Pedagogia

  • O subprojeto “Pedagogia com destaque para as classes de alfabetização” promove a inserção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de pesquisadoras-docentes da licenciatura e de um professor da escola.

    Assim como um dos projetos aprovados pela Capes atende também às expectativas e orientações da Capes, incentivando e contribuindo para a formação de docentes, em nível superior para a educação básica e no caso da Pedagogia, na inserção nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na promoção de ações que levem a valorização do Magistério. Ênfase especial do Programa na sensibilização de professores(as) regentes como protagonistas na coformação de futuros docentes.
  • Equipe do Subprojeto
  • Coordenadoras PIBID responsáveis pelo Subprojeto: Pedagogia
    Profª. Vera Lúcia Catoto Dias, Me;
    Profª. Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira, Me.

    Supervisoras PIBIB responsáveis pelo Subprojetos: Pedagogias nas Unidades Escolares:

    Profª. Lislene Nagaroto - Escola Dr. Pedro Mascarenhas;
    Profª Inajara Faria da Silva Ramos – Escola: Profª. Lourdes Mª de Camargo;
    Profª. Luciana Alves – Escola: Euclides Bueno Miragaia
  • Produções didático-pedagógicas
  • OBJETIVO:
    Subprojeto: “Pedagogia com destaque para as classes de alfabetização” tem como objetivo proporcionar aos futuros(as) professores(as)-alfabetizadores(as) efetiva participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, contextualizadas ao cotidiano de escolas da rede pública estadual do município de São José dos Campos.

    DESENVOLVIMENTO:
    Planejamento Pedagógico: “A alfabetização/leitura nos anos inicias do Ensino Fundamental”, direcionado aos integrantes do subprojeto de Pedagogia e profissionais da unidade escolar parceira (professoras regentes e coordenadoras pedagógicas). 

    Planejamento de Oficinas Interdisciplinares de Alfabetização/Leitura, direcionado às alunas bolsistas do PIBID, durante o período de janeiro a fevereiro do respectivo ano letivo.

    Desenvolvimento das Oficinas Interdisciplinares de Alfabetização/Leitura nas salas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizadas semanalmente ao longo do ano letivo. 
    • 1º ano – A construção do ambiente alfabetização;
    • 2º ano – A inserção de leitores no mundo da leitura;
    • 3º ao 4º ano – Desenvolvimento da competência leitora;
    • 5º ano – A formação do leitor no Ciclo I. 

    Grupos de Estudo sobre a aquisição da competência leitora a partir dos documentos referências do MEC – Pacto para a Alfabetização na idade certa (PNAIC) e do Programa Ler e Escrever, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEE/SP. Assim como autores e produções científicas, que tratam do tema, direcionados às participantes do Subprojeto de Pedagogia (reuniões semanais durante o ano letivo).

    INID – Organização do evento científico anual para a apresentação e divulgação dos resultados da produção científica.

    SEMINÁRIO Anual PIBID – Organização do evento e apresentação oral da produção científica. 

    O planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das propostas previstas para o Subprojeto: Pedagogia ocorre por meio de reuniões semanais com as Supervisoras PIBID, Coordenadoras PIBID, Alunas-bolsistas PIBID, responsáveis pela implantação e desenvolvimento das atividades nas oficinas interdisciplinares, junto aos alunos e professoras das respectivas salas de aula participantes do Programa. Assim como: o desenvolvimento de instrumentos para coleta de dados, tabulação e discussão de resultados para a produção científica, expressos nos artigos científicos e resumos estendidos. 

    RECURSOS:
    A Capes concede recursos financeiros ás Instituições de Ensino Superior, IES, públicas e privadas sem fins lucrativos participantes do Pibid, que tenham atendido às exigências expressas no Edital Capes nº 061/2013, tendo seus projetos aprovados e assim fazem jus aos recursos financeiros destinado ao custeio de despesas essenciais à execução das ações previstas nos respectivos Planos de Trabalho.

    AVALIAÇÃO:
    • Avaliação Diagnóstica: Aplicação dos instrumentos: “Sondagem de Leitura” e “Sondagem de Escrita”;
    • Orientação e acompanhamento das ações desenvolvidas semanalmente;
    • Elaboração de Relatórios mensais;
    • Reuniões semanais com as bolsistas PIBID;
    • Avaliação Final: Aplicação dos instrumentos; “Sondagem de leitura” e “Sondagem de Escrita”;
    • Tabulação e categorização dos dados coletados;
    • Análise e discussão de resultados;
    • Produção científica: elaboração de artigos científicos, resumos estendidos e Trabalhos de Conclusão de Graduação, TG, sobre a alfabetização/ leitura nos anos iniciais do ensino fundamental.