De 25 a 31 de Agosto / 2008
 
     
   
  IV Prêmio Melhores Universidades

 
 
O Projeto Social Vale a Pena Viver, que engloba todas as ações sociais que a Univap desenvolve dentro de seus Campi e nas comunidades carentes de recursos financeiros da região, está entre os quinze pré-finalistas da Categoria Sustentabilidade, do IV Prêmio Melhores Universidades - Guia do Estudante e Banco Real.
Nesta categoria, as instituições tiveram que inscrever o projeto, contando, de forma resumida, sua mais importante realização para inserir a sustentabilidade no dia-a-dia de suas atividades.
Todas as instituições de ensino superior do País puderam inscrever seus projetos, e dos inscritos, quinze foram pré-selecionados. Desses sairão os cinco finalistas e, entre eles, o grande vencedor do prêmio.

Fonte:
Propas e http://guiadoestudante.abril.com.br/premio.

 
 
 

  Jornada da Amizade

 
 
A fim de integrar os alunos da Faculdade da 3ª Idade da Univap, a coordenação promove durante duas semanas consecutivas a Jornada da Amizade, nos períodos de 18 a 21 e de 25 a 28 de agosto.
A programação da primeira semana teve início às 14h30min, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação, Campus Urbanova, com apresentação do DVD Institucional da Universidade e da Faculdade da 3ª Idade. Em seguida, os alunos
assistiram à palestra ministrada pelo Dr. Wladmir Ribeiro, sobre o tema: A Constituição Brasileira e Cidadania, no Auditório da Reitoria.
 
 
Outras atividades previstas na programação foram realizadas nas instalações da Faculdade que funciona no prédio do Campus Centro, como por exemplo, orientações sobre qualidade de vida, desenvolvidas pelos alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde, que também promoveram oficinas envolvendo as áreas de Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Odontologia. Eles puderam ainda apreciar um show musical com a regente do coral da 3ª Idade, Veridiana Araújo e participar do karaokê promovido pela organização do evento.

 

 
Alunos da Univap participam de oficina no Canal Futura Univap na Campanha de Vacinação Brasil contra a Rubéola

 
 
Os alunos Felipe Gouvêa e Virgínia Alves, do 3º ano do Curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, foram indicados pela TV Univap para participarem da 3ª Edição da Oficina de Vídeo Geração Futura Universidades Parceiras, no Rio de Janeiro, onde está localizada a sede do Canal Futura, um projeto da Fundação Roberto Marinho.
Essa Oficina objetiva maior interação entre o Canal Futura e as Instituições de Ensino Superior que hoje retransmitem a programação do Futura, por intermédio de suas TVs Universitárias, nos diversos estados do Brasil, que são parceiras em co-produções em projetos audiovisuais.




 
A Faculdade de Ciências da Saúde, em atendimento ao convite feito pela Secretaria Municipal de Saúde, participa da Campanha de Vacinação Brasil contra a Rubéola, e instalou, no Campus Urbanova, um posto de vacinação, nas imediações da Portaria Principal.
O objetivo é atender professores, funcionários e alunos da Universidade, bem como a comunidade em geral, na faixa etária de 20 a 39 anos.
Os trabalhos estão sendo coordenados pela equipe de docentes do curso de Enfermagem, cujo atendimento se entenderá até o dia 30 de agosto, das 10 às 13 horas e das 17 às 20 horas.


 
 

 
  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Univap/CNPq

 
 
A aluna Lucília Helena de Castro apresenta o trabalho: Extração e Estudo de Óleos Essenciais de Frutos e Plantas Nativas da Região, orientado pelo professor e pesquisador, Dr. Milton Beltrame Júnior
No último dia 20 de agosto os alunos da Univap bolsistas do CNPq, dentro do Programa Interno de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), apresentaram seus trabalhos ao Comitê Externo de Avaliação do CNPq, composto pelos membros: Prof. Dr. José Augusto Bittencourt (INPE), Profª Drª Yasmin Rodarte Carvalho (UNESP) e Prof. Dr. José Carlos Beceneri (INPE).
O PIBIC oferece ao aluno de graduação um primeiro contato com a atividade da pesquisa e isso possibilita que ele adquira perfil profissional extremamente útil nos dias de hoje, com conhecimentos multidisciplinares e habilidades para trabalhar em grupo.
Ao desenvolver trabalhos de Iniciação Científica, o estudante compreende o significado dos valores
intrínsecos da ciência e o quanto eles podem ajudá-lo ajudá-lo na formação acadêmica e profissional, como
 
 
indivíduo, ser humano e cidadão.
O IP&D já havia divulgado, no último dia 14, a lista dos novos alunos contemplados com bolsas de estudo do PIBIC/CNPq, que foram selecionados com seus respectivos orientadores: Karina M. dos Santos (Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes); Alessandro E. C. Granato (Prof. Dr. Flávio Aimbire); Vanessa Messias Dias (Profª Drª Viviane Pilla); Suellen M. S. Tursi (Profª Drª Maricília S. Costa); Natália Lima dos Reis, Juliana F. Mangolin (Prof. Dr. Newton Soares da Silva); Henrique C. Carvalho (Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro) e Geraldo M. Alves de Abreu (Profª Drª Ana Maria do E. Santo).
Os alunos iniciam este semestre seus experimentos e permanecem durante um ano, até complementarem suas pesquisas.

Saiba mais sobre o PIBIC, pelos telefones: (12) 3947-1103 / 3947-1103.

 

  Você sabe o que é ser Engenheiro Biomédico?

 
 
 
Um dos laboratórios da Engenharia Biomédica no Campus Urbanova
O Engenheiro Biomédico é um profissional habilitado para atuar nas áreas da interface Engenharia-Saúde, no desenvolvimento de inovações voltadas para instrumentos e equipamentos médico-hospitalares correlacionados a sistemas diagnósticos e terapêuticos, bem como na gestão de sistemas clínicos.
Esse profissional exerce suas atividades no ambiente clínico-hospitalar, em empresas e em institutos de pesquisa.
O curso de Graduação em Engenharia Biomédica da Univap foi o primeiro a ser instituído no Brasil, sendo ofertado com duração de cinco anos, carga horária de 3.600 horas, e homologado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) em 2007. Nesse curso, além da sólida formação básica

 
 
nas áreas de saúde e ciências exatas, o aluno, desde o primeiro ano, tem oportunidade de desenvolver projetos na área da Engenharia Biomédica, que é forte estímulo para desenvolver um profissional proativo.
A Univap formou a primeira turma de Graduação em Engenharia Biomédica em 2005, e é a única instituição do País a oferecer um programa completo nessa área, pois oferece desde a Graduação até o Doutorado.
O curso foi avaliado pelo MEC com triplo A, pela excelência do corpo docente, organização didático-pedagógica e instalações. A Universidade possui ainda convênios para estágios na Dinamarca, Argentina, Espanha e Canadá.
A demanda por esse profissional vem crescendo de maneira significativa, o que possibilita alta taxa de empregabilidade. As recentes contratações por intermédio da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), instituição que administra, entre outros, o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos, apresentam o quadro promissor da área.

Informações: (12) 3947-1004 – Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU).

 

 
  Congresso Nacional de Inclusão e Diversidade

 
 
A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, localizada em São José dos Campos, SP, realiza de 10 a 12 de setembro de 2008, o Congresso Nacional de Inclusão e Diversidade (Conid).

O objetivo do Congresso é reunir a sociedade e o poder público para discutir diversos temas, entre eles, acessibilidade; tecnologia assistiva/ajudas técnicas; diversidade étnico-racial, cultural e regional; educação inclusiva; esporte e lazer; trabalho e emprego; legislação e práticas inclusivas nas ações da saúde.

O evento será realizado no Campus Urbanova, a maior infra-estrutura da Universidade, onde está concentrada boa parte das Faculdades, Institutos de Pesquisa, Auditórios, entre outros (site: www.univap.br)

Informações sobre o Congresso pelo e-mail: conid@univap.br  ou pelo Telefone: (12) 3947-1031, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.


 
  Jogos Interclasses

 
 
 
O Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, Campus Centro, em São José dos Campos, realiza anualmente os jogos interclasses, a fim de integrar os alunos do Ensino Médio e Técnico da Univap.
Sob a coordenação geral do professor de Educação Física, Márcio Henrique da Silva, os Interclasses este ano tiveram a abertura oficial dia 18 de agosto, às 10 horas, com a presença da equipe do São José Futsal - Fadenp/Vale Sul.

 
 
 

 
  Alunos visitam o Museu do Folclore em São José dos Campos

 
 
 
Durante todo o mês de agosto, os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Prof. Stephan Boehmisch, localizada no Campus Urbanova, trabalharam o tema folclore, que consta no planejamento das séries, com a interação em Artes, da Língua Portuguesa, da História e da Geografia.
Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem por intermédio de lendas, contos, provérbios e canções.


22 de Agosto - Dia do Folclore.