Centro de Estudos da Natureza

  • Na área do Campus Urbanova, denominada de “fazenda”, encontramos o Centro de Estudos da Natureza – CEN que é composto do Criadouro Conservacionista, do Borboletário, do Serpentário e viveiro de plantas medicinais. O CEN congrega vários profissionais preocupados em estudar a fauna e a flora principalmente da Região Valeparaibana. 

    O CEN é o local onde os alunos do curso de Ciências Biológicas, sob orientação dos professores, podem observar o comportamento de diversos tipos de plantas e animais, realizando importantes pesquisas para a preservação das espécies.

    “A região possui uma biodiversidade apreciável e digna de ser estudada e preservada”, dizem os pesquisadores. O objetivo principal do trabalho realizado é a preservação. 

    Vários projetos são desenvolvidos neste local promovendo a interação dos alunos com a comunidade, o desenvolvimento da pesquisa científica e de uma mentalidade voltada para a necessidade da preservação. Professores de diversas áreas, estagiários e monitores do cursos de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação da Univap trabalham com objetivos específicos, num ambiente privilegiado: uma antiga fazenda, próxima do rio Paraíba do Sul e cercada de áreas verdes. Boa parte das pesquisas é possível graças ao aproveitamento destes recursos, permitindo um estreito contato com animais e plantas típicas da região. O resultado dessa combinação de pesquisa e consciência ecológica é a preservação da natureza.