235ª Edição - Ano VIII
De 29 de julho a 20 de agosto/2015
         
 

Visita ao Escritório do Google

 
Os docentes da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fscac) Univap, Profa. Mestra Celeste Marinho Manzanete, Prof. Esp. Robernei Aparecido Lima e Prof. Mestre João Batista do Prado Júnior, acompanhados dos funcionários Cláudia Cury e Bruno Oliveira, visitaram, dia 24 de junho, o escritório do Google em São Paulo.
O objetivo da visita foi conhecer as instalações da empresa mundialmente reconhecida e combinar futuras visitas de alunos de comunicação, interessados em conhecer a empresa, formas de contratação, benefícios e demais atrativos.

Melhores Trabalhos de Iniciação Científica Pibic-CNPq 2014/2015

 
Dra. Renata, Selen, João Vitor e Dr. Anderson, Kelly e
Dra. Ivone no IP&D
A Profa. Dra. Lúcia Vieira, coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Univap/CNPq, divulgou, após parecer da Comissão de Avaliação Externa, os três melhores trabalhos de Iniciação Científica apresentados no período de 2014/2015.
O Pibic é um Programa voltado aos alunos de graduação, a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. O programa visa ainda contribuir na formação acadêmica e profissional dos estudantes, de forma a valorizar a pesquisa científica, por meio da interação professores e pesquisadores.
Foram selecionados 22 alunos que se inscreveram no Pibic/Univap/CNPq em junho de 2014, que, após preencherem todos os requisitos exigidos, permaneceram durante 12 meses no programa, com possibilidade de renovações.
Por ordem alfabética, os três melhores trabalhos foram:

Título do Trabalho Aluno (a) e Orientador (a)
Production of Polymeric Scaffolds Trough Rotary-Jet Spinning Technique With Incorporated Nanohydroxyapatite and Carbon Nanotubes João Vitor da Silva Moreira – Orientador: Prof. Dr. Anderson de Oliveira Lobo
Synthesis And Characterization of Compounds for incorporation into Calcium Aluminate Cement for Application as a Biomaterial and Evaluation of Their Properties Kelly Cristina M. L. de Araújo – Orientadora: Profa. Dra. Ivone Regina de Oliveira
WNT Signaling Pathway Analysis in Papillary Thyroid Carcinoma Selen Karoline Santos Batista – Orientadora: Profa. Dra. Renata de Azevedo Canevari

Projeto Rondon
Operação Bororos − Julho de 2015


Solenidade de Abertura do Projeto Rondon na Assembleia
Legislativa em Cuiabá/MT
 
Os alunos Aline Cristina (Arquitetura), Fernanda Ramos Figueira (Biomedicina), Heloíza Maciel (Ciências Biológicas), Jaíne Ribeiro (Ciências Biológicas), Jefferson Fabrício Nascimento (Engenharia Química), Letícia Souza (Odontologia), Mônica Malu (Administração) e Yoichi Ricardo (Fisioterapia), acompanhados por dois professores coordenadores: Profa. Dra. Sonia Khouri da Faculdade de Ciências da Saúde e Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, foram os integrantes da Equipe do Projeto Rondon − Operação Bororos − que permaneceu durante 12 dias na cidade de Pedro da Cipa, em Mato Grosso (MT).
A Equipe do Projeto Rondon este ano foi constituída pela Univap e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e desenvolveu as seguintes ações: Conjunto A: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e o Conjunto B: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
Os estudantes embarcaram dia 10 de julho e retornaram dia 26, e suas despesas foram custeadas pelo Projeto Rondon do Ministério da Defesa (MD) do Governo Federal e administração do município do Mato Grosso.

Fapesp Aprova Mais Um Projeto da Univap
Memória da Fase Sanatorial em São José dos Campos e Campos do Jordão (1920-1960)


 
A Profa. Dra. Valéria Zanetti, docente do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e pesquisadora junto ao Laboratório de Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, com apoio das pesquisadoras colaboradoras Dra. Paula Carnevale Vianna e Dra. Maria Aparecida Papali, desenvolveram o projeto: Memória da Fase Sanatorial em São José dos Campos e Campos do Jordão (1920-1960), aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em julho de 2015.
Em 2014, as agências de fomento, entre elas a Fapesp, aprovaram mais de 58 projetos da Univap, além de conceder dezenas de bolsas de estudos aos alunos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade.
Esse projeto de pesquisa aprovado tem como finalidade entender o cotidiano das estâncias climáticas paulistas, no início do século XX. Naquela ocasião, os dois municípios foram importantes centros de tratamento da tuberculose e sofreram rígida disciplina sanitária, amparada por leis que visavam a higienização do espaço e a segregação social. Busca-se, por meio das memórias, desvendar como se vivia em ambiente altamente perigoso; como construíam-se as identidades coletivas, fruto das tensões, dos conflitos, dos processos de aproximação e de distanciamento intergrupais.
O projeto aprovado pela Fapesp receberá o incentivo no valor de R$ 99.000,00 (noventa e nove mil reais) e deverá ser concluído em dois anos. Todo material coletado será arquivado, transcrito e disponibilizado no site do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória São José dos Campos, para consulta popular.

XXIX International Conference on Photonic, Electronic and Atomic Collisions
Toledo - Espanha


O Prof. Dr. Sergio Pilling, docente na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, e seus alunos de doutorado, Fredson Vasconcelos e Victor de Souza Bonfim, participaram, de 21 a 28 de julho, da XXIX International Conference on Photonic, Electronic and Atomic Collisions, na cidade de Toledo, Espanha.

O aluno de Doutorado Victor Bonfim e o
Dr. Sérgio Pilling
 
O aluno de Doutorado Fredson durante a
apresentação da pesquisa em Astroquímica

A conferência internacional é realizada a cada dois anos e reúne os principais especialistas nas áreas da Física, Química, Biologia e Astrofísica, cujas pesquisas envolvem interação da radiação com a matéria.
O evento reuniu cerca de 900 pessoas e o grupo da Univap apresentou cinco trabalhos científicos. Durante a estadia na Espanha, o grupo aproveitou a oportunidade para estabelecer e solidificar laços de colaboração científica com profissionais da região e visitar instituições de pesquisa no país.
A equipe da Universidade participou da Conferência com apoio parcial do CNPq, INCT-A e do próprio evento.

FEA-PER-CURSOS-MMXV
Exposição dos Alunos do Curso de Artes Visuais da Univap


A fim de divulgar e valorizar os trabalhos dos alunos do curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA), foi realizada, de 10 a 29 de agosto, no Centro Cultural Clemente Gomes, em Santana, a exposição: FEA-PER-CURSOS − MMXV.

 

Organizada em parceria com a FEA/Univap e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), a exposição encerra o primeiro semestre de atividades no curso de Artes Visuais e conta com trabalhos desenvolvidos sob orientação dos professores Amilton Damas, Ana Botelho, George Gutlich, Lindsay Ribeiro e Vanessa Stollar.
Os alunos desenvolveram mais de 50 trabalhos, que utilizam variados suportes e técnicas como desenhos, gravuras, xilogravuras, fotografias, pinturas e esculturas que retratam construções, figuras fantásticas, a natureza e o cotidiano.
Participaram da exposição alunos de todos os períodos do curso, com destaque para a mostra fotográfica dos formandos que abordaram o tema do Pictorialismo e as manipulações digitais.
A parceria entre as Instituições possibilitará a realização de exposições ao final de cada semestre, de forma a apresentar ao público as atividades realizadas em sala de aula e estimular o desenvolvimento de jovens e promissores artistas.

Palestra no Centro de Astrobiologia de Madrid

O Prof. Dr. Sergio Pilling, docente na Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo (Feau) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia, sob a coordenação do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, durante a sua estadia na Espanha, proferiu, dia 29 de julho, uma palestra no Centro de Astrobiologia de Madrid (CAB), do Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), associado à NASA.

Palestra no Centro de Astrobiologia de Madrid
 
Realização de experimentos

Durante a palestra, foram exibidas as pesquisas na área de astroquímica experimental, realizadas no Laboratório de Astroquímica e Astrobiologia (LASA) do IP&D da Univap, e os principais resultados das pesquisas dos alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
O pesquisador da Univap também participou de alguns experimentos e aproveitou a oportunidade para trocar informações sobre os trabalhos realizados no CAB, além de estudar a possibilidade de estabelecer futuras parcerias e colaborações científicas com o Dr. Guillermo Munoz Caro.
A área de astroquímica experimental estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres (nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas, entre outros) e a química orgânica pré-biótica, busca compreender a origem da vida na Terra.
A viagem à Espanha foi financiada com recursos do CNPq e dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia − Astrofísica.

Vereadores Visitam a Univap

A fim de conhecer a infraestrutura da Univap alguns vereadores visitaram a Universidade dias 14 e 17 de agosto. No dia 14, no período da manhã, estiveram na instituição, os vereadores: Rogério Cyborg, Ângela Guadagnin e Wagner Balieiro; no período da tarde, Walter Hayashi, Dr. Roniel e Willis Goulart; e no dia 17, período da tarde, Dulce Rita, Renata Paiva, Fernando Petiti e Dilermando Dié.

 

Os vereadores foram recebidos pelo Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, pela Vice-Reitora, Profa. Dra. Sandra Costa, pelo Pró-Reitor de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, Prof. Mestre Samuel Roberto Ximenes Costa, pela Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, por docentes e pela Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa.

 

Após assistirem ao vídeo institucional, os vereadores em um tour pelo Campus Urbanova, conheceram parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) que realiza atendimentos gratuitos à comunidade nas áreas da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Odontologia e Nutrição e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).

Oficinas de Nutrição
Segundo Semestre


 
Alunos do curso de Nutrição, sob a supervisão da Profa. Mestra Tereza de O. Marsi, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), deram início, dia 18 de agosto, às oficinas de nutrição, que serão realizadas às terças-feiras, das 10h30 às 10h50, na residência experimental do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), no Campus Urbanova.
São objetivos das oficinas apresentar temas relevantes sobre alimentação e nutrição; estimular o desenvolvimento de habilidades dietéticas pelos participantes e desenvolver nos estagiários as competências técnicas inerentes à sua formação profissional.
Na primeira oficina deste segundo semestre, a temática foi sobre o Sal Aromatizado, desenvolvido pelos alunos Edielson Dias Diamante e Gustavo Scarense (foto).

Alunos da Faculdade de Direito da Univap Visitam a Sede do TRT

Alunos da Faculdade de Direito da Univap, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), e acompanhados pelos professores Marco Antonio Folegatti de Rezende (que também é juiz do TRT da 15ª Região), Clelio Marcondes Filho e Luiz Augusto de Carvalho visitaram, dia 19 de agosto, a Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Além dos alunos da Univap, estiveram também no TRT, nessa data, estudantes do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior (IIES), de Itapetininga.

 

A recepção no Tribunal ficou por conta da Escola Judicial do TRT, que organizou, após a foto oficial, em frente ao edifício-sede da Corte, visita ao Plenário Ministro Coqueijo Costa. No local, foram recebidos pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, que falou sobre a atuação da Justiça do Trabalho, e, ao final, receberam material informativo sobre as atuações do TRT.
Em seguida, o gestor regional em 2º grau na 15ª Região do Programa Trabalho Seguro, desembargador Edmundo Fraga Lopes, conversou com os estudantes sobre o programa, que é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Logo depois, o grupo assistiu ao vídeo institucional da 15ª e, na sequência, acompanhou a sessão de julgamentos da 2ª Seção de Dissídios Individuais, presidida pelo desembargador Manuel Soares Ferreira Carradita, Vice-Corregedor Regional.
Ao término da sessão, os alunos tiveram um intervalo para o café e em seguida foram recebidos no gabinete da Presidência pelo desembargador Lorival Ferreira dos Santos.
Encerrando a visita, o grupo foi ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac), na Sede Administrativa do TRT, onde foram recebidos pela secretária judiciária, Regina Celia Ramires Chiminazzo e funcionários, que explicaram a importância de preservar arquivos que revelam o passado jurídico do TRT Regional.

Alunos da Univap no Exterior

 
A Univap tem se empenhado para intensificar cada vez mais o intercâmbio interinstitucional de seus alunos, seja por intermédio de instituições privadas ou do governo federal.
Na internacionalização, principalmente pelo Programa “Ciência Sem Fronteiras”, até o início de 2015, 21 alunos da graduação estavam em outras Instituições de Ensino Superior (IES) no mundo, distribuídas por diferentes países: 4 alunos na Austrália, 2 na Alemanha, 9 nos EUA, 3 no Reino Unido, 2 na Espanha e 1 em Portugal.
Além do Programa “Ciência Sem Fronteiras”, a Univap também mantém parceria com o Banco Santander, por meio do Programa Santander Universidades; Fórmula Santander e Santander Ibero-Americanas, com a concessão de bolsas de estudo.
Abaixo a lista dos novos alunos selecionados no primeiro semestre de 2015, pelo Programa Ciência Sem Fronteiras:

Rodrigo Trevizol Viam Gaddini
Curso: Engenharia Aeronáutica e Espaço
País: Canadá
Instituição: University of Toronto
Lorena Silva Sampaio
Curso: Engenharia Aeronáutica e Espaço
País: Japão
Instituição: Shibaura Institute of Technology
Otávio Henrique Ramos Duarte
Curso: Engenharia Química
País: Estados Unidos
Instituição: Worcester Polytechnic Institute
Fernando César de Barros Faria Júnior
Curso: Odontologia
País: Hungria
Instituição: Debreceni Egyetem
Júlia Borges Moreira Radei
Curso: Arquitetura e Urbanismo
País: Estados Unidos
Instituição: New York Institute of Technology
Raíssa Caroline dos Santos Teixeira
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária
País: Estados Unidos
Instituição: Oregon State University


http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/bolsistas-pelo-mundo

Pesquisadores da Univap têm Artigo Científico Publicado
Destaque na Revista Indexada Nanoscale
Boletim da Sociedade Brasileira de Pesquisas em Materiais


Dr. Hudson, Cíntia, Dr. Anderson e Dra. Fernanda
 
Uma pesquisa realizada pelo Prof. Dr. Anderson de Oliveira Lobo, coordenador do Laboratório de Nanotecnologia Biomédica (Nanobio) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), foi destaque do Boletim da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat − edição 35).
Por intermédio dessa pesquisa, conseguiu-se a fabricação de um nanobiomaterial à base de nanotubos de carbono e nanohidroxiapatita, que permitiu avançar na compreensão de fases da geração de tecido ósseo in vitro (fora do contexto biológico real).
O estudo foi realizado em colaboração com outros pesquisadores da Univap (Profa. Dra. Fernanda Roberta Marciano e Dr. Hudson Zanin), além de cientistas das Universidades Tel Aviv de Israel e Bristol, do Reino Unido.
O material de baixo custo potencializa e acelera a regeneração de tecido ósseo in vivo − o que pode ser útil, por exemplo, no caso de regeneração de fraturas ósseas. Mais detalhes dos resultados dessa pesquisa poderão ser consultados no artigo intitulado “Assisted deposition of nano-hydroxyapatite onto exfoliated carbon nanotube oxide scaffolds”, publicado na revista científica Nanoscale, com fator de impacto JCR = 7.394, da Royal Society of Chemistry - v. 7, p. 10218-10232, 2015. DOI: 10.1039/C4NR07317G.
Como autores desse artigo estão o Prof. Dr. Hudson Zanin (Univap); a graduanda do 8º período semestral (4º ano) do curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau/Univap), Cintia M. R. Rosa; o Prof. Dr. Noam Eliaz (Universidade de Tel Aviv); o Prof. Dr. Paul W. May (Universidade de Bristol); a Profa. Dra. Fernanda Roberta Marciano (também coordenadora do Nanobio da Univap) e o Prof. Dr. Anderson O. Lobo (Univap), que assina como autor de correspondência do artigo.

Detalhes da publicação do artigo destaque do boletim da SBPMat: http://sbpmat.org.br/artigo-em-destaque-biomaterial-composito-promissor-para-regeneracao-de-tecido-osseo/

Diretoria da TV Vanguarda em Visita à Univap

Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os diversos públicos da cidade, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, e sua equipe de trabalho receberam, dia 20 de agosto, no período da manhã, no Campus Urbanova, a visita dos diretores da TV Vanguarda.
Fizeram parte da comitiva, Terezinha de Almeida (Gerente Jornalismo); Luiz Carlos Carvalho (Gerente Comercial); Antônio Carlos Coelho Nogueira (Contato Executivo de Atendimento 2); Valério Luiz Fernandes (Gerente de Programação); Luiz Eduardo Novaes Pacheco (Diretor Núcleo de Programa); Fabíola Alonso de Oliveira (Coordenadora de Marketing).

Visita às instalações da FCS
 
Conhecendo parte da infraestrutura
do IP&D
 
Encontro com o Reitor

Os funcionários da TV Vanguarda visitaram alguns espaços da Universidade, entre eles, parte da infraestrutura da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) que realiza atendimentos gratuitos à comunidade nas áreas da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Odontologia e Nutrição e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
Para finalizar a visita, encontraram-se com o Reitor no Gabinete do Parque Tecnológico Univap, onde assistiram ao vídeo institucional da Universidade e trocaram informações sobre os trabalhos realizados pela Universidade e a importância da TV Vanguarda como formadora de opinião na RMVale.
Outros encontros semelhantes têm sido realizados desde 2014 na Univap. Já estiveram com o Reitor, gestores de Recursos Humanos; representantes da OAB; dirigentes de escolas particulares e da rede municipal; entidades classistas; empresários do Parque Tecnológico Univap; vereadores de São José dos Campos, Grupo Bandeirantes de Comunicação, entre outros.
A organização das visitas à Univap, por solicitação de escolas ou públicos diversos, está sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius).

Aluno de Doutorado no México
Programa Ciência Sem Fronteiras


 
O Prof. Irapuan e o aluno de doutorado Lucas Caritá no
IP&D/Univap
O aluno do Programa de Doutorado em Física e Astronomia, Lucas Antônio Caritá, foi contemplado com uma bolsa de estudo sanduíche no exterior, por intermédio do Programa Ciência Sem Fronteiras, para ir ao México pelo período de seis meses.
Sob a orientação do Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho, a bolsa foi concedida após a aprovação do projeto “Órbitas estelares em potenciais de barras galácticas dependentes do tempo”.
O referido projeto será desenvolvido no Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Electrónica (INAOE) - México, referência mundial de pesquisa em Astrofísica, sob a supervisão do Prof. Dr. Ivanio Puerari.
As duas instituições, Univap e INAOE, são colaboradoras entre si e consolidaram outros estudos na área da Física e da Astronomia.
O Programa de Doutorado em Física e Astronomia, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, foi avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 4. Já o Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica (INAOE), no México, foi criado por decreto presidencial em 11 de Novembro de 1971. Trata-se de um organismo descentralizado de interesse público, dotado de personalidade jurídica e da sua própria, localizado em Tonantzintla, Puebla, cujos objetivos são: preparar pesquisadores, professores especializados, especialistas e técnicos em astrofísica, óptica e eletrônica; procurar a solução dos problemas científicos e tecnológicos associados a essas disciplinas; estimular a pesquisa, a investigação científica e o ensino no país, entre outras atividades correlatas.

Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação
Santander Universidades 2015
Cinco Alunos da Univap na Universidade do Porto em Portugal


A FVE/Univap firmou com o Banco Santander um convênio dentro do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2015, com objetivo de contribuir na qualidade da formação dos alunos de graduação das instituições de ensino participantes, por intermédio de intercâmbio entre as instituições de ensino brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, porto-riquenhas e uruguaias.

A Profa. Sandra Costa, Diretora do IP&D, com
os alunos, Liz, Aline, Cendi e Alexandro
 
A aluna Renata Pasquini Cursino, também
contemplada

Foram concedidas à FVE/Univap, cinco bolsas-auxílio aos alunos de graduação: Cendi G. P. Lima; Aline dos Santos Silva; Liz Gravito de C. Gomes; Alexandro da Silva Abreu (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) e Renata Pasquini Cursino (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação).
Para cada aluno o Santander pagará uma bolsa-auxílio em reais, de R$ 9.624,60 (nove mil, seiscentos e vinte e quatro reais e sessenta centavos), correspondente a € 3.000,00 (três mil euros), mediante conversão efetuada como base na cotação do valor de venda do Euro publicada pelo Banco Central do Brasil, relativa à data de lançamento do Programa em 02/03/2015.
Inscreveram-se no Programa mais de 100 alunos da Univap e, após avaliação do Comitê, foram selecionados aqueles que obtiveram as melhoras notas e desempenho acadêmico.
Os cinco alunos da Univap vão permanecer pelo período de seis meses na Universidade do Porto, em Portugal. A referida Universidade foi fundada em 1911, referência em Portugal como uma instituição de ensino e de investigação científica, figurando hoje entre as 150 melhores universidades europeias em alguns dos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior.
Combinando um ensino de qualidade, focado nas vocações individuais e nas necessidades do mercado, com o estatuto de maior “berço” científico de Portugal, a Universidade do Porto é uma instituição empenhada em traduzir em mais-valias para a sociedade o talento e a inovação que povoam as suas 15 escolas e mais de 50 centros de investigação. É ali que se move a mais rica comunidade acadêmica de Portugal, resultado do encontro dos melhores estudantes do país com um corpo docente e científico altamente qualificado e um número crescente de estudantes, docentes e investigadores internacionais. Tudo isso num conjunto de polos universitários fortemente integrados na cidade e equipados com infraestruturas que garantem a melhor experiência acadêmica, científica, mas também social e cultural.

Univap Tem Projeto de Colaboração Internacional Aprovado
Chamada Fapesp Sprint 2015/01


 

O Pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap, Prof. Dr. Hudson Giovani Zanin, teve a sua proposta de colaboração internacional selecionada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para viabilizar parceria com a University of Warwick, no Reino Unido.
Esse recurso viabilizará a parceria entre alunos e pesquisadores das Univap e University of Warwick.
A Fapesp concederá recursos para viagens (passagens), seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores e alunos no total de 10.000 Libras por ano (50 mil reais). O recurso foi possibilitado pela parceria entre o professor Dr. Rohit Bhagat (http://www2.warwick.ac.uk/fac/sci/wmg/people/profile/?wmgid=615) e Prof. Dr. Hudson Zanin.

Hudson Giovani Zanin
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento/Univap

Rohit Bhagat
University of Warwick
Brazil and UK collaboration for energy storage and supply

Nº do processo FAPESP: 2015/50093-0

Prof. Hudson é graduado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar: 2001-2005); Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp: 2006-2012) em regime de dedicação exclusiva à pesquisa e divulgação científica, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É também especializado em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (2009-2010). Após o término da etapa de Pós-Graduação, realizou pesquisa na posição de Pós-Doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE: 2012-2013) e na Universidade de Bristol na Inglaterra (2013-2014).
Atualmente ele desenvolve novos dispositivos eletrônicos na Univap em projetos fomentados pela Fapesp (Programa Jovem Pesquisador) e pela Newton Fund (Agência Inglesa). No que tange a produção científica, o pesquisador brasileiro possui 28 artigos publicados em revistas internacionalmente reconhecidas; 8 patentes de processo, produtos e aplicação com proteção no âmbito nacional e 2 internacionais. No que se refere a colaboração acadêmica, ministra disciplinas na Pós-Graduação em Engenharia Biomédica e Processamento de Materiais e Catálise.
Atualmente o pesquisador procura alunos motivados para treinamento e aplicação em missão internacional.


Show Matheus Estevão e Banda


Encontros de Iniciação Científica


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2015
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Administrador (Fcsac)

9 de setembro
TV Morfosis

Organização: TV Univap

Local: Auditório do Bloco 5 − Campus Urbanova

Informações: 3947-1012

10 e 11 de setembro
Inscrições para o Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander

EDITAL 02/2015

Até 11 de setembro
I Encontro de Astrobiologia

Palestra: Astroquímica − Prof. Dr. Sérgio Pilling (Univap)

Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Local: Planetário do Rio

Horário: 13h30

Inscrições e Informações: astrobiologia.wix.com/nupesc



12 de setembro
Programa Mão na Massa − Oficina de Práticas Profissionais

Escola: Colégio Nossa Senhora Aparecida

Horário: das 9h às 12h

17 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Show Matheus Estevão e Banda

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro

Horário: 20h

Gratuito

4 de outubro
Comemoração pelo Dia das Crianças − Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) − Bloco 7 (FCS)

7 de outubro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)


13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
17ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

De 19 a 21 de outubro
XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação

IX Encontro Iniciação Científica Júnior


Realização e Organização: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)

Informações: (12) 3947-1111 ou 3947-1121

22 e 23 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XI Seminário “Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde” − Parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde e Ativia − Planos de Saúde”

5 de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 24 a 26 de novembro
Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS

9 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas