2021 foi instituído como o Ano Internacional da Paz e da Confiança, reconhecendo a necessidade da ONU de interceder sobre o desenvolvimento consciente de relações amistosas entre todos os países. Nas atuais difíceis condições de nosso tempo, urge mobilizar uma cooperação pacífica, harmoniosa e de amplo benefício com estados vizinhos, nas esferas humanitária, política, econômica e cultural.
Reconhecendo que a paz e a confiança envolvem, sobretudo, aceitar as diferenças e ter a capacidade de ouvir, reconhecer, respeitar e admirar os outros, a UNESCO designou a Educação como responsável por conduzir o processo de formação dos valores humanos que gerem nas crianças e jovens atitudes socioemocionais condizentes para a formação de uma Cultura de Paz e não violência, que beneficie a humanidade como um todo e em particular, as futuras gerações.
Tendo como base o tema “Cultura de Paz e Não-Violência”, nós do Colégios Univap – Unidade Villa Branca, enquanto escola associada à UNESCO, apresentamos a edição de 2021 do FLIU. Sejam todos muito bem-vindos!
Trata-se de um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:
• No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;
• No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;
• No compromisso com a solução pacífica dos conflitos;
• Nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio ambiente para as gerações presentes e futuras;
• No respeito e fomente à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens;
• No respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação;
• Na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, diversidade, diálogo e entendimento.
Como promover uma Cultura de Paz?
Uma Cultura de Paz pode ser promovida de acordo com oito (8) pilares fundamentais:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Geral