Sobre o Curso

  • Mercado de Trabalho
  • QUÍMICA – BACHARELADO

    A graduação em Química modalidade Bacharelado da Univap possui forte ênfase à atividade industrial. Na indústria, o químico poderá atuar no setor produtivo ou administrativo assumindo responsabilidades técnicas condizentes com as atribuições dadas pelo Conselho Federal de Química – CFQ. Este mesmo CFQ poderá atribuir a mais abrangente atuação do profissional formado dentre todas as possíveis atribuições ao químico. Desta forma o químico formado por este curso poderá ter 12 das 16 atividades delimitadas ao profissional da química (três dessas atividades são restritas ao engenheiro químico) o que lhe proporcionará um vasto campo de atuação dentro da carreira da química.

    O químico com esta formação poderá atuar em vários setores produtivos como:
    Abrasivos, Alimentos, Bebidas, Biocombustíveis, Catalisadores, Celulose e Papel, Cerâmicas, Colas e adesivos, Cosméticos, Defensivos agrícolas, Essências, Explosivos, Farmoquímicos, Fertilizantes, Gases industriais, Metais, Meio Ambiente, Petroquímica, Pilhas e baterias, Polímeros, Prestação de serviços, Produtos químicos industriais, Saneantes (produtos de limpeza), Têxtil e Tintas.
  • Objetivo
  • O curso de Bacharelado em Química com atribuições Industriais tem por objetivo formar profissional de nível superior, fornecendo os conhecimentos necessários para que o mesmo possa atuar com desenvoltura nas áreas de ciência e tecnologia química. O conhecimento adquirido torna o nosso aluno apto para atuar nas empresas da área química, principalmente, as indústrias regionais e instituições públicas que desenvolvem atividades químicas. Além da formação técnica, o curso visa formar o cidadão para atuar com responsabilidade e consciência de seu papel social, dos seus direitos e deveres para exercer sua profissão dentro de princípios éticos e humanitários e voltados para a preservação do meio ambiente.

  • Estágio
  • O Estágio de Estudantes da Univap, a partir do ano letivo de 2013, será precedido do Termo de Compromisso de Estágio, a ser celebrado antes do início do estágio, entre o Educando, a parte Concedente do Estágio e a Instituição de Ensino, no caso, os Diretores Acadêmicos das Faculdades da Univap . 

    O estágio é uma oportunidade para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo a possibilidade de aperfeiçoar suas habilidades e vivenciar a experiência profissional de sua carreira, ainda enquanto acadêmico.

    O estágio não é um emprego. Ele é um complemento do aprendizado dos cursos de nível médio, técnicos ou superiores, regido pela lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. De acordo com o Artigo 3º da Lei o estágio não cria vínculo de qualquer natureza. Assim não há encargos trabalhistas para empresa.

    Coordenadora de Estágio Supervisionado Industrial da Química
    Profa. Dra. Ivone Regina de Oliveira

    E-mail: ivonero@univap.br
    Laboratório de Biocerâmicas - IP&D
    Tel.: 3947-1103 
  • Contato
  • Coordenação do curso de Química

    Local: Campus Urbanova – São José dos Campos -SP
    Coordenador: Prof. Dr. Denilson Nogueira de Moraes
    Contato: dnmoraes@univap.br
    Telefones: +55 12 3947 1224

    Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP
    www.univap.br