Ciências Biológicas

  • O PIBID/Ciências Biológicas da UNIVAP está atuando nas escolas da rede pública do município de São José dos Campos, SP desde o Edital da CAPES, em 2010. Iniciou seu trabalho com 19 (dezenove) bolsistas atuando em quatro escolas. 

    Hoje, o PIBID/ Ciências Biológicas tem em sua equipe 14 (catorze) bolsistas licenciandos atuando em duas escolas: E.E. Maria Aparecida Vieira Madureira Ramos, E.E. Maria Luiza de Guimarães Medeiros. Nas escolas, os bolsistas participam de várias atividades, tais como: a organização de atividades pedagógicas, oficinas pedagógicas com material lúdico como maquetes, jogos, cartazes, vídeos e experimentos científicos.

    O projeto objetiva instigar os bolsistas, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a elaborar métodos de ensino diferenciados, utilizando materiais didáticos visuais e interativos para promover a participação ativa dos alunos no aprendizado, de maneira a estimular o aluno a construir a partir dos conhecimentos um pensamento crítico, e a compreensão do mundo em que vive de maneira interdisciplinar.
  • Equipe do subprojeto
  • Coordenadores:
    Profa. Dra. Walderez Moreira Joaquim
    Email: wal@univap.br
    Profa. Me. Karla Andressa Ruiz Lopes
    Email: karla@univap.br

    Supervisores:
    Prof. Me. André Ceruks – 
    Escola: E.E. Maria Aparecida Vieira Madureira Ramos, 
    Rua dos Carvalhos, 30, Jardim das Indústrias
    Telefone: 12 39318798 

    Profa. Me. Elisa Celeste Dreux 
    Escola: E.E. Maria Luiza de Guimarães Medeiros
    Rua: Luiz Gonzaga, 81, Santana
    Telefone: 12 39221606

    Bolsistas Licenciandos: 
    Abraão Donizete da Cruz
    Aline Faria Duarte
    Anelise Martins Garcia
    Ariane de Araújo Ferreira
    Diana Darc dos Santos
    Érica Zampieri Martins
    Ida Letícia Mendes
    Lara Navarro dos Satos
    Maria Carmélia dos Santos Chaves
    Nathalia Azeredo Lescura
    Thamires de Oliveira Pires Maia
    Rafael Vieira Alvarenga
    Sebastião Felipe Izidro Maciel de Oliveira
  • Produções didático-pedagógicas
  •  “Estratégias facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem em Biologia: Produção de material como instrumento didático para o estudo de botânica e zoologia”

    Objetivos
    O projeto intitulado “Estratégias facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem em Biologia: Produção de material como instrumento didático para o estudo de botânica e zoologia” tem como finalidade a formação inicial dos licenciandos, proporcionando a estes experiências pedagógico-formativas, articulando seu percurso formativo na universidade com a realidade local das escolas públicas e esta formação deve ser pautada na investigação e na reflexão crítica e os programas de formação docente devem ter estruturas curriculares e vivências pedagógicas que permitam aos professores lidar com situações novas, que tragam elementos de complexidade peculiares à sua natureza e contextos. A integração ao Projeto Institucional da UNIVAP, intitulado “PIBID-UNIVAP - Universidade e Escola Pública: espaço de formação de professores”,tem como perspectiva implementar as ações acadêmicas objetivando fortalecer a escola pública como espaço de formação e de construção da cidadania e promover a necessária articulação das universidades com as redes públicas de ensino.

    O presente subprojeto articula-se com os subprojetos nas áreas de Física, Matemática, entre outros, com o objetivo geral de promover um letramento científico aos bolsistas de forma interdisciplinar para auxiliar na compreensão e contextualização dos temas estudados e assim cultivar e exercer as práticas sociais envolvidas com a ciência.

    Desenvolvimento
    As atividades desenvolvidas nas unidades de ensino básico são inicialmente discutidas entre coordenadores e supervisores, e os supervisores orientam os graduandos bolsistas como devem ser aplicadas e direcionadas as atividades para os alunos do ensino médio.

    Antecedendo a aplicação das atividades ministradas aos discentes do ensino médio é realizada a roda de conversa, baseada no conteúdo abordado, com a finalidade de verificar o conhecimento prévio do aluno e identificação das lacunas do conhecimento dos mesmos. Após a atividade desenvolvida, os resultados obtidos são discutidos entre os licenciandos e discentes do ensino médio e mediado pelo supervisor, e quando necessário é revista a metodologia a ser aplicada.

    Os artigos, jogos e banners são elaborados pelos licenciandos e supervisores sob orientação dos coordenadores. Este material é gerado como um dos produtos referentes a cada etapa do subprojeto cumprida.

    Justificativa
    A estratégia utilizada no ensino de Biologia atualmente está centrada nas aulas teóricas com deficiência de atividades práticas e, com conceitos e terminologias distantes do cotidiano do aluno.

    Esse quadro não expressa o despreparo dos professores, e nem as condições escolares deficientes, mas sim uma deformação estrutural que prioriza a memorização de conceitos vinculados a exercícios mecânicos que não propõe o uso do raciocínio, desta forma não promovendo a construção de conhecimentos.

    As atividades propostas no subprojeto de Biologia são pautadas em atividades práticas nas quais os alunos realizam observações, levantamento de hipóteses, questionamentos, associações com o cotidiano, discussões e procedimentos que promovam a construção do conhecimento nos vários conteúdos abordados em Botânica e Zoologia, além de autonomia e crítica.
  • Trabalhos Apresentados (2016)
  • MATERIAL DE ENSINO APRENDIZAGEM COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE ANIMAIS INVERTEBRADOS”, na sessão de pôster (Ensino Zoologia) - do XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no período de 07 a 11 de Março de 2016. (Pôster 118)

    "ENSINO DE BOTÂNICA: O JOGO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO MÉDIO”, na sessão de pôster (INID) do XX Encontro de Iniciação Científica (INIC), XVI Encontro de Pós-Graduação (EPG), X INIC Jr da UNIVAP, VI Encontro de Iniciação a Docência (INID), realizado pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), no período de 27 a 28 de Outubro de 2016. 

    "ELABORAÇÃO DE REGRAS DE CONVÍVIO ESCOLAR PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA E.E. MARIA LUIZA DE G. MEDEIROS (PROJETO PIBID)”, na sessão de pôster (INID) do XX Encontro de Iniciação Científica (INIC), XVI Encontro de Pós-Graduação (EPG), X INIC Jr da UNIVAP, VI Encontro de Iniciação a Docência (INID), realizado pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), no período de 27 a 28 de Outubro de 2016. 

    "ESTUDOS ETNOBOTÂNICOS E AULAS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NA E.E. MARIA LUIZA DE GUIMARÃES, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
    ”, na sessão de pôster (INID) do XX Encontro de Iniciação Científica (INIC), XVI Encontro de Pós-Graduação (EPG), X INIC Jr da UNIVAP, VI Encontro de Iniciação a Docência (INID), realizado pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), no período de 27 a 28 de Outubro de 2016. 

    Aceite de Trabalhos que serão apresentados VI ENALIC 2016 (apresentação oral)
    "INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS NO PREPARO DE HORTA ESCOLAR”, na sessão de Poster do VI ENALIC - VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), V Seminário Nacional do PIBID, IV Encontro Nacional do PIBID, X Seminário Institucional PIBID/PUCPR, no período de 14, 15 e 16 dezembro 2016 – Curitiba – PR.

    "LEVANTAMENTO DA CADEIA ALIMENTAR NA ÁREA VERDE DA E.E. MARIA LUÍZA DE G. MEDEIROS – SJCAMPOS – SP, COM ÊNFASE NA BUSCA DE ANIMAIS PEÇONHENTOS”, na sessão de Poster do VI ENALIC - VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), V Seminário Nacional do PIBID, IV Encontro Nacional do PIBID, X Seminário Institucional PIBID/PUCPR, no período de 14, 15 e 16 dezembro 2016 – Curitiba – PR.
    Aceite: página 77 Enalic_propostas _aprovadas.pdf)
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