Mestrado em Ciências Biológicas

  • Sobre o Curso
  • O programa de mestrado em Ciências Biológicas (PPGCB) da Universidade do Vale do Paraíba/Univap foi credenciado pela CAPES em 2010 com Conceito 3 (três) e tem por objetivo formar mestres qualificados em diferentes especialidades da Biologia Moderna nas seguintes áreas de concentração: 1. Biologia Celular e Molecular e 2. Fisiologia e Farmacologia. 

    Desde a sua criação, o PPGCB vem formando mestres qualificados tecnicamente e cientificamente, para o exercício das atividades profissionais de ensino, pesquisa e desenvolvimento em Ciências Biológicas, atendendo às exigências de qualificação e expansão do mercado de trabalho. O programa oferece ensino teórico e experimental nas disciplinas de Ciências Biológicas, tais como Biologia Celular, Biologia Molecular, Microscopia Óptica, Microscopia Eletrônica, Terapia Fotodinâmica, entre outras. 

    O grupo de professores pesquisadores do programa é constituído de docentes com formação acadêmica em Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia-Bioquímica e Química. Esta formação interdisciplinar, assim como o potencial de produção acadêmica de cada um dos docentes e a reconhecida infra-estrutura laboratorial da UNIVAP, torna as perspectivas para o nosso programa excelentes. 

    Atualmente o programa é constituído por 15 pesquisadores doutores que coordenam grupos de pesquisa em laboratórios equipados com capacidade para desenvolver projetos e artigos científicos de grande impacto na área em que o programa se insere.

    Público Alvo: Portador de diploma de nível superior nas áreas de Ciências Biológicas ou Ciências Médicas.

    COORDENADOR: Dra. Renata de Azevedo Canevari
    DURAÇÃO DO CURSO: 18 meses (mínima) à 24 meses (máxima)
    CONTATO: (12) 3947-1165 ppgcb@univap.br

  • Objetivos
  • Nosso objetivo é formar pessoal com alta qualificação em diferentes especialidades da Biologia Moderna, com ênfase especialmente nos processos que envolvam a compreensão dos fenômenos biológicos relacionados à célula. O PPGCB tem o objetivo de formar profissionais éticos e comprometidos com melhoria da qualidade do ensino e da sociedade brasileira. 

    Especificamente o PPGCB tem o objetivo de desenvolver no egresso uma visão integrada, transdisciplinar das Ciências Biológicas, apoiadas na área de concentração do programa, além de desenvolver a competência cientifica de qualidade por meio de intensa atividade experimental em busca de resultados originais nas linhas de pesquisa do programa, formando assim profissionais que dominem tecnologias de microscopia óptica e eletrônicas, tecnologias de biologia molecular e celular, além de tecnologias de fisiologia, que permitam ao egresso compreender de formar ampla e detalhada os fenômenos celulares e fisiológicos.

    O programa também está comprometido em ser um centro formador de profissionais que possam suprir a enorme carência de professores qualificados na região do Vale do Paraíba, preparando e formando profissionais para atuarem como pesquisadores e docentes, elevando assim o nível de titulação dos docentes vinculados às universidades da região. Adicionalmente, tendo em vista que o Brasil dispõe da quase totalidade dos pesquisadores qualificados no país empregados em Universidade e Institutos de Pesquisa, procura-se aproveitar a localização estratégica da UNIVAP, situada em uma região tecnologicamente avançada, para incentivar e tentar direcionar os profissionais para um novo nicho profissional representado pelas empresas e indústrias.
  • Titulação
  • O tempo máximo para a obtenção do título de mestre é dois anos, na qual é composto de 12 créditos de disciplinas obrigatórias, 9 créditos de disciplinas optativas ou atividades complementares e 9 créditos pela elaboração e defesa da dissertação.