| |
Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
|
|
| |
|
A espectroscopia biomédica utiliza-se da luz (infravermelha) para estudo óptico de vários compostos ou tecidos biológicos. O programa de pesquisa inclui a aplicação da espectroscopia óptica (Raman) como técnica diagnóstica (Biópsia Óptica) de células neoplásicas (tumores), assim como o estudo de resinas compostas e fármacos.
As pesquisas em andamento no Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica (LEVB), sob a coordenação geral do Prof. Dr. Airton Abrahão Martin, estudam a composição bioquímica no envelhecimento da pele humana por espectroscopia raman in vivo; Identificação de microorganismo por espectroscopia no infravermelho e Diagnóstico de neoplasias por espectroscopia óptica.
Atualmente vinte pesquisas (tabela abaixo) estão em andamento e envolvem alunos de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado em Engenharia Biomédica da Universidade.
|
|
|
|
| |
|
|
| |
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Organização de Banquetes e Eventos
|
|
| |
|
Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, cumprindo parte do projeto pedagógico, organizaram dia 20 de agosto, a partir das 11 horas, uma série de eventos, a fim de apresentar conhecimentos e habilidades adquiridos na disciplina Organização de Banquetes e Eventos.
Ministrada pelos Professores Marco Antonio C. S. Pinheiro e Eiji Nitta Matsuura, a disciplina possibilita que alunos tenham acesso a conceitos, classificação e tipologia (banquetes e eventos), de planejamento, organização, exposição, contratos, ordens de serviços, tipos de cerimônias, criação de cardápios, noções de etiqueta, entre outros.
O objetivo principal do curso é formar profissionais com domínio das técnicas culinárias, conhecedores das diferentes culturas alimentares e capacitado para desenvolver empreendimentos nas diversas áreas de alimentos e bebidas.
|
|
|
|
| |
|
|
| |
Renomados Especialistas Participaram da Semana Jurídica
|
|
| |
| |

A Drª Rosmary Corrêa, na abertura da Semana Jurídica,
quando ministrou a palestra Violência Doméstica e Familiar: A Lei Maria da Penha |
|
A Semana Jurídica da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), promovida pela Faculdade de Direito, é um dos eventos jurídicos mais tradicionais e importantes da região. É durante este evento que os estudantes têm a possibilidade de interagir com profissionais da área e assistir a palestras sobre temas relevantes e atuais que envolvem a realidade brasileira.
A Semana Jurídica realizada no período de 16 a 20 de agosto, no Campus Centro, em São José dos Campos, contou com o apoio do Diretório Acadêmico 2 de Janeiro - Faculdade de Direito da Universidade e da Comissão do Jovem Advogado da OAB – 36ª Subsecção/SJC.
|
|
|
|
| |
|
|
| |
Jornalismo Científico da Univap Presente na Reunião Anual da SBPC
(Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
|
|
| |

As Professoras Celeste Marinho e Vânia Braz |
|
|
As docentes do Curso de Especialização em Jornalismo Científico (JC) da Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap, Profª MSc. Vânia Braz de Oliveira e Profª MSc. Celeste Marinho M. Ribeiro, participaram da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu de 25 a 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN).
Sob o tema “Ciências do Mar: herança para o futuro”, a reunião da SBPC é considerada um dos maiores eventos científicos do Brasil.
Com extensa programação a Reunião envolveu a realização de conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos, além das sessões de pôsteres de trabalhos científicos, ocasião em que foi apresentado pelas docentes, o trabalho: “O Rádio como Espaço para Divulgação Científica", de autoria do aluno do curso de JC e professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Celso Antônio Meneguetti, orientado pela Profª MSc. Celeste Ribeiro.
|
|
|
|
| |
|
|
| |
A convite do Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel, a gerente da Q-Lab Corporation, Cleveland, Ohio, USA, Profª MSc. Nancy Fernandez proferiu dia 18 de agosto, uma palestra aos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas (Mestrado), sobre o tema: Introdução ao Ensaio de Intemperismo e Estabilidade à Luz.
|
Nancy Fernandez é bacharel em Engenharia Elétrica e mestre em Administração de Empresas - com ênfase em negócios internacionais. Possui vasta experiência em diversas áreas empresariais, incluindo serviço de engenharia de campo, desenvolvimento de negócios, marketing e gerência geral no exterior, antes de ingressar na Q-Lab Corporation.
A palestra foi realizada a partir das 13 horas, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
|
|
| |
|
|
| |
Docente da Univap Participa como Júri do Concurso Fotográfico da FCCR
|
|
| |

O Prof. Miúra, Lucimara e Gilmar durante a seleção das fotografias na Fundação Cultural |
|
|
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) selecionou os dez primeiros colocados da terceira edição do Concurso Fotográfico ‘Iconografia de São José dos Campos’. A primeira colocação foi para Cláudio Silva Capucho, que também teve mais uma foto de sua autoria classificada em oitavo lugar. A seleção das fotos concorrentes foi feita por um júri convidado pela FCCR, composto pelo Prof. MSc. Veriano Takuji Miúra (Docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap), Lucimara Nascimento (Editora do Caderno Viver do Jornal O Vale) e Gilmar Dueñas (Fotógrafo da Fundação Cultural Cassiano Ricardo).
O concurso contou com a participação de 89 candidatos, com um total de 244 fotografias. Os dez melhores trabalhos serão premiados com valores em dinheiro. A solenidade de entrega da premiação será realizada no dia 17 de setembro de 2010, às 19h, no Auditório Elmano Ferreira Veloso, na FCCR.
Os candidatos selecionados deverão aguardar a comunicação da FCCR ou entrar em contato com a Diretoria de Patrimônio Histórico, na sede da entidade. O concurso teve como tema ‘Vida nas praças de São José dos Campos’ e visou estimular a divulgação e a valorização do patrimônio cultural da cidade, incentivar a prática e o desenvolvimento da fotografia; e possibilitar o surgimento de novos talentos.
| Saiba mais sobre este concurso no site: www.fccr.org.br ou pelo telefone: (12) 3924-7337. |
Fonte: Assessoria de Comunicação da FCCR
|
|
|
| |
|
|
| |
Palestra aos Alunos da Faculdade de Ciências da Saúde
|
|
| |
Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap que agrega os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, assistiram dia 25 de agosto, à palestra: O potencial das células tronco da membrana amniótica, ministrada pela Profª Drª Ornella Parolini, do Centro Ricerca Eugenia Menni, Fondazione Poliambulanza Brescia – BS – Itália.
|
A Profª Ornella mostrou a potencialidade das células derivadas de placenta como uma ferramenta terapêutica para desordens caracterizadas por inflamação e fibrose em diferentes modelos experimentais. Tudo indica que essas células têm ação imunomodulatória nos modelos apresentados e, atualmente, fonte importante de investigação.
A palestra foi realizada no período da manhã no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova.
|
|
| |
|
|
| |
Cursos Profissionalizantes Gratuitos nos Bairros
Unidades Móveis de Ensino
|
|
| |
|
A Univap por intermédio do Projeto Social Vale a Pena Viver e em parceria com a Diocese de São José dos Campos e Lions Clube Centro, oferece nos bairros Vila Tesouro (200 vagas), Altos de Santana (136), Eugênio de Melo (150), Campos dos Alemães (150) e Jardim Cerejeiras (136), o curso gratuito de Informática Básica. No bairro de Santana serão oferecidos os cursos de Corte & Costura (40 vagas) e Culinária (80 vagas).
Os cursos oferecidos em São José dos Campos serão ministrados nas Unidades Móveis de Ensino (endereços e telefones descritos abaixo).
Os interessados deverão efetivar a inscrição no local onde pretendem estudar, até 31 de agosto, no horário das 8 às 17 horas.
Os cursos de Informática, de Corte & Costura e de Culinária têm em média a duração de dois meses e o concluinte que obtiver 75% de aproveitamento terá direito a um certificado de conclusão. As aulas terão início dia 1º de setembro, em turmas que serão formadas nos períodos da manhã e tarde.
|
|
|
|
| |
|
|
| |
Inscrições Abertas para o Projeto Rondon
|
|
| |

|
|
O Projeto Rondon coordenado pelo Ministério da Defesa permite que alunos universitários na condição de voluntários, durante o período de férias acadêmicas, atuem em ações sócio-educativas em municípios de regiões carentes de recursos no território nacional.
O Rondon é uma ferramenta extensionista que as Instituições de Ensino Superior (IES), privadas e públicas, podem lançar mão para desenvolver ações de caráter social, de forma mais prática possível e em função das temáticas apresentadas em convite por meio de edital público do Ministério da Defesa às IES brasileiras.
Alunos dos 3ºs, 4ºs ou 5ºs anos de cursos de graduação da Univap poderão fazer a sua inscrição até o próximo dia 16 de setembro, para tentar uma vaga em uma equipe Univap-Rondon e participar das Operações no mês de janeiro de 2011.
No dia 18 de setembro haverá uma palestra geral para os inscritos sobre o que é o Projeto Rondon. O encontro será realizado no auditório 2 do Centro de Planejamento e desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, das 14 às 18 horas.
A Univap está concorrendo para atuar nas Operações Seridó (Rio Grande do Norte) e Rio dos Siris (Sergipe).
| Informações detalhadas com o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, pelo telefone:(12) 3947-1082 - período da manhã, ou por e-mail: monteiar@univap.br |
Faça aqui a sua inscrição: http://www.univap.br/rondon/inscreva/form_rondon.php
|
|
|
| |
|
|
| |
Processo Seletivo Univap 2010
2º Semestre
|
|
| |
|
A Univap possui vários mecanismos para quem quiser estudar ainda este ano. O Processo Seletivo 2010, com início no segundo semestre disponibiliza as seguintes formas de ingresso:
• Prova Agendada
• Para quem já tem Curso Superior
• Por intermédio do ENEM
• Pedido de Transferência
|
|
|
|
| |
|
|
| |
1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação na Agricultura
|
|
| |
| |
| |
A Universidade do Vale do Paraíba, promove de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o 1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV-B na Agricultura.
O evento reunirá experientes pesquisadores de reconhecimento internacional para proferir palestras sobre estratégias e metodologias de pesquisa sobre o efeito da radiação ultravioleta solar em plantas e em microrganismos de importância agrícola.
O Simpósio tem por objetivo compartilhar o estado-da-arte da pesquisa em sistemas agrícolas, despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do País e discutir soluções de forma global.
Este simpósio possibilitará ainda conscientizar a comunidade brasileira a respeito das atuais negligências e seus impactos no meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, apesar da relevância sobre o tema discutido no programa sobre as mudanças climáticas globais, poucos são os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil sobre o assunto e o Simpósio busca justamente elevar o interesse da comunidade e o desenvolvimento de projetos nesta área.
Informações Gerais
Membro do Comitê Organizador:
Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Inscrições e programação completa no site: www.univap.br/uvrag
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: drauzio@univap.br |
|
|
|
| |
|
|
| |
Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica
|
|
| |
|
O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.
|
|
|
|
| |
|
|
| |
Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
|
|
| |
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros |
Processo Seletivo Univap – Provas Agendadas
São José dos Campos
Jacareí
Campos do Jordão
Informações: www.univap.br
|
Inscrições Abertas |
Inscrições para Projeto Rondon – Operações Janeiro de 2011
Podem participar: alunos dos 3ºs, 4ºs ou 5ºs anos de Graduação
Informações detalhadas com o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, pelo telefone: (12) 3947-1082 - período da manhã, ou por e-mail: monteiar@univap.br
|
Até 16 de setembro |
Dia do Biólogo
|
3 de setembro |
Dia do Administrador
|
9 de setembro |
Palestra: Crimes Passionais – Faculdade de Direito
Dra. Luiza Nagib Eluf
(Advogada; Procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo; Ex-Secretária Nacional dos Direitos da Cidadania;
Ex-Subprefeita da Lapa em São Paulo; Autora dos Livros: A Paixão no Banco dos Réus; Matar ou Morrer – O Caso de Euclides da Cunha, entre outros).
Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro – São José dos Campos – SP
Horário: 10h30
Organização: Faculdade de Direito da Univap e OAB/Subseção de São José dos Campos
Inscrições e Informações na Faculdade de Direito, pelo telefone: (12) 3928-9832
|
18 de setembro |
Dia do Rádio
|
25 de setembro |
UV Radiation on Agriculture
Programação completa disponível no site da Universidade
Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br
|
De 4 a 7 de outubro |
Dia do Professor
|
15 de outubro |
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense
Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"
Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp
Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos
|
De 18 a 23 de outubro |
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável
|
De 18 a 24 de outubro |
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica
Campus Urbanova – São José dos Campos
Informações: www.univap.br
|
outubro |
II Mostra Internacional de Vídeo Científico
|
21 e 22 de outubro |
Dia do Radialista
|
7 de novembro |
ExpocomArte
|
De 22 a 26 de novembro |
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor
Campus Urbanova
Padre Eduardo Fraga e Silva
Organização: Pastoral Universitária
Horário: Das 18h30 às 19h
|
Todas as quartas-feiras |
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova
Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável
Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova
Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas
Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade
Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde
E-mail: cavas@univap.br
|
Visitas agendadas |
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos
Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.
E-mail: nvelho@univap.br
As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.
|
Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h |
|
|
| |
|
|
| |
Agenda de Eventos Culturais - 2010
|
|
| |
Data |
Espetáculo |
Local |
Horário |
22 de setembro |
|
Capela Nossa Senhora do Amor
(Campus Urbanova)
Realização: Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (FAVColesp)
www.villalobos.mus.br
Informações: (12) 3206-6639
Colaboração: Rossi Instrumentos Musicais
Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009 |
19h30 |
Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911
Urbanova - São José dos Campos - SP
|
|
|
|