• Apresentação
  • O PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, tem como objetivo:

- Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

- Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

- Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.

- Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.

- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.

- Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.

- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

A coordenadora do PIBIC, Profª. Lucia Vieira (lucia.vieira@univap.br) é responsável pelo bom andamento do Programa, sendo auxiliada nos processos de avaliação por dois Comitês, o interno composto por docentes da UNIVAP e o externo, composto por docentes de outras instituições.

Os orientadores são responsáveis pelos alunos de IC do PIBIC, onde um pequeno projeto é escrito para concorrer as bolsas, com a duração de um ano.