Núcleo de Prática Jurídica

  • A Faculdade de Direito da UNIVAP disponibiliza aos seus alunos o Núcleo de Prática Jurídica, onde são desenvolvidas atividades reais relativas ao exercício da advocacia, possibilitando, com isso, que haja o perfeito entrelaçamento entre teoria e  prática, único caminho para a consolidação da formação de um profissional de qualidade.


    Localizado no campus Aquarius, bairro que sedia o centro judiciário da cidade, o NPJ possui infraestrutura que conta com amplo salão de atendimento, laboratório de informática, além de uma equipe composta por 6 advogados orientadores.


    Dentre as tarefas desenvolvidas pelos alunos, pode-se destacar o atendimento à comunidade carente, bem como a parceria com diversos órgãos municipais, estaduais e federais (Procon, Juizado Especial Cível etc), prestando relevante serviço à população.


    O NPJ desenvolve atividades típicas de um escritório de advocacia e, sob a orientação da equipe de Advogados/Orientadores, os alunos participam de todas as etapas do atendimento, desde a entrevista de triagem, onde são coletadas informações importantes ao bom deslinde da causa, a tentativa de conciliação com a parte adversa e, caso infrutífera, a propositura da demanda judicial, com a elaboração de petições, participação em audiências  e acompanhamento até o final do processo.


    Além destas atividades internas, o NPJ promove visitas à sede de diversos Tribunais e de outras instituições envolvidas em atividades jurídicas, para que o aluno tenha a mais ampla visão do Direito.


    Em homenagem à tão importante e nova visão do cenário Jurídico nacional que é a Mediação e Conciliação, um dos trabalhos que mais se destaca é o Mutirão de Audiências Conciliatórias, promovido em parceria com o Procon Municipal  e que já recebeu o reconhecimento da população como mais uma ferramenta de distribuição de Justiça.


    Além do objetivo de cunho pedagógico, sendo um laboratório prático no qual os alunos podem desenvolver o conteúdo adquirido em sala de aula, o NPJ também desenvolve função ético-social de extrema relevância, promovendo a interação entre a Universidade e a comunidade.


    Em todas as atividades desenvolvidas, o NPJ busca salientar o respeito aos preceitos da Ordem dos Advogados do Brasil e em especial ao Código de Ética e Disciplina dos Advogados, fomentando sempre o espírito de transformação social que deve estar  presente em todos aqueles que se dispõe a operar o Direito.