Projeto Eu Faço Parte da História

  • É um dos objetivos da Coordenadoria de Cultura da Univap, registrar em DVDs as pessoas que fazem parte da História de São José dos Campos, que são consideradas Patrimônios Humanos. 

    É um projeto para registro, através da história oral, de usos e costumes, de várias pessoas da comunidade de são José dos Campos tais como: costureiras, alfaiates, antigos vendedores do mercado municipal e adjacências, relojoeiros, médicos e outros, pessoas selecionadas em nossa cidade. Em especial pessoas relacionadas à Univap e FVE.

    São pessoas que vivem em São José dos Campos, há muitos anos, e vivenciaram os costumes de épocas passadas e as transformações pelas quais nossa cidade passou. São registros de vidas, através dos trabalhos de cada um. Há aqueles que têm muitas histórias para contar, resgatando assim, como foi a São José de outrora, hoje tão pujante. Que caminhos esta cidade percorreu para ser transformada numa capital reconhecida neste País e até em outros, pelas suas indústrias de alta tecnologia e inovação, como exemplo a Embraer.

    Posteriormente uma cópia desse material é encaminhada para o Arquivo Municipal na Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Arquivo Histórico da Univap. É uma colaboração para que a memória dessas pessoas seja conservada e conhecida pelas gerações que virão.