Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes
  • Os cursos oferecidos pela Univap tem reconhecimento do MEC?

    Conforme site do MEC:
    "Os cursos de pós-graudação lato sensu, oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional, independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto nesta Resolução" (a saber, a Resolução CES/CNE nº 1, citada no item 1). Portanto, como uma instituição de ensino superior, a Univap tem autonomia para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu e seus certificados são reconhecidos pelo MEC.

  • O que é um curso de especialização (pós-graduação lato sensu)?

    De acordo com as informações do site do MEC (www.mec.gov.br), os cursos de pós-graduação lato sensu (ou especialização) "têm duração mínima de 360 horas, não computando o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente e aquele destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso. Oferecidos aos portadores de diploma de curso superior, têm usualmente um objetivo técnico-profissional específico, não abrangendo o campo total do saber em que se insere a especialidade. Direcionado ao treinamento nas partes de que se compõe em ramo profissional ou científico, o curso confere certificado a seus concluintes." A resolução que "estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação" é a Resolução CES/CNE nº 1, de 3 de abril de 2001, e se encontra também no site do Ministério para consulta.

  • Como a Univap procura garantir a qualidade de ensino de seus cursos de pós-graduação lato sensu?

    Ao final de cada módulo, os alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu são convidados a realizar uma avaliação de cada disciplina oferecida dentro daquele módulo específico, em que ele responde questões sobre o conteúdo, o docente que ministrou as aulas e as instalações que ele usou em nossa Universidade. A partir das informações colhidas neste processo, a Pró-Reitoria de Educação Continuada, em conjunto com a coordenação de cada curso, analisa e procura sanar os problemas apontados pelos alunos para manter a qualidade dos cursos.

  • Qual a carga horária, duração e valor dos cursos?

    Essas informações variam de curso para curso, portanto, acesse nossa página de cursos para obter essas informações do curso de sua escolha.

  • Qual a frequência das aulas?

    Caso não haja nenhuma ressalva na página do curso, a frequência das aulas é semanal, podendo variar em um, dois, ou três dias por semana, dependendo do curso. Caso contrário, estará explicitado na página do mesmo. E os diferentes dias da semana não significam opções por um ou outro dia. Da mesma forma que a frequência das aulas, estará explicitado se for diferente.

  • Onde serão ministradas as aulas da pós-graduação?

    Os cursos serão ministrados no Campus Urbanova da Univap, localizado à av. Shishima Hifumi, 2911, Urbanova - São José dos Campos - SP.

  • Há processo de seleção? Como será feito?

    A existência ou não de processo de seleção depende da coordenação do curso em questão. E sendo assim, a forma como ele será feito também fica a cargo da coordenação do curso. Caso um curso tenha seleção de seus alunos, essa informação estará especificada na página do curso. Por favor, acesse nossa página de cursos para saber se há ou não processo de seleção no curso de seu interesse.

  • Qual o valor da matrícula?

    A matrícula tem valor igual ao valor das demais parcelas do curso e sobre o valor da matrícula não incidem quaisquer descontos.

  • Eu ainda não concluí a minha graduação. Posso fazer minha matrícula?

    De acordo com a legislação do MEC, somente aqueles que já concluíram a graduação podem fazer os cursos de pós-graduação lato sensu, portanto, não aceitaremos inscrição ou matrícula de graduandos.

  • Como é feita a avaliação nos cursos?

    A forma de avaliação dos alunos no curso fica a cargo dos professores do curso, e pode variar entre provas, trabalhos, ou outras formas de avaliação. O que a universidade exige é uma nota final acima de 7,0 (sete) para que o aluno seja aprovado naquela disciplina ou então no curso.

  • Preciso apresentar monografia no final do curso?

    O trabalho de conclusão de curso é obrigatório para os cursos de pós-graduação lato sensu. A forma como este será apresentado fica acargo da coordenação de cada curso.

  • Qual a formação do corpo docente dos cursos?

    De acordo com a legislação vigente para a pós-graduação lato sensu, é exigido que pelo menos 50% do corpo docente tenha mestrado ou doutorado na área relacionada ao curso. A Univap procura seguir com rigor essa exigência, para garantir a qualidade dos cursos oferecidos pela universidade.

  • A Univap possui convênio com empresas?

    No momento a Univap tem descontos para grupos de pessoas que trabalhem em uma mesma empresa ou instituição. A oferta está estipulada da seguinte forma:

    » 3 a 5 pessoas: 10%
    » 6 a 10 pessoas: 15%
    » mais de 10 pessoas: 20%

  • Ainda tenho dúvidas sobre os cursos de pós-graduação lato sensu. Quem eu devo contatar?

    Caso a sua dúvida não tenha sido respondida nesta seção do site, por favor, entre em contato com a Pró-Reitoria de Educação Continuada, pelos telefones (12) 3949-2292 ou (12) 3947-1233, ou ainda pelo e-mail latosensu@univap.br.