Educação Física

  • O PIBID/Educação Física da UNIVAP esta atuando nas escolas da rede pública do município de São José dos Campos, SP desde o ano de 2012. Iniciou seu trabalho com 15 bolsistas atuando em 02 escolas. 

    Hoje, o PIBID/ Educação Física tem em sua equipe 37 bolsistas atuando em 03 escolas: E. E. Prof. Ayr Picanço Barbosa de Almeida, E. E. Elmano Ferreira Veloso, E. E. Prof. Ana Herondina Soares Schychof. Nas escolas, os bolsistas participam de várias atividades, tais como: planejamento e organização de atividades pedagógicas, planos de aula de atividades práticas de slackline, rugby tag e rugby touch, lutas informais, além de atividades recreativas, jogos, experimentos científicos e confecção de relatórios. 

    O projeto objetiva estimular os bolsistas, alunos do curso de Educação Física, a elaborar diferentes metodologias de ensino para as atividades propostas e desenvolver trabalhos de iniciação científica a partir da coletas de dados junto aos alunos participantes do projeto. Utilizam-se materiais didáticos para promover a participação ativa dos alunos no aprendizado, de maneira a estimular neste aluno o pensamento crítico e a compreensão do mundo em que vive de maneira interdisciplinar.
  • Equipe do Subprojeto
  • Coordenadores:
    Prof. Me. Dorival Cesare Junior
    Prof. Me. Elessandro Váguino de Lima

    Supervisora da E. E. Prof. Ayr Picanço Barbosa de Almeida:
    Prof. Maria Aparecida de Freitas

    Alunos Bolsistas:
    Aline Marcele Pereira de Souza
    Eduardo de Godoi Ribeiro
    Felipe Mariá dos Santos
    Ingrid Karina Sales
    João Victor Domingues Oliveira
    João Victor Nunes Pereira
    Karina Barreto da Silva
    Litiele Cristina da Silva
    Lucas Carvalho Zaratin
    Pedro Henrique Nunes Pereira
    Pedro Ramos Gonzales
    Thiago William de Pádua Ferreira
    Tiago Aguiar do Prado

    Supervisora da E. E. Elmano Ferreira Veloso:
    Prof. Maria José Campos

    Alunos Bolsistas:
    Caroline de Carvalho Sansonetti
    Denise Pereira Martins 
    Fábio Pires de Oliveira
    Fernanda Duarte Matos Santana de Souza
    Guilherme de Araújo
    Larissa Santos
    Livia Agostinho
    Livia de Assis Xavier
    Livia Luques Serra Tiveron 
    Lucas Nicolas Carvalho Aragão
    Tomás de Oliveira e Souza Petraglia

    Supervisor da E. E. Prof. Ana Herondina Soares Schychof:
    Prof. Rubens da Silva Andrade Junior

    Alunos Bolsistas:
    Augusto Henrique Alves
    Bruna Ellen Gonçalves
    Deiseane Monique de Araujo
    Diane Caroline Pinheiro
    Felipe Junior Aparecido Leite
    Jéssika Lemes de Souza
    José Leandro Sampaio Morais
    Marcus Vinicius Machado
    Mariana Aparecida do Nascimento Duque
    Miele de Lima Vieira
    Tobias Rafael Costa Rodrigues
    Yago Rodolfo de Souza
  • Produções didático-pedagógicas
  • Projetos:
    -Lutas Informais
    -Rugby Tag
    -Slackline
    -Atividades Recreativas

    Objetivos:
    Promover o aprofundamento da reflexão sobre a prática, reconhecendo possibilidades de ações, tendo o cotidiano escolar como referência, retroalimentando as discussões no Curso de Licenciatura;

    Contribuir para a construção de propostas pedagógicas significativas dentro das aulas de Educação Física que contribuam para o conhecimento crítico e adesão dessas práticas, com finalidades de Educação, Lazer e Saúde.

    Desenvolvimento:
    - Reuniões entre coordenadores, supervisores e bolsistas para a socialização das informações sobre o funcionamento do projeto e planejamento de coleta de dados para pesquisa; 

    - Elaboração de instrumentos para pesquisa;

    - Reuniões de estudos temáticos entre coordenadores, supervisores, e bolsistas pra discussão sobre conteúdo, questões metodológicas e avaliativas relacionadas com o ensino de Educação Física escolar;

    - Produção de materiais curriculares relacionados com os temas de ensino: jogo, esporte, ginástica, luta, da Educação Física escolar; considerando o Projeto Pedagógico das escolas, o planejamento dos professores, os materiais e literatura específica para a abordagem das práticas, e as dificuldades apontadas pelos professores;

    - Aplicação e avaliação das sequências pedagógicas e instrumento avaliativo a partir de uma análise da realidade dos alunos e suas condições de aprendizagem;

    - Aplicação e avaliação das sequências pedagógicas propostas;

    - Análise dos dados obtidos;

    - Submissão de trabalhos para publicação em Congressos específicos;

    - Elaboração de relatórios parciais e relatório final.

    Justificativa:
    A necessidade de contemplar as escolas da rede pública estadual com valores do IDEB diferenciados, reconhecendo que as diferenças entre essas realidades pode também contribuir para o enriquecimento das discussões e construções de práticas pedagógicas favorecendo ainda a diversificação das intervenções a partir da realidade escolar.