Sobre a Univap

  • A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, reconhecida pelo MEC em 1992, é uma instituição comunitária sem fins lucrativos, de ensino, pesquisa e extensão. A história da Univap teve início a partir de 1954, com a criação da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba. 

    Depois, outras Faculdades foram surgindo em decorrência das necessidades da região, principalmente de São José dos Campos, que estava em acelerado crescimento com a chegada de inúmeras indústrias. Hoje, a Universidade possui mais de 40 cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento, administrados pelas Faculdades de Direito, Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Educação e Artes e de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação. Como Universidade, oferece também Educação Continuada e a Pós-Graduação Stricto Sensu, com seis programas de Mestrado e três de Doutorado. 

    A Univap possui, no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade: o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), que disponibiliza 44 laboratórios, equipados com aparelhos de alta precisão e de última geração; o Centro de Estudos da Natureza, que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais e o Observatório de Astronomia e Física Espacial. Possui atualmente 3 Campi, sendo 2 em São José dos Campos (Urbanova e Castejón) e 1 em Campos do Jordão (Platanus).