Conheça a Univap



  • VOCÊ SABIA?

    Para ser considerada uma Universidade, a instituição de ensino deve cumprir uma série de requisitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC):

    - Pelo menos um terço do corpo docente deve ter título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência para transmitirem aos estudantes.

    A Univap possui 83,5% do seu corpo docente formado por mestres e doutores. Nossa Universidade tem como principal diretriz a excelência acadêmica.

    - Um terço do corpo docente deve ser contratado em regime de tempo integral - esses são os profissionais que costumam oferecer maior dedicação à instituição, já que têm mais tempo para atender os universitários e para desenvolver projetos de pesquisa e extensão.

    A Univap atende esse requisito.

    - Desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu com boa qualidade, sendo um deles de doutorado.

    A Univap possui nove programas de pós-graduação stricto sensu, sendo três deles de doutorado, com ótima qualidade de ensino e reconhecimento do mercado:

    - Doutorado em Física e Astronomia
    - Doutorado em Engenharia Biomédica
    - Doutorado em Planejamento Urbano e Regional
    - Mestrado Profissionalizante em Processamento de Materiais e Catálise
    - Mestrado Profissionalizante em Bioengenharia
    - Mestrado em Ciências Biológicas
    - Mestrado em Engenharia Biomédica
    - Mestrado em Física e Astronomia
    - Mestrado em Planejamento Urbano e Regional
  • OUTROS PONTOS ONDE A UNIVAP SE DESTACA:

    Pesquisa

    A Univap conta com um Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), órgão encarregado de executar programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como de ensino de Pós-Graduação "Stricto Sensu", de fornecer assessoria técnica científica a organismos públicos e privados e prestar serviços à comunidade.

    O quadro dos acadêmicos tem reconhecimento nacional e internacional, como o Scimago Institutions Rankings. Os profissionais são constantemente solicitados como palestrantes em importantes congressos e como revisores de conceituadas revistas científicas.

    A Univap é a Universidade que mais publica artigos científicos na região e uma das mais importantes entre as Instituições de Ensino Superior do país. 

    Além disso, os Campi da Univap são palco, praticamente todos os dias, de palestras, feiras, congressos e simpósios. Eventos como o Qualivitae e Encontro de Iniciação Científica, por exemplo, colocam os alunos em contato com o conhecimento de ponta que vem sendo desenvolvido dentro e fora da universidade.

    Infraestrutura

    A Univap conta com um total de três Campi nas cidades de São José dos Campos  e Campos do Jordão. 

    O Campus Urbanova, principal sede da Univap, é uma verdadeira Cidade Universitária. Com 266.794 m² de área construída, o Campus possui oito prédios que abrigam as Faculdades e a reitoria. Dentro dessa estrutura, destacam-se também os laboratórios de alta complexidade, Observatório de Astronomia e Física Espacial, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e o complexo poliesportivo. O Campus abriga ainda o Parque Tecnológico Univap e a Capela Ecumênica.

    O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap está instalado em dois prédios do Campus Urbanova. Ao todo são cerca de 10 mil m² de área construída. Possui 43 Laboratórios, que abrigam 32 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sendo 20 grupos com certificação. Possui diversas salas de aula, biblioteca e auditório com 110 lugares.

    Responsabilidade Social

    As novas demandas do mundo moderno exigem uma Universidade cada vez mais posicionada perante as questões que envolvem a comunidade. Afastando-se do antigo conceito de uma Instituição cercada dentro de seus próprios muros, a Univap assume o compromisso de colocar-se a serviço da sociedade, atuando como consultora do poder público em diversos projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

    Além das parcerias em âmbito social, científico e cultural com órgãos públicos, a Univap também coloca sua estrutura à disposição da comunidade. Na área da saúde, por exemplo, mais de 1.400 atendimentos mensais são realizados gratuitamente.