Histórico

• A Faculdade de Direito do Vale do Paraíba (FD) foi criada em 02 de janeiro de 1954 (Parecer CFE 471/53), sendo o marco inicial que possibilitou o nascimento da Univap. Em 1982, o curso de Direito e demais cursos foram reestruturados sob a denominação de Faculdades Integradas de São José dos Campos, até a criação da Univap em abril de 1992 (Portaria MEC n.º 510, de 01/04/92).

Na década de 1950, com o acelerado crescimento industrial em São José dos Campos, membros da Sociedade Civil Mantenedora da Escola de Comércio de São José dos Campos, não apenas cederam suas instalações para que tivesse início o funcionamento da então recém-criada Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, assim como tiveram ideia de criar e implantar, em novembro de 1959, o Instituto Valeparaibano de Ensino (IVE) cujo objetivo, num primeiro momento, foi prover as necessidades da nova faculdade e, a seguir, criar condições para instalação e manutenção de novos estabelecimentos de ensino no município.

A Faculdade de Direito do Vale do Paraíba como uma Academia Jurídica e Social, traz marcas inconfundíveis na qualidade do ensino jurídico: tradição, capacidade de inovação e acolhimento. Esses pilares fazem da Faculdade de Direito da UNIVAP um centro de estudos jurídicos de reconhecida excelência.

O Corpo Docente da Faculdade de Direito da UNIVAP tem consciência da “necessidade de se preparar o profissional do Direito para ser mais do que um manipulador de um processo técnico, formalista e limitado a fins imediatos.

O de que mais se precisa no preparo dos juristas de hoje é fazê-los conhecer bem as instituições e os problemas da sociedade contemporânea, levando-os a compreender o papel que representam na atuação daqueles e aprenderem as técnicas requeridas para a solução destes”. (Edgar Bodenheimer, in Ciência do Direito, Ed. Forense, Rio de Janeiro: 1996). Por isso é que o curso contempla cunho generalista sem se descuidar do fornecimento do conhecimento técnico-científico, ingredientes que vão assegurar a desejada empregabilidade de suas e de seus bacharéis.

O Bacharel e a Bacharela em Direito tem um verdadeiro leque de opções para desenvolver suas atividades, a saber: advocacia em geral ou especializada, Magistratura (federal ou estadual), Ministério Público (federal ou estadual), delegado de polícia (federal ou estadual), defensor público (federal ou estadual), Assessor Jurídico, Consultor Técnico Legislativo, Conciliador, Mediador, Árbitro, Magistério Superior etc.