Jubileu

  • A história da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) teve seu início no ano de 1967 com a criação dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica ainda pertencentes às Faculdades Integradas de São José dos Campos mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino. Suas atividades tiveram início no ano de 1968 nas dependências do extinto Sanatório Vila Samaritana, cedido pela prefeitura no ano de 1968. Edificação histórica que desde 1998 é preservada como patrimônio da cidade de São José dos Campos. 
    Mas este foi somente o começo. 

    No ano de 1969 foi criada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo que mais tarde, no ano de 1983, foi incorporada à Faculdade de Engenharias tornando-se assim Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo como se mantém e prospera até os dias de hoje.

    No ano de 1992 as Faculdades Integradas de São José dos Campos alcançaram status de Universidade sendo assim criada a Universidade do Vale do Paraíba, e com isso o crescimento dos institutos foi vertiginoso e por consequência da Universidade com a criação de muitos cursos.

    Em 1995 com a inauguração do Campus Urbanova, a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo foi transferida e suas atividades eram realizadas no BLOCO 03 no Campus Urbanova.

    A FEAU acompanhou este crescimento com a criação do curso de Engenharia de Materiais no ano de 1998, atualmente extinto após a formação de 13 turmas de Engenheiros de Materiais. No ano de 2000 foram criados os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica e Engenharia Aeronáutica e Espaço todos em funcionamento. 

    A FEAU continuou crescendo, e com este crescimento o bloco 03 estava pequeno para abrigar salas de aula, laboratórios de ensino e auditórios, então no ano de 2001 inaugurou-se o Bloco 10, conhecido como Fazendinha. Além deste, houve a incorporação do bloco 06 onde ficavam situados os cursos de tecnologia em informática. 

    Foram instalados cursos de engenharias em outros Campi. Na cidade de Jacareí os cursos foram instalados no Campus Vila Branca e na cidade de Campos do Jordão foram instalados no Campus Platanus.

    No ano de 2002 criou-se o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e com isto tornou-se necessário a ampliação das instalações do Bloco 10, sendo inaugurado no ano de 2003 o Prédio Anexo, dedicado a abrigar os laboratórios de ensino e equipamentos de pesquisa.

    Em 2006 foi criado o curso de Engenharia de Alimentos, que após a formação de 7 turmas de Engenheiros de Alimentos foi extinto no ano de 2014. Mas a FEAU não parou de crescer e no ano de 2008 foi criado o curso de Engenharia Química e em 2015 o mais recente curso criado é o curso de Engenharia de Produção.

    Com a experiência adquirida ao longo deste tempo, a FEAU conta com parcerias externas com empresas da região para o desenvolvimento de projetos além de contar com parcerias internas de outras instituições mantidas pela FVE, tais como Incubadora de Empresas onde os alunos têm a possibilidade de empreender e aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de graduação, com o Parque Tecnológico UNIVAP onde os alunos têm a possibilidade de estagiar e desenvolver novos produtos e processos em conjunto com as empresas lá instaladas e ainda com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D, onde os alunos podem desenvolver projetos de pesquisa avançados e têm possibilidade de continuar aprimorando seus conhecimentos por meio dos programas de pós graduação e internacionalização.

    Enfim, este é só o começo de uma história que vem sendo escrita ano a ano com a ajuda do corpo docente, discente e técnico-administrativo da FEAU.
  • TURMAS FORMADAS
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •