Artes Visuais

  • O PIBID| Artes Visuais da UNIVAP está atuando nas escolas da rede pública do município de São José dos Campos, SP desde o ano de 2013. Iniciou seu trabalho com 10 bolsistas atuando em 02 escolas, Escola Estadual Najla Jamile Santos Machado de Araújo e Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia, onde os bolsistas participam de várias atividades, tais como: planejamento e organização de atividades pedagógicas, planos de aula de atividades de procedimentos artísticos. O objetivo geral do subprojeto é estimular a criação de estratégias de intervenções e ações artísticas nas escolas públicas em conjunto com o desenvolvimento de projetos de trabalho, projetos de aula e oficinas que partem do princípio que a arte deve ser utilizada como um instrumento pedagógico para obter um maior conhecimento do mundo, a fim de mostrar a relevância da arte em outras disciplinas (história, geografia, matemática).
  • Equipe do subprojeto
  • Coordenadores:
    Proa. Ma. Lindsay Caroline de Brito Ribeiro

    Escola Estadual Najla Jamile Santos Machado de Araújo Profa
    Supervisora: Katia Cristina Gonçalves

    Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia
    Supervisor: Antônio Carlos do Prado

    Alunos Bolsistas:
    Gabriel Duarte Rachid
    Kátia Miele Hingst
    Laura Helena Ramos
    Maria Vitória Gomes de Oliveira
    Paloma Cristina Ribeiro Damião
    Renata dos Santos Oliveira
    Thiago Fernandes Costa
    Tainá Stephanie Friggi Oliveira
    Tainara Ribeiro da Silva
    Valkíria Aparecida Lobo de Alvarenga Aniceto
  • Produções didático-pedagógicas
  • Elaborando cartazes para o evento da Mostra Cultural - Escola Najla Jamile 
    Nessa atividade os alunos desenvolveram um cartaz de chamada do evento de graffiti utilizando uma tecnologia já obsoleta dentro da escola: o mimeógrafo. Assim os bolsistas resgataram as memórias de professores que utilizavam o aparelho e que agora se tornou perdido em meio aos recursos tecnológicos. 

    Encerramento das atividades do semestre na Escola Najla Jamile. 
    Bolsistas do PIBID |Artes Visuais, sob a coordenação dos Profs Lindsay Ribeiro e Amilton Damas realizaram, como encerramento das atividades do semestre, de exposição artístico-educacional com atividades de grafitagem que contou com a presença do artista Matheus Mats de Jacareí que orientou os alunos na prática.

    O projeto desenvolvido ao longo do semestre passou por três etapas, a primeira de registros, experimentações e investigação do desenho infantil por meio do caderno de anotações, o segundo resgatou tecnologias obsoletas da escola, como o mimeógrafo e o retroprojetor para o uso artístico de reprodução e ampliação de imagens e o terceiro foi o trânsito dessas imagens para o muro da escola trabalhadas com técnica do grafitti como aproximação e ampliação da cultura local.

    Pintura coletiva - Escola Euclides Miragaia 
    Na segunda etapa dos estudos coletivos, os alunos usaram a tinta guache para finalizar os trabalhos. Construindo outras possibilidades de pensar e fazer o trabalho coletivo.