Doutorado em Física e Astronomia

• O Programa de Pós Graduação em Física e Astronomia da Univap é avaliado com conceito 4 na Capes e tem por objetivo formar pesquisadores e profissionais que atuem para o desenvolvimento da Física Espacial, Astronomia e Física da Matéria Condensada no país, visando qualificar graduados em curso superior nas áreas de Física, Astronomia, Matemática, Química, Computação, Engenharias e correlatas.

Os alunos do Programa participam em projetos e desenvolvimento de novos equipamentos (fotômetros, interferômetros e espectrômetros), modelamento e análise de dados em Física Espacial e Astronomia, estudo de novos materiais, materiais supercondutores e semicondutores e caracterização de materiais biológicos. O trabalho é desenvolvido com os docentes-pesquisadores do Programa e em cooperação com grupos de pesquisa de instituições nacionais e do exterior.

O Programa oferece uma infraestrutura que inclui laboratórios e observatórios próprios no Campus em São José dos Campos e em vários pontos do Brasil, como Brasópolis (MG), Palmas (TO), Manaus (AM) e Jataí (GO) e Araguatins (TO), além de possuir um centro de computação de alto desempenho. Os alunos e pesquisadores do Programa têm acesso e são usuários frequentes de observatórios astronômicos de classe internacional como o Gemini e SOAR.