Química

  • A química é uma ciência natural que estuda a matéria quanto às transformações, composições e propriedades. A sua compreensão e, consequentemente, sua aplicação pode resultar em grandes benefícios à sociedade sendo, inclusive, responsável pelo seu grau de desenvolvimento. O profissional da química, com vasto campo de atuação, tem a sua atividade definida conforme a formação acadêmica proporcionada.

    A Univap oferta os cursos de graduação em Química nas modalidades Bacharelado e Licenciatura como consequência da necessidade de atender uma demanda existente na região que, conhecidamente, tanto é um pólo tecnológico respeitado e possui um vasto parque industrial, com forte presença no campo da química, quanto detentora de uma densa população que necessita de escolas de qualidade onde o professor de química é uma figura rara e, muitas vezes, substituído nas escolas por outros profissionais. 


  • Mercado de Trabalho

  • QUÍMICA – LICENCIATURA

    A existência de um elevado número de escolas de ensino técnico na área de química, um parque industrial químico e uma elevada densidade demográfica com suas necessidades específicas nesta área, fazem da região, onde o curso está instalado, um apelo para um currículo que não seja restrito. Desta forma, opta-se por um curso de Licenciatura em Química, com uma grade curricular que considera as aptidões da região como base do perfil do formando. As atribuições profissionais permitirão ao formando atuar no ensino de química e também no setor químico em atribuições delimitadas pelo Conselho Federal de Química – CFQ.

    Com a Licenciatura em Química, o profissional tem a responsabilidade de, segundo MEC, “identificar e analisar os fatores determinantes no processo educativo, tais como as políticas educacionais vigentes, o contexto socioeconômico, propostas curriculares, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino-aprendizagem da química, posicionando-se diante de questões educacionais, gerais e específicas que interfiram na sua prática pedagógica e em outros aspectos da vida escolar”. O profissional Licenciado em Química tem atuação no exercício do magistério do Ensino Fundamental, Médio e Ensino Superior.
  • Objetivos
  • O Curso de Licenciatura em Química tem por objetivo formar professores para atuarem nos Ensinos Fundamental e Médio. Para isso, nosso aluno é incentivado a atuar em equipes multidisciplinares buscando uma maior interatividade entre a química e áreas afins. Também incentivamos o desenvolvimento de projetos em escolas para uma maior proximidade com a realidade dos alunos do Ensino Médio e Fundamental. A formação do futuro professor não se baseia apenas na formação de um mero reprodutor do conhecimento, mas formar profissionais com capacidade de inovação, de produzir conhecimento, atuando como pesquisador no Ensino da Química.
  • Estágio
  • O Estágio de Estudantes da Univap, a partir do ano letivo de 2013, será precedido do Termo de Compromisso de Estágio, a ser celebrado antes do início do estágio, entre o Educando, a parte Concedente do Estágio e a Instituição de Ensino, no caso, os Diretores Acadêmicos das Faculdades da Univap . 

    O estágio é uma oportunidade para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo a possibilidade de aperfeiçoar suas habilidades e vivenciar a experiência profissional de sua carreira, ainda enquanto acadêmico.

    O estágio não é um emprego. Ele é um complemento do aprendizado dos cursos de nível médio, técnicos ou superiores, regido pela lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. De acordo com o Artigo 3º da Lei o estágio não cria vínculo de qualquer natureza. Assim não há encargos trabalhistas para empresa.

    Coordenadora de Estágio Supervisionado Industrial da Química
    Profa. Dra. Ivone Regina de Oliveira
    E-mail: ivonero@univap.br
    Laboratório de Biocerâmicas - IP&D
    Tel.: 3947-1103 
  • CONTATO
  • Coordenação do curso de Química

    Local: Campus Urbanova – São José dos Campos -SP
    Coordenador: Prof. Dr. Denilson Nogueira de Moraes
    Contato: dnmoraes@univap.br
    Telefones: +55 12 3947 1224

    Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP
    www.univap.br