Sobre o Observatório

  • O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) tem como objetivo principal a divulgação científica, estimulando a curiosidade pelas ciências exatas. Com um espaço amplo para exposições permanentes ou temporárias, o observatório promove atividades de ensino, extensão e pesquisa.

    Aberto a toda a comunidade do Vale do Paraíba e demais regiões, o observatório promove eventos gratuitos e regulares de observação do céu, sempre acompanhados de uma palestra sobre um tema astronômico. Eventos especiais, tais como chuva de meteoros, eclipses, passagens de cometas, entre outros, são acompanhados por observações e atividades explicativas. Regularmente, também são oferecidos cursos de extensão à comunidade e cursos de capacitação para professores do ensino básico.

    O Observatório foi inaugurado no dia 14 de outubro de 2011. A equipe do observatório é formada por pesquisadores e alunos do programa de pós-graduação em Física e Astronomia da Univap, com grande experiência em pesquisa, extensão e divulgação científica.