Artes Visuais

  • O curso de Artes Visuais (Licenciatura) tem o objetivo de habilitar o profissional para o ensino, a pesquisa, a crítica e a produção de materiais didáticos na área e direciona-se para atuação nas escolas formais - Educação Básica. Pela organização de um currículo que contemple os saberes e conhecimentos concebidos de uma forma mais intensa, pretende-se que o profissional formado neste curso tenha uma compreensão e atuação interdisciplinar, com condições de atuar no amplo campo que a licenciatura em Artes Visuais possibilita, inclusive em espaços de educação não-formais. 

    O curso conta com um ateliê e uma Galeria de Arte onde são expostos trabalhos de artistas renomados que dão palestras e workshops para público aberto.

  • MERCADO DE TRABALHO
  • O profissional formado em Artes Visuais passa necessariamente pela experimentação e exercício da linguagem artística visual, como do conhecimento dos referenciais teóricos que embasam a arte e sua prática no contexto escolar, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, em escolas especializadas da área e demais contextos de ensino e aprendizagem imbuídos para uma educação criadora onde há possibilidade de desenvolver as múltiplas inteligências e potencialidades.

    Além de estar habilitado para atuar na Educação Formal, lecionando em escolas públicas e particulares nos níveis Infantil, Fundamental e Médio o profissional poderá atuar também em centros culturais, museus, galerias, teatros, ONGs, empresas, hospitais, hotéis, empresas de comunicação (Agências publicitárias, TVs, etc), gráficas, eventos artísticos em geral. Nestes locais, o profissional poderá exercer diversas atividades, tais como: monitorias, produção cultural, oficinas e ateliês, programação visual, montagem de exposições e mediação cultural.
  • PROPOSTA PEDAGÓGICA
  • Aprender sobre Arte exige dar sentido e significado à Arte e ao fazer Arte, o que se promove pelo contato com o fenômeno artístico visto como objeto de cultura e conjunto de relações formais. Ensinar Arte é propiciar aos alunos liberdade de pesquisar, criar e imaginar por meio de recursos e propostas que garantam a aprendizagem e o desenvolvimento das linguagens visuais.

    A Proposta Pedagógica do curso está de acordo com as diretrizes curriculares do MEC e a Resolução do CNE/C nº 22//2005. Pode-se encontrar a Proposta, na íntegra, na secretaria da Faculdade de Educação/FEA e com a coordenação do curso.
  • ENADE
  • Conceito 04.
  • SECRETARIA
  • Informações Importantes do Curso de Artes Visuais

    Como proposta do curso, os módulos com práticas em atelier finalizam com exposições criadas, elaboradas e montadas pelos alunos, validando a concepção do fazer artístico.

    REGIME ESCOLAR

    SERIAÇÃO – O regime escolar do curso de Artes Visuais da UNIVAP é seriado semestral, o que permite uma maior flexibilidade ao aluno na integralização da carga horária do curso.

    PRAZOS MÍNIMOS E MÁXIMOS DE INTEGRALIZAÇÃO – A duração do curso de graduação em: Licenciatura com carga horária mínima 2800 horas.

    TURNO DE FUNCIONAMENTO – O curso é oferecido no período noturno no Campus Urbanova.

    CURRICULO PLENO
    O currículo do curso garante ao aluno uma formação básica, inter e multidisciplinar. O elenco de disciplinas teóricas/práticas, garante a base da formação mínima necessária para que os objetivos do curso sejam atingidos.

    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
    Para a obtenção do diploma nesta Universidade, os acadêmicos devem apresentar uma monografia no final do curso, o que tem sido extremamente positivo pois cabe ao aluno desenvolver trabalhos de iniciação científica, colocando-o em contato com a pesquisa. O trabalho de graduação inicia-se normalmente durante o 3° ano do curso.

    ESTÁGIO LICENCIATURA
    O Estágio supervisionado para licenciatura será realizado em Unidades Escolares do Ensino Básico da Rede Pública e Particular, desde que devidamente autorizadas e em instituições que desenvolvam projetos educativos e de relevância, autorizadas pela Faculdade de Educação e Artes/Coordenadoria de Estágios.

    INTEGRAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO
    A UNIVAP também tem incentivado o aluno de graduação a participar dos Encontros de Iniciação Científica (INIC). Esse evento científico teve início em 1997 com 177 comunicações. Os INICs também tem um papel regional e de interação importante, pois contam também com a participação de estudantes de outras universidades do Estado de São Paulo e de outros estados
  • CONTATO
  • Coordenação do curso de Artes Visuais

    Local: Campus Urbanova – São José dos Campos -SP
    Coordenador: Profa. Ma. Lindsay Caroline de Brito Ribeiro
    Contato: lindsay@univap.br
    Telefones: +55 12 3947-1224 

    Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP
    www.univap.br