De 18 a 24 de Agosto / 2008
 
     
   
  Conservação e restauração de livros e revistas

 
 
Conservar, recuperar e restaurar livros e revistas de uma biblioteca não é uma tarefa fácil. Um acervo, um arquivo ou mesmo uma biblioteca representam o reduto onde anos e formas de cultura e conhecimento estão depositados, portanto, a responsabilidade de cuidar desse patrimônio envolve a todos.
Na Univap o trabalho de restauro e encadernação de livros e revistas é realizado na Biblioteca Central, no Campus Urbanova, pelo Bibliotecário Benedito Joaquim da Costa, e pela Auxiliar de Biblioteca, Profª. Cláudia Eli Vieira de Andrade, que recuperam aproximadamente 80 obras por mês. O recurso para compra do material de restauro vem da arrecadação de multas de materiais emprestados e devolvidos em atraso.
A orientação por parte do Sistema Integrado de

 
 
Bibliotecas da Univap (SIBI/Univap) é para que os usuários evitem grifar ou fazer anotações nas páginas; retirar indevidamente páginas das obras; virar as páginas com auxílio de saliva; usar grampos ou clipe, elástico, fita adesiva para marcação; inserir objetos, flores e outros papéis entre as páginas dos livros; alimentar-se ou fumar ao manuseá-los; dobrar as pontas das páginas; fazer qualquer tipo de reparo ou mesmo apoiar os cotovelos sobre o livro.
Se você quiser saber mais como são realizados os trabalhos de restauro e conservação do acervo bibliográfico da Univap, entre em contato pelos telefones: (12) 3947-1069 e 3947-1000 – ramal 2029.


 

  Diretor Executivo do Programa Lemelson-MIT visita a Univap

 
 
A fim de conhecer as instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e o Parque Tecnológico da Univap, o Pró-Reitor de Cooperação Nacional e Internacional, Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro recebeu, dia 13 de agosto, a visita do diretor executivo do Programa Lemelson-MIT, Prof. Joshua Schuler.
O Programa Lemelson-MIT é uma organização sem fins lucrativos no âmbito da Escola de Engenharia do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
O Prof. Schuler concentra suas atividades em fazer avançar os objetivos estratégicos que apóiam o programa de reconhecimento de inventores e incentivo a novas soluções sustentáveis para o mundo real e seus problemas. Busca também inspirar os jovens a prosseguirem a pesquisa científica, por meio de inventos. Atuou na supervisão de concessão de bolsas de estudos do InvenTeams orçamental, para o Programa Lemelson-MIT, e foi consultor para Axxon Biopharm Inc. e Aliança Renault-Nissan.

Prof. Dr. Márcio Magini, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, o Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro, Pró-Reitor de Cooperação Nacional e Internacional, o Prof. Joshua Schuler, do Programa Lemelson-MIT e o Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco, Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap
 
 
 

 
Curso de Extensão em Gestão e Liderança Universitária Univap TV exibe programas pela Rede Vida de Televisão

 
 
Panorama sobre a mobilidade da educação internacional do Brasil

Dando continuidade ao Curso de Extensão em Gestão e Liderança Universitária na Univap aos coordenadores de Graduação e de Pós-Graduação, a Universidade recebeu no último dia 13 de agosto, a palestrante Maura Leão, diretora de operações da BELTA (Brazilian Educational & Linguage Travel Association), que abordou o tema: Panorama sobre a mobilidade da educação internacional do Brasil.
A palestra foi realizada no Auditório do Ceplade, Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Os trabalhos realizados pelo CEGLU na Univap estão sob a Coordenação Geral do Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro, Pró-Reitor de Cooperação Nacional e Internacional.

 
Assista aos sábados, às 14h40min, pela Rede Vida de Televisão (TV a cabo e via satélite) aos programas sobre os cursos oferecidos pelas Faculdades da Univap.
Já foi exibido o programa da Faculdade de Direito, dia 9 de agosto, e dia 16 dos cursos que compõem a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação.


Os próximos programas serão exibidos nas seguintes datas:

23 de agosto – Cursos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

30 de agosto – Cursos da Faculdade de Ciências da Saúde

6 de setembro – Cursos da Faculdade de Educação e Artes


A Univap TV apresenta os cursos oferecidos pelas Faculdades e as possibilidades da profissão em cada área.


Informações: (12) 3945-1012 – E-mail: univaptv@univap.br
.
 
 

 
  Seminários em Engenharia Biomédica

 
 
Os alunos da Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Univap, assistiram no último dia 12, a palestra: Fabricação de Nanocristais Metálicos e Semicondutores usando a Técnica de Ablação Laser, ministrada pelo Prof. Dr. Ernesto Jiménez Villar, do Instituto de Ciencia de los Materiales, Departament Física Aplicada da Universidad de Valencia, Espanha.
O pesquisador do Laboratório de Fabricación de Nanomateriales y Nanodispositivos, esteve na Universidade a convite do Prof. Dr. Egberto Munin e da Profª Drª Viviane Pilla, do Laboratório de Biofotônica e Óptica Não-Linear do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&) da Univap
.
 
 
 

  Homenagem ao Prof. Aldo Zonzini na Semana Jurídica da Univap

 
 
A Faculdade de Direito, Campus Centro, realizou, de 11 a 15 de agosto, a Semana Jurídica, que contou com a participação de renomados especialistas da área.
Abertura da Semana aconteceu no dia 11, nos períodos da manhã e noite, com a palestra: Os Provimentos das Cortes Constitucionais e a Vinculação da Jurisdição Ordinária: Situação na Europa, América e no Brasil, ministrada pelo Prof. MSc. Izaías José de Santana, Secretário Adjunto de Justiça do Estado, Procurador do Município de São Paulo e Professor de Direito Administrativo na Univap, que na mesma ocasião promoveu o lançamento do livro de sua autoria, intitulado: Controle Concreto de Constitucionalidade.

 
 
 

  Piano a quatro mãos

 
 
 
As pianistas Olga Lazareva e Lucy Rempel apresentam-se em um Recital de Piano no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, dia 24 de agosto, às 18 horas.
As obras de Mozart, Schumann, Rachmaninoff, Fauré, Lacerda e Mignone estão no programa do concerto gratuito, realizado em parceria entre a Univap e a Unimed de São José dos Campos.
Formado no início do ano passado, o Duo Clavier, composto por Olga e Lucy, realiza pesquisa técnica de repertório, de forma a ampliar as possibilidades sonoras e expressivas do piano, um dos instrumentos mais completos.

Olga Lazareva é natural da Rússia, formada no Federal State Educational Institution of the-Hihg Professional Education “Saint-Petersburg State Conservatory. Academy, named after N. A. Rimsky-Korsakov”. Em 2003 recebeu menção honrosa no Concurso Nacional Infanto-Juvenil para instrumento de Sopro (Rússia) como reconhecimento ao seu desempenho excepcional como pianista co-repetidora.
 
 
 
 

  Projeto Intergeracional - Gincana da Amizade

 
 
O Colégio Técnico Univap Villa Branca, em Jacareí, vem, desde o início do ano, desenvolvendo um Projeto Intergeracional (interação de jovens e adultos), a fim de resgatar valores como solidariedade, respeito e valorização dos idosos e, ao mesmo tempo, despertar nos alunos o senso de responsabilidade e compromisso social.
As atividades culminaram na realização de várias palestras, entre elas: O Lugar do Idoso na Sociedade; A Importância do Idoso na Sociedade; Qualidade de Vida e Jogos Adaptados para Idosos. Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar a Faculdade da 3ª Idade em São José dos Campos.

 
 
 
  Homenagem aos Pais

 
 
 
A direção e alunos da Escola de Ensino Fundamental e Infantil Prof. Stephan Boehmisch, Campus Urbanova, prestaram homenagem aos Pais, dia 13 de agosto, às 19h30min, no Auditório da Reitoria.
A festa envolveu a apresentação de Ballet Clássico, Hip Hop, e outros estilos, sob a coordenação geral da professora de dança, Silvia Mello e do Prof. Luidy Caldas Lima que alegrou o ambiente com canções ao piano.
Além das apresentações de dança, teatro e brincadeiras fizeram parte da homenagem
.
 
 
 
 
 
Vacinação - Rubéola