Press Kit

• Uma Universidade preparada para os desafios contemporâneos
  • Estrutura diferenciada e corpo docente qualificado colocam a Univap entre as principais Instituições de Ensino Superior do país.

Fundada em 1992, a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), é uma das maiores e mais importantes Universidades da região, contando com um total de seis Campi nas cidades de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí e Campos do Jordão. Ao todo, são 36 cursos de graduação, divididos em cinco faculdades que abrangem todas as áreas do conhecimento acadêmico.

O Campus Urbanova, principal sede da Univap, é uma verdadeira Cidade Universitária. Com 266.794 m² de área construída, o Campus possui oito prédios que abrigam as Faculdades e a reitoria. Dentro dessa estrutura, destacam-se também o observatório astronômico, o minizoológico, os laboratórios de alta complexidade e o complexo poliesportivo. O Campus abriga ainda o Parque Tecnológico Univap e a Capela Ecumênica.

Entretanto, a questão estrutural é apenas um dos alicerces que constroem a filosofia de ensino da Universidade. Com 83,5% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Instituição tem como principal diretriz a excelência acadêmica.

Esse alto índice de pesquisadores ajuda a fazer da Univap a Universidade que mais publica artigos científicos na região e uma das mais importantes entre as Instituições de Ensino Superior do país. Grande parte dos acadêmicos do IP&D (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) é reconhecida nacional e internacionalmente. Os profissionais são constantemente solicitados como palestrantes em importantes congressos e como revisores de conceituadas revistas científicas.

Além disso, os Campi da Univap são palco, praticamente todos os dias, para palestras, feiras, congressos e simpósios. Eventos como o Qualivitae e Encontro de Iniciação Científica, por exemplo, colocam os alunos em contato com o que vem sendo desenvolvido dentro e fora da Universidade.

Alunos

No que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento, a Univap tem como compromisso oferecer aos alunos as condições ideais para que eles projetem a sociedade do futuro. Para isso, currículos acadêmicos dos cursos universitários e de pós-graduação são constantemente revisados para atender as mudanças de uma sociedade dinâmica. Nesse contexto, destaca-se também o investimento em atualização dos docentes da Instituição.

Desafio

As novas demandas do mundo moderno exigem uma Universidade cada vez mais posicionada perante as questões que envolvem a comunidade. Afastando-se do antigo conceito de uma Instituição cercada dentro de seus próprios muros, a Univap assume o compromisso de colocar-se a serviço da sociedade, atuando como consultora do poder público em diversos projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

Além das parcerias em âmbito social, científico e cultural com órgãos públicos, a Univap também coloca sua estrutura à disposição da comunidade. Na área da saúde, por exemplo, mais de 1.400 atendimentos mensais são realizados gratuitamente.
  • Informações para a Imprensa
  • Alameda Comunicação