Faculdade da Terceira Idade

  • A Faculdade da Terceira Idade, coordenada pelo Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde, é um Projeto implantado na Univap desde agosto de 1991, com o objetivo de promover o acesso à Educação Continuada às pessoas com idade acima de 45 anos, assim como oferecer condições para integração da pessoa idosa na comunidade.

    É um programa institucional em nível acadêmico, congregado à Pró Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, e oferece o Curso de Extensão e Atualização Cultural - CEAC - ministrado em dois módulos, com duração de um semestre letivo cada. Em continuidade a esse curso, os alunos que completarem os dois módulos estão habilitados a frequentar o Centro de Estudos Avançados para a Terceira Idade - CEATI.

    De cunho eminentemente social, a Faculdade tem como ponto de partida o reconhecimento do potencial de contribuição das pessoas da Terceira Idade para a sociedade. Para tanto, as atividades são semestralmente atualizadas e planejadas.

    A Faculdade da Terceira Idade - Univap está implantada em São José dos Campos, Caçapava e Campos do Jordão, sob a mesma coordenação. Atende por semestre cerca de 450 indivíduos e trata-se de um importante Centro de Estágio Profissional - Interdisciplinar, sendo referência de Estudos e Pesquisas para os alunos da Univap, do município de São José dos Campos e região do Vale do Paraíba, sobre o processo de envelhecimento e a velhice em si.
  • Programação
  • Os cursos da faculdade contemplam: 

    Aulas Expositivas:
    Atualidades
    Ciência
    Cultura e Sociedade
    Desenvolvimento e Questão Social
    Direito e Cidadania
    Educação e Expressão
    Filosofia
    Geografia
    História da Arte
    Prevenção
    Psicologia
    Qualidade de vida
    E outras

    Oficinas de Expressão Artística e Corporal:
    Artes Cênicas
    Artes Plásticas
    Coral
    Dança Livre
    Dança do Ventre

    Língua Estrangeira:
    Oficina Instrumental de línguas estrangeiras.
  • Rede de Troca de Saberes
  • Dentro de outra perspectiva integrante do próprio programa, foi implantada a Rede de Troca de Saberes, com a possibilidade de trabalhar junto a outros grupos e bairros da comunidade, de maneira efetiva na perspectiva da ação comunitária, nas quais grupos de alunos, de maneira voluntária, desenvolvem ações sociais.
  • Projeto Intergeracional
  • A Universidade é um ambiente que favorece a aproximação das gerações. Diversos projetos e campanhas são desenvolvidos pela Faculdade da Terceira Idade com o foco no Convívio Intergeracional, dentre eles o Projeto Intergeracional, em parceria com escolas do Ensino Médio do município para ações conjuntas entre jovens e pessoas idosas. Nesta categoria já foram desenvolvidas as ações: ”Grafite, Linguagem e Expressão da Palavra”; “Conscientização sobre a Doação de Medula Óssea” e “Debate sobre a Maioridade Penal”. 
  • Atividade Sociocultural
  • Mensalmente são programadas atividades sociais, de lazer e/ou culturais. São realizadas visitas em museus, centros culturais, peças de teatro, entre outras intervenções. Além disso, são realizados projetos em parcerias com organizações não governamentais, associações com as quais os alunos expandem seu conhecimento.
  • Palestras/Vivências:
  • Oportunamente são oferecidas Palestras ou Vivências sobre temas do Mundo Contemporâneo visando à atualização de informações numa proposta cultural e reflexiva. 
  • Contatos e Unidades
  • São José dos Campos
    Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro
    Aulas de segunda à quinta-feira, das 14h às 16h30 
    Telefone: (12) 3928-9850

    Caçapava
    Av. Dr. Pereira de Matos, 229 - Centro
    Aulas às segundas e terças-feiras, das 14h às 16h30
    Telefone: (12) 3653-4649

    Campos do Jordão
    Av. Frei Orester Girardi, 03 - Abernéssia
    Aulas às quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h30
    Telefone: (12) 3668-9200