De 13 a 19 de Outubro / 2008
 
 

  Estudante é finalista da Semana Estado de Jornalismo

 
 
A aluna Flora Morena, do 4º período (2º ano) do curso de Jornalismo da Univap, foi classificada como finalista da Semana Estado de Jornalismo 2008, e receberá como prêmio um Laptop. Concorre ainda ao 3º Prêmio Banco Real Jovem Jornalista, previsto para novembro próximo, em que o único vencedor terá direito a uma bolsa de estudo na Faculdade de Comunicação de Narrava, Espanha.
É a segunda vez consecutiva que Flora concorre e vence esse concurso promovido pelo Jornal O Estado de São Paulo. No ano passado, pela classificação, recebeu como premiação um computador.
 
 
A aluna da Univap participou com alunos de outras doze instituições e teve a sua matéria selecionada entre as quatro melhores, cuja publicação será editada dia 28 de outubro, ocasião da entrega do prêmio.
As atividades da Semana de que Flora Morena participou foram realizadas na sede do jornal em São Paulo, de 23 a 26 de setembro.
A Univap tem sido uma das instituições de destaque nos eventos promovidos pelo jornal O Estado de São Paulo, pois desde a criação do curso de jornalismo em 1997, alunos têm sido selecionados, entre eles, Jorge Eduardo Leal Saab e Henrique Gomes Batista, da primeira turma, escolhidos para freqüentar o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, em 2000; Simone Carvalho, em 2006; e Flora Morena, em 2007 e 2008, na Semana Estado de Jornalismo.
 
 
 

  Vale a pena saber:

 
 

Os cursos de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde e Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap estão entre os melhores cursos oferecidos no Brasil e constará no Guia do Estudante – Melhores Universidades 2008.

Ao clicar no link abaixo, você poderá visualizar o selo de qualidade referente à avaliação.

Serviço Social
http://gevestibular.abril.com.br/selos_ge2008.asp?CursoGraduacaoID=239779&opid=163057

Engenharia Biomédica
http://gevestibular.abril.com.br/selos_ge2008.asp?CursoGraduacaoID=239770&opid=163031

 
 
 

  FVE/Univap obtém a 3ª colocação no prêmio Finep
Categoria Tecnologia Social


 
 
A Pró-Reitora de Projetos e Ação Social da Univap, Profª Maria Helena B. Rios Ribeiro, participou, dia 2 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, da cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores do Prêmio Finep de Inovação da Região Sudeste. A Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba, obteve a 3ª colocação, na categoria Tecnologia Social, tendo em vista o trabalho realizado pelo Projeto Social Vale a Pena Viver, em diversas ações, que vão, desde o trabalho em Escolas Infantis, com crianças de zero a seis anos de idade, em bairros distantes do centro urbano, até trabalhos com pessoas da 3ª Idade; bem como a instrução nas Unidades Móveis de Ensino Profissionalizante, que percorrem bairros distantes, levando conhecimento e qualificação d! a mão-de-obra mediante os programas de iniciação à informática, instalação elétrica domiciliar, corte-costura e culinária.
 
 
 

  Simpósio: Cavas de Areia - Problemas e Soluções
Palestras e debates direcionam o estabelecimento de um protocolo de intenções


 
 
A Universidade do Vale do Paraíba realizou no Campus Urbanova, de 6 a 10 de outubro, o Simpósio: Cavas de Areia - Problemas e Soluções.
Estiveram presentes durante os cinco dias de evento, aproximadamente 450 pessoas, que participaram das palestras e minicursos propostos.
Fizeram parte da cerimônia de abertura: o Secretario de Meio Ambiente do Município de Jacareí, Sr. Luiz César Borges; o Assessor do Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eng. Casemiro Tércio de Carvalho; o Reitor da Univap e anfitrião do evento, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho; o Presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo (Sindareia), Sr. José Ovídio de Barros; e a organizadora do Simpósio e
 
 
Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.

 
 
 

  Alunos visitam as instalações do Campus Urbanova

 
 
A Univap, por ser uma grande instituição e possuir diversos Campi, possui também muitos alunos que estudam na casa e não conhecem, pessoalmente, a extensas instalações disponíveis na Universidade.
Sendo o Campus Urbanova a maior infra-estutura da Univap, as diretorias dos Colégios Villa Branca, em Jacareí e Aquarius, em São José dos Campos, organizaram uma visita à Universidade para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio e que pretendem ingressar em curso superior, no próximo ano.
Aproximadamente 150 alunos estiveram no Campus, dias 30 de setembro, 1º e 3 de outubro, quando tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Estudos da Natureza (Viveiro de Plantas Ornamentais
 
 
e Medicinais, Serpentário, Borboletário e Criadouro Conservacionista), coligado ao curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes; alguns laboratórios da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Faculdade de Ciências da Saúde; parte das instalações do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes; parte das instalações do curso de Ciência da Computação, pertencentes à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, além de outros espaços.

 
 
 

  Começa nova seleção para o Projeto Rondon

 
 
No último dia 27, o coordenador geral do Projeto Rondon da Univap, Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, reuniu-se no Auditório da Reitoria, Campus Urbanova, com os 40 alunos inscritos e interessados em participar dos próximos trabalhos a serem realizados pelo Projeto.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história das diversas operações realizadas pela Univap em frentes de ações sociais, além da participação de centenas de estudantes nos programas do governo federal, especialmente do Projeto Rondon.
Até o final do mês de dezembro, todos os sábados, das 14 às 19 horas, os alunos farão uma série de atividades de capacitação e dinâmicas de grupo, a fim de se prepararem para as futuras ações.
 
 
De acordo com o Prof. Alberto, o Ministério da Defesa divulgará, no próximo dia 24, as Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para atuarem nos meses de janeiro e fevereiro de 2009, nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Goiás.

Informações: (12) 3947-1082 - Perνodo da Tarde - Site: www.univap.br/rondon
 
 
 

  Abertas as inscrições para o curso gratuito de informática
Campus Villa Branca, em Jacareí


 
 
A Univap, por intermédio do Projeto Social Vale a Pena Viver, disponibiliza vagas para o curso gratuito de informática básica.
As inscrições deverão ser feitas, pessoalmente, de 13 a 24 de outubro, no Campus Villa Branca, em Jacareí, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.
O curso tem a duração de dois meses e as aulas iniciam-se no próximo dia 27. Podem se inscrever pessoas a partir dos 14 anos, que deverão apresentar no ato da inscrição os documentos originais do CIC, RG e comprovante de residência.
Os adolescentes deverão também estar acompanhados dos pais, com os respectivos documentos.
O curso gratuito de informática é uma iniciativa do Projeto Social Vale a Pena Viver, que reúne uma série de programas da Universidade, de apoio à educação e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Informações: (12) 3958-4000 - com Renata.

 
 
 

  Lançamento do livro: Histori(Cidade)s – um olhar multidisciplinar sobre
São José dos Campos


 
 
Um grupo de pesquisadores da Universidade do Vale do Paraíba reuniu em um livro seus trabalhos realizados por intermédio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Planejamento Urbano e Regional.
Os autores fizeram um percurso pela cidade, com múltiplos olhares, a fim de buscar e compreender os rumos que a cidade tomou a partir de 1950, quando deixou para trás sua origem de cidade pobre e pacata. Sistematizaram investigações na busca dos sentidos e antagonismos de uma cidade, cujo crescimento rápido e desordenado tornou-a uma das cidades mais prósperas do Vale do Paraíba.
A obra, organizada pela Profª Drª Maria Aparecida Papali e impressa pela Editora Annablume em parceria com a Univap, será apresentada ao público na cerimônia de lançamento, dia 16 de outubro, às 19 horas, no Campus Urbanova, nas instalações do Ceplade, em São José dos Campos.
Os autores reunidos são: Valéria Zanetti, Friedhilde Maria Kustner Manolescu, Valdevino Krom, Sandra Maria Fonseca da Costa, Antônio Carlos Machado Guimarães, Walderez Moreira Joaquim, Marco Antônio Villarta Neder, Maria Tereza Dejuste de Paula, Teresinha de Fátima Nogueira, Maria José Acedo del Olmo, Sônia Sirolli, Adriane
 
 
Aparecida Moreira de Souza, Ítalo Oscar Riccardi Leon, Gilson dos Anjos Ribeiro, Iuri Rojahn da Silva, Nanci Barroso, René Novaes Júnior, Diego Emílio Alves Arêdes e Adão Alves Brandão.

Informações: (12) 3947-1105
 
 
 

  II Festival Poliesportivo
Campus Villa Branca


 
 
Aproximadamente 150 pessoas entre atletas e convidados estiveram presentes no Campus Villa Branca, em Jacareí, no II Festival Poliesportivo, dia 4 de outubro, para a disputa do campeonato de Futebol de Salão (Futsal). Os atletas participantes são alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do município.
O Festival, idealizado pela direção geral do Campus Villa Branca, conta com o apoio do Projeto Social Vale a Pena Viver, organização de alunos do curso de Educação Física, e acontece até o próximo dia 8 de novembro, com a disputa na modalidade Voleibol.
 
 
 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas

 
 
 
Jornadas/Feiras/Simpósios/Processo Seletivo/Vestibulinho/Encontros/Congressos/Outros
Inscrições abertas – Curso Gratuito de Informática Básica – Campus Villa Branca, em Jacareí, das 13 às 17 horas, na secretaria geral
(Iniciativa Projeto Social Vale a Pena Viver em parceria com a direção geral do Campus Villa Branca) – Informações: (12) 3958-4000
Início das aulas – dia 27 de outubro de 2008.
De 13 a 24 de outubro
Semana de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo
Informações: (12) 3947-1006
De 13 a 15 de outubro
Dia do Cuidador (Orientações aos acompanhantes de Portadores de Necessidades Especiais) – Faculdade de Ciências da Saúde
Clínica de Práticas Supervisionadas – Bloco 7 – Campus Urbanova
14 e 15 de outubro
Das 8 às 12 horas
Visita à Aldeia Indígena Boracéia – São Sebastião – 89 Alunos da 6ª Série (Fundamental) acompanhados de professores da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho – Campus Centro 15 de outubro
Missa em Ação de Graças – Dia do Professor
Capela Nossa Senhora do Amor
15 de outubro
11 horas
Aula Magna com o Prof. Damásio de Jesus – Faculdade de Direito
Tema: Lei Seca
19 horas
Informações: (12) 3928-9832
15 de outubro
Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação
Informações: (12) 3947-1129
16 e 17 de outubro
Lançamento do Livro: Histori(Cidade)s – Um olhar multidisciplinar sobre São José dos Campos
Organização: Profª Drª Maria Aparecida Papali - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Univap e a Editora Annablume.
Local: Ceplade – Campus Urbanova
Informações: (12) 3947-1105
16 de outubro
19 horas
Provas do Processo Seletivo Univap 2009-1 18 de outubro
Das 9 às 12 horas
I Semana Cultural e Exposição de Trabalhos - Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho – Campus Centro – Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Banedicto de Souza (Apresentações – às 19 horas) e na Escola (Exposição de Trabalhos – Período integral)
Informações: (12) 3928-9803 – 3928-9808
De 20 a 22 de outubro
Prevenção Odontológica – EMEIF Terezinha do Menino Jesus Porto Wuó – Santa Branca/SP (Atendimento a 142 alunos – Idade: 5 anos) 22 de outubro
Das 9 às 12 horas
Vestibulinho (Ensino Médio) – Todos os Colégios Univap
Inscrições abertas
Informações: (12)
3928-9830 – Campus Centro/Paraibuna (SJC)
3923-9090 – Campus Aquarius (SJC)
3958-4000 – Campus Villa Branca em Jacareí
25 de outubro
Spec 2008
Informações: (12) 3947-1165
site: www.univap.br
De 25 a 29 de outubro
Faculdade da 3ª Idade – Show de Talentos
Local: Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes/Univap
Informações: (12) 3928-9850 – Período da Tarde
27 de outubro
Semana da Faculdade de Educação e Artes
Informações: (12) 3923-9090
De 27 a 31 de outubro
Júri Penal Simulado – Aborto
Local: Campus Villa Branca – Jacareí
Informações: (12) 3958-4000
29 de outubro
II Jornada de Fisioterapia
Informações: (12) 3947-1015
30 e 31 de outubro
Encontro de Terapia Ocupacional
Informações: (12) 3947-1015
6 e 7 de novembro
Julgamentos Simulados de Brás Cubas – Liberalismo e Formação do Estado Brasileiro
(Ano Nacional de Machado de Assis)
Faculdade de Direito
Local: Teatro Univap – Campus Centro/SJCampos
Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833
11 e 18 de novembro
Júri Penal Simulado – Homicídio na Modalidade de "Dolo Eventual" ou por "Culpa"
Faculdade de Direito
Local: Teatro Univap – São José dos Campos – 19h30
12 de novembro
4º Seminário de Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde (Cooperativa Médica e Univap)
Informações: (12) 3947-1015
13 de novembro
V Jornada Odontológica
Informações: (12) 3947-1014
19 e 20 de novembro
Faculdade da 3ª Idade – Apresentação de Trabalhos de Pesquisa
Local: Teatro Univap e Salão Verde – Campus Centro
Informações: (12) 3928-9850 – Período da Tarde
20 de novembro
Faculdade da 3ª Idade – Show e Oficinas
Local: Teatro Univap e Salão Verde – Campus Centro
Informações: (12) 3928-9850 – Período da Tarde
21 de novembro
Das 19 às 22 horas
Entrega de Medalha Prof. Everardo Passos ao docente da Faculdade de Direito, Joaquim Guilherme Figueira Nascimento.
Iniciativa da Câmara Municipal de São José dos Campos com Sessão Solene – Calendário Oficial do Município
Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833
28 de novembro
19 horas
 
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais

 
 
 
Data Evento Local Horário
31 de outubro

Banda Sinfônica do CTA & Camerata Zajdenbaum – Solistas: Nunno Dellalio, Sebastião Teixeira e Larissa Lima
(Ingresso solidário – R$ 10,00 para a Creche do Patronato Nossa Senhora Aparecida) – Vendas na Doceira Marinella

Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30
6 de novembro

Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba
Regente: Rogério Santos
Solista: Álvaro Henrique (Violão)
Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30
21 de dezembro

Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba
Regente: Rogério Santos
Solista: Álvaro Henrique (Violão)
Teatro Univap
Informações: (12) 3947-1009
20h30