunidade: Estudantes do Ensino Superior, Pós-Graduação e Outros (a partir de 18 anos, já formados e não estudantes);

 
 
Categoria Univap: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Funcionários.
Cada participante poderá apresentar até três contos; três poesias e três fotografias, que serão avaliados por comissões julgadoras compostas de professores da própria instituição.
Os interessados deverão consultar os regulamentos disponíveis no site: www.univap.br
Todos os selecionados receberão, como prêmio, exemplares das Antologias de que participou, sendo que a melhor fotografia, escolhida entre as dez primeiras colocadas, será a capa da Antologia de Contos.

Informações: (12) 3947-1009 - 3947-1081
E-mail: cultura@univap.br


 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas

 
 
 
Jornadas/Feiras/Simpósios/Processo Seletivo/Vestibulinho/Encontros/Congressos/Outros
Julgamentos Simulados de Brás Cubas – Liberalismo e Formação do Estado Brasileiro
(Ano Nacional de Machado de Assis)
Faculdade de Direito
Local: Teatro Univap – Campus Centro/SJCampos

Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833
11 e 18 de novembro
1º Seminário Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento – Edição Vale do Paraíba
Realização: Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e Federação Nacional dos Engenheiros.
Apoio: FEAU e outros parceiros
Informações: (12) 3941-8369 ou 3921-5964
Site: www.seesp.org.br
17 a 19 de novembro
V Jornada Odontológica
Informações: (12) 3947-1014
19 e 20 de novembro
Faculdade da 3ª Idade – Apresentação de Trabalhos de Pesquisa
Local: Teatro Univap e Salão Verde – Campus Centro
Informações: (12) 3928-9850 – Período da Tarde
20 de novembro
Faculdade da 3ª Idade – Show e Oficinas
Local: Teatro Univap e Salão Verde – Campus Centro
Informações: (12) 3928-9850 – Período da Tarde
21 de novembro
Das 19 às 22 horas
Campeonato Aberto de Natação Uniclo/Univap
Local: Campus Urbanova
Informações: (12) 3947-1000 – ramal 2032 – Curso de Educação Física da FEA
22 de novembro
A partir das 8 horas
Mostra Cultural da EEFI Prof. Stephan Boehmisch – Campus Urbanova 22 de novembro
Das 8 às 12 horas
Entrega de Medalha Prof. Everardo Passos ao docente da Faculdade de Direito, Joaquim Guilherme Figueira Nascimento.
Iniciativa da Câmara Municipal de São José dos Campos com Sessão Solene – Calendário Oficial do Município
Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833
28 de novembro
19 horas
 
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais

 
 
Data Evento Local Horário
21 de dezembro Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba
Regente: Rogério Santos
Solista: Álvaro Henrique (Violão)

Entrada franca
Teatro Univap
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro – São José dos Campos
Informações: (12) 3947-1009
20h30