Química

  • O PIBID/Química da UNIVAP está sendo desenvolvidos em escolas da rede pública do município de São José dos Campos, SP desde o ano de 2014. Iniciou seu trabalho com a participação de cinco alunos bolsistas e que estão atuando no momento na E.E. Euclides Bueno Miragaia, onde participam de atividades como: planejamento e organização de atividades pedagógicas; elaboração de planos de aula; aplicação de experimentos com materiais alternativos e confecção de relatórios. O objetivo do subprojeto é dar aos bolsistas a oportunidade de vivenciar a rotina escolar como facilitadores da aprendizagem, com o desafio de tornar a experiência de aprender interessante para os alunos, sempre levando em conta a realidade dos mesmos, buscando abordar os temas de maneira significativa para os alunos. 
  • Equipe do subprojeto
  • Coordenadores:
    Prof. Dr. Denilson Nogueira de Moraes.

    Supervisora da E.E. Euclides Bueno Miragaia:
    Prof. Ellen Aparecida da Silva.

    Alunos Bolsistas:
    Brígida Talita Costa Dias de Freitas
    Jaqueline Gomes dos Santos
    Fabio da Silva Zandonadi
    Samuel Martins Moreira
  • Produções didático-pedagógicas
  • Projetos:
    -Medidas de pH com indicadores naturais e pHmetro digital.
    -Produção de sabonete com óleo usado.
    -Montagem de pilha caseira.

    Objetivos:
    • Promover a vivência da prática pedagógica no contexto escolar.
    • Preparar aulas teóricas e experimentais fazendo uso de materiais e conteúdos que façam parte do cotidiano dos educandos, de modo que o conteúdo possa ser absorvido de maneira simples e significativa.

    Desenvolvimento:
    1. Reuniões entre coordenadores, supervisores e bolsistas para a socialização das informações sobre o funcionamento do projeto e realidade da escola.
    2. Levantamento de bibliografia para os temas a serem abordados.
    3. Reuniões entre coordenadores, supervisores, e bolsistas para discussão sobre conteúdo, metodologias e métodos avaliativos relacionadas com o ensino de Química;
    4. Elaboração e preparo dos experimentos relacionados aos temas de ensino, considerando o projeto pedagógico da escola, o planejamento dos professores, e suas principais dificuldades, além de literatura específica para aplicação dos experimentos.
    5. Aplicação e avaliação das sequências pedagógicas e instrumento avaliativo a partir de uma análise da realidade dos alunos e suas condições de aprendizagem;
    6. Aplicação e avaliação das sequências pedagógicas propostas;
    7. Análise dos dados obtidos;
    8. Submissão de trabalhos para publicação em Congressos específicos;
    9. Elaboração de relatórios parciais e relatório final.

    Justificativa:
    A justificativa para o desenvolvimento deste projeto está baseada na necessidade de aulas experimentais em escolas públicas onde não há laboratório de química ou reagentes específicos para a execução de experimentos relacionados com os conteúdos teóricos abordados, possibilitando aos alunos e bolsistas experiências simples e de baixo custo para serem desenvolvidas em sala de aula, visando à compreensão dos conteúdos de Química.