82ª Edição - Ano II
De 19 a 25 de abril/2010
 

  Vem Aí...
8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista
De 25 a 27 de maio


 
 

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promove de 25 a 27 de maio, o 8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano traz como tema central: As mudanças ambientais e sua influência na saúde e qualidade de vida.
O evento será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, em São José dos Campos.
O enfoque e a discussão do tema principal do Congresso visam fomentar o debate, fortalecendo, assim, a aquisição de conhecimento sobre o assunto durante a formação e a qualificação de profissionais da área da saúde, considerando-se o cenário sócio-político e econômico local, regional e nacional, bem como seus reflexos na saúde populacional.
Inúmeras evidências científicas demonstram que a saúde constitui um fator essencial na qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, sabe-se que as condições ambientais, que contribuem para uma vida com qualidade, são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. Sob esse aspecto, as mais preocupantes alterações climáticas impactantes na saúde humana incluem a exposição a condições térmicas extremas ou a inundações. Estas envolvem mecanismos intermediários e múltiplos como os que afetam a dinâmica da transmissão de doenças por vetores ou pela água.

 
 
 

  Professor da Univap escreve capítulo do livro "Thermodynamics"

 
 
 
O Prof. Dr. Mituo em palestra na aula inaugural para a
primeira turma do curso de Jornalismo Científico, em
outubro de 2008
O Prof. Dr. Mituo Uehara, pesquisador e docente da Universidade recebeu convite de um editor americano para escrever um capítulo para o livro "Thermodynamics". Este convite veio em função da publicação, pelo professor, do artigo "Thermodynamics of the heart: Relation between cardiac output and oxygen consumption", na revista indexada American Journal of Physics.
O referido artigo foi considerado de ótima qualidade, tendo despertado o interesse do editor em convidar o professor a participar da edição deste livro.
A Universidade sente-se honrada com tal convite, pois o Prof. Mituo, uma cabeça privilegiada, além de fazer parte da Instituição, sempre trabalhou com muita seriedade e com grande capacidade técnica, ajudando a divulgar o nome da Universidade na comunidade acadêmica.
O Prof. Mituo possui doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987) e pós-doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Vale do Paraíba. Tem vasta experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema cardiovascular, filosofia, filosofia da ciência, espectroscopia molecular, entre outros.

 
 
 

  Orquestra Sinfônica

 
 

 
A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), se apresentou no último dia 21, quarta-feira, a partir das 20 horas, na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova da Univap.
A Orquestra sob a regência do Maestro Marcello Stasi e do Spalla Anderson Santoro, apresentou as obras: Cinco Danças Eslavas - Antonín Leopold Dvorak (Opus 46 – nº 1, 3 e 8 – e Opus 72 – nº 2 e 4); e The Unanswered Question, de Charles Ives e Variações Enigma - Op. 36, de Edward Elgar.
Estiveram presentes aproximadamente 500 pessoas no evento organizado pela FCCR em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica.

 
 
 

  Seminário Internacional em Planejamento Urbano e Regional
(Mestrado)


 
 
 
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Planejamento Regional e Urbano, realiza no próximo dia 5 de maio, a partir das 14 horas, o Seminário Internacional: A Amazônia – Assentamentos Humanos: Sustentabilidade Sócio Ambiental, cujo objetivo é apresentar as pesquisas desenvolvidas e realizar debates sobre as regiões limítrofes entre o Brasil e Colômbia.
Participam do evento, por intermédio de mesas redondas e conferências: Dr. Mário Valério Filho, coordenador do Mestrado em Planejamento Urbano e Regional do IP&D da Univap; o MSc. Arq. Rene Carrasco Rey – Universidade Nacional da Colômbia (UNAL); Dra. Yara Vicentini – Universidade de São Paulo (USP); Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa (Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento/Univap); Dr. Diógenes Salas Alves – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Dr. Emmanuel Antonio dos Santos (Univap/ITA) e o MSc. Geol. Paulo Roberto Martini - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O Seminário será realizado no auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
O Seminário faz parte do processo de cooperação internacional entre a Univap e a Universidade Nacional da Colômbia para estudar a rede de cidades amazônicas.

Inscrições pelo e-mail: pur2010@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1133
Clique e confira a programação

 
 
 

  Continuidade das Atividades Saúde Leroy Merlin/FCS

 
 

 
No último dia 17 de abril, participaram das atividades de saúde na Leroy Merlin, em São José dos Campos, alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) por intermédio dos cursos de Enfermagem (Pressão Arterial e Glicemia Capilar); Odontologia (Prevenção do Câncer Bucal) e Serviço Social (Teste de Qualidade de Vida).
Os trabalhos de atendimentos e orientações ao público em geral e aos funcionários da empresa tiveram início no sábado de 27 de março, com atendimentos nas áreas de Biomedicina (Contaminação da água e Controle de fungos em ambiente climatizados); Farmácia (Câncer de Pele; Protetor Solar) e Gastronomia (Importância dos Sabores).
No próximo sábado, dia 24 de abril, das 9h às 17h, as atividades envolverão as áreas da Fisioterapia (Ergonomia); Terapia Ocupacional (Importância das Brincadeiras e Como Está a sua Memória?) e Nutrição (Índice de Massa Corporal (IMC); Pirâmide Alimentar).
A empresa Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1997, e a primeira loja da rede no país foi aberta em 1998, em São Paulo, no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista. Em São José dos Campos ela está instalada na Avenida Andrômeda, 100 – Jardim Satélite.

Se a sua empresa tiver interesse de realizar uma atividade semelhante, entre em contato com a direção da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, pelos telefones:
(12) 3947-1015 ou 3947-1087 ou por intermédio do e-mail: fcs@univap.br

 
 
 

  Campanha de Vacinação
Influenza A H1N1


 
 

Parte do grupo de Enfermagem que participou da
Campanha no ITA em 19 de abril de 2010
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), por intermédio do curso de Enfermagem, realiza a Campanha de Vacinação – Influenza A H1N1, em diversas localidades em São José dos Campos.
De 19 a 23 de abril, a Campanha foi realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com a participação de professores e alunos da Univap, nos períodos da manhã e tarde, onde foram vacinadas cerca 730 pessoas.
No início do mês de maio, a vacinação será realizada no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS – Bloco 7), no Campus Urbanova, das 8h às 17h, em crianças, idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes, profissionais e alunos da área da saúde, que estão em atendimento ou atuam na área dentro da Universidade. De 10 a 21 de maio, serão vacinadas todas as pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos, no mesmo local e horário.

Informações: (12) 3947-1000 – ramal 2085 – FCS

 
 
 

  Comissão de Ética em Pesquisa (CEP)
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D


 
 
 
Da esq. p/ dir.: Patrícia Marcondes dos Santos,
Alecsandra Araújo Paula, Drª Cláudia Barbosa Ladeira
de Campos, Dr. Mário de Oliveira Lima, Dr. Dráuzio
Eduardo Naretto Rangel e a secretária da Comissão,
Neusa de Moraes Macias Delgado
A Comissão de Ética em Pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade, cadastrado junto a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), composta por meio de uma Portaria da Reitoria nº 03/R/2010, datada de 4 de fevereiro, designou novos membros para avaliar os projetos de pesquisa em humanos, respeitando as legislações federais do Ministério da Saúde, de acordo com a Resolução 196/96.
A CEP é composta por 12 membros indicados, entre professores, pesquisadores, representantes da comunidade e alunos da Universidade. Participam atualmente da CEP, representando do corpo docente: o presidente, Prof. Dr. Mário Oliveira Lima (Fisioterapeuta/Neurofuncional); Profª Drª Paula Vilhena Carnevale Vianna (Medicina/Medicina Preventiva); Profª MSc. Vânia Maria de Araújo Giaretta (Enfermeira/Cuidado do Idoso); Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel (Biológica/Microbiologia); Profª MSc. Alessandra de Almeida Fagundes (Fisioterapeuta/Fisioterapia); Profª Drª Cláudia Barbosa Ladeira de Campos (Bióloga/Biologia Molecular e Bioquímica); Profª Drª Juliana Ferreira (Biomédica/Terapia Fotodinâmica); Prof. MSc. Gilson Ribeiro dos Anjos (Geógrafo); Profª MSc. Evanize Visigalli (Pedagoga/Psicologia da Educação); Neusa de Moraes Macias Delgado (Secretária) e como Representante da Comunidade/Usuários e Presidente da Associação de Portadores de Deficiência Física, Maria Claudete Silveira Rabelo de Moura.

 
 
 

  Especialização, Extensão e Atualização
Novos Cursos


 
 

 

A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada, além dos diversos cursos de Especialização, Extensão e Atualização (Pós-Graduação Lato Sensu) em andamento na Universidade, está com as inscrições abertas para quatro cursos novos.
Especialização: Matemática e Ciências; Linguagem da Mídia Aplicada ao Ensino; Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; e de Extensão: Radiologia Odontológica.



Informações detalhadas sobre os novos cursos oferecidos e os disponíveis: www.posgrau.univap.br
Telefones: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292

 
 
 

  Agita São José

 
 
Alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participaram no dia 10 de abril, das 7h às 13 horas, das atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos, por intermédio dos Programas de Promoção à Atividade Física e à Nutrição, no Agita São José.
Realizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, o Agita São José, comemora o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, celebrado dia 7.


 
 

O evento teve início com uma caminhada, e reuniu no decorrer do dia, aproximadamente 6 mil pessoas, que obtiveram informações sobre temas relacionados à saúde (postura, amamentação, conservação alimentar, higiene bucal, cuidados com a pele entre outros) e segurança nas ruas.
A “V Mostra de Boas Práticas para um Estilo de Vida Fisicamente Ativo e Saudável” também fez parte do evento, cujo objetivo foi de oferecer um ambiente para a interação das pessoas e mostrar alternativas de atividades que podem ser incorporadas no cotidiano, além de sensibilizar a população sobre os benefícios da atividade física e da prática de uma alimentação saudável.
A apresentação de música, exposições de fotografia e equipamentos para trekking, entre outras atividades, também fizeram parte da programação.

 
 
 

  IV Repensando o 13 de Maio

 
 
 
Alunos e professores do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), com apoio do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória e do Hotel Urupema realizam no próximo dia 13 de maio, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, o IV Repensando o 13 de Maio.
O encontro terá como tema central: Educação e Diversidade: caminhos para uma integração.
Os organizadores do evento convidaram para abertura dos trabalhos, a Drª Kiusam Regina de Oliveira, autora do livro infantil “Omo-Oba”: Histórias de Princesas, Editora Maza.
A Profª Drª Kiusan é doutora pela Faculdade de Educação da USP e atuou como chefe de Serviço da Educação Especial em Diadema, além de coordenar o Projeto Diversidade na Escola: Raça/Etnia e Gênero, entre muitas outras atividades,
Na programação ainda consta uma exposição intitulada: “Olhares: O Brasil de Rugendas Revisitado”, desenvolvido pelo curso em parceria com a Escola Estadual Sônia Maria Alexandre Pereira e a apresentação musical pelos alunos Suzanne Pereira e Allan Douglas, do 3º período.

Para saber mais sobre o evento, entre em contato pelo telefone: (12) 3947-1105 ou por e-mail: historia@univap.br

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecerão até 1º de maio de 2010.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.

Octavio Ocampo nasceu em 26 de Fevereiro em Celaya, Guanajuato, no México, em 1943. É impressionate a qualidade e quantidade de detalhes que compõem cada uma de suas obras.
O trabalho de Octávio baseia-se na ilusão de ótica e vai sobrepondo, fazendo justaposição de imagens até que elas se transformem em uma só.


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Automóveis pré-guerra
Os divertidos microcarrros do pós-guerra
Início da indústria automobilística brasileira
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Astronomia
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Ilhas Maldivas
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Aldo Bonadei e Francisco Rebolo
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Fotos de ângulos inusitados/Artistas de nossa terra
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
A Univap que você não vê/Aves tropicais brasileiras
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
A ilusão de Octávio Ocampo

 
 
 

  Conheça o Borboletário, o Serpentário e o Viveiro de Plantas Medicinais da Univap

 
 

 
Agende uma visita gratuita de sua Escola ao Centro de Estudos da Natureza (CEN), pelo telefone: (12) 3947-1019, segundas e terças-feiras, das 9h às 11h30min ou via email: nvelho@univap.br.
O Borboletário, o Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais fazem parte do Centro de Estudos da Natureza (CEN), localizado no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos.
As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Reabertura para visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

A partir de 19 de abril
Apresentação do Projeto Desenvolvido no Centro Socioeducativo Tamoios - com a participação dos residentes da “Fundação Casa” que receberam aulas de elétrica residencial

Responsável: Prof. MSc. Iuri Rojahn da Silva (Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Artes – FEA)

Local: Campus Aquarius
Horário: 19 horas

28 de abril
Dia do Jornalista

29 de abril
Iniciação ao Reik

Organização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Responsável: Profª MSc. Josne Carla Paterno

Vagas limitadas

Horário: das 14h às 18h

Local: Bloco 9 – Campus Urbanova – Auditório Azul

Inscrição: No Centro de Prática Supervisionada - 1 kg de alimento não perecível

30 de abril
Inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos
(Parceria: Univap, Lions Clube Centro e Diocese de São José dos Campos)


160 vagas – Curso de Informática Básica

80 vagas – Curso de Eletricidade Básica

40 vagas – Curso de Eletricidade Residencial

80 vagas – Curso de Eletrônica Básica

Local de Inscrição: Unidade Fixa do Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap - Av. Eng. Francisco José Longo, 526 - Prédio do Lions Clube São José Centro

Início das aulas: 3 de maio

Períodos: manhã e tarde

Exigências e documentos necessários:

Para participar dos cursos a idade mínima é de 14 anos.
Os que tiverem entre 14 e 18 anos haverá necessidade de autorização dos responsáveis com respectiva assinatura na matrícula.

- Curso de Informática Básica
Cópias: RG e do CPF

- Cursos: Eletricidade Básica, Residencial e de Eletrônica
Exigência: Conclusão do Ensino do Fundamental
Cópias: RG e do CPF

Obs.: A Coordenadoria do Projeto Social não efetivará a matrícula se o interessado (a) não apresentar todos os documentos exigidos.

Até 30 de abril
(Inscrições)
TV Univap exibe no Programa Manhã Mulher – Canal 14 da NET (Ao Vivo)

Entrevista: Profª MSc. Josne Carla Paterno – Cursos de Biomedicina e Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Tema: Os benefícios da Acupuntura

Horário: 10 horas

30 de abril
Campanha de Vacinação – Influenza A H1N1

Público Alvo: Crianças, Idosos, Portadores de Doenças Crônicas, Gestantes, Profissionais e Alunos da Área da Saúde

Local: Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 17h

A partir de 3 de maio
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D – Univap
Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional


Seminário Internacional

Mesa Redonda e Conferências

Abertura: Dr. Mário Valério Filho – Coordenador do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional da Univap

Mesa Redonda
A Amazônia – Assentamentos Humanos: Sustentabilidade Sócio Ambiental

Participantes:
MSc. Arq. Rene Carrasco Rey – Universidade Nacional da Colômbia (UNAL)
Dra. Yara Vicentini – Universidade de São Paulo (USP)
Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa (Univap)
Dr. Diógenes Salas Alves – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Dr. Emmanuel Antonio dos Santos (Univap/ITA)

Conferências
Plano Macro: “Eixos Ambientais para Cidades Amazônicas na Colômbia”
MSc. Arq. Rene Carrasco Rey – Universidade Nacional da Colômbia (UNAL)

Projeto Panamazônia: Mapeando a Cobertura Vegetal da Amazônia Sul Americana”
MSc. Geol. Paulo Roberto Martini - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Local: Auditório do IP&D – Campus Urbanova
Horário: 14 horas
Inscrições: pur2010@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1133

5 de maio
Semana Jurídica 2010 – Campus Villa Branca – Jacareí

Palestras

Análise Crítica da Nova Lei do Inquilinato
Profª MSc. Izabele Holanda Maia

A Atual Competência da Justiça no Trabalho
Prof. MSc. Adhemar Prisco da Cunha Neto

Questões Atuais do Direito Previdenciário
Prof. MSc. José Roberto Sodero Victorio

Horário: a partir das 19 horas
Endereço: Estrada Municipal do Limoeiro, 250 – Jardim Dora
Jacareí – SP
Informações:(12) 3958-4000

De 5 a 7 de maio
Curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira

Palestra: Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão

Horário: a partir das 9 horas
Local: Sala de aula do Prédio da Educação Continuada – Campus Urbanova (Ceplade)

8 de maio
Campanha de Vacinação – Influenza A H1N1

Público Alvo: Adultos e Jovens na Faixa Etária: de 30 a 39 anos

Local: Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 17h

De 10 a 21 de maio
1º Encontro do Curso de Ciências Contábeis e Entidades do Terceiro Setor

(1º ECETS)

Organização: Alunos do 5º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação – FCSAC

Horário: A partir das 19h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – 1º andar - Campus Urbanova – São José dos Campos

Informações: Natália Correa – Membro da Comissão Organizadora – E-mail: nath_marianecorrea@hotmail.com

12 de maio
Dia do Enfermeiro

12 de maio
Semana da Enfermagem “O Poder do Cuidar”

(Em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Aben)

Promoção: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Horários:
12 de maio: das 8h às 12h
13 de maio: das 8h às 12h e das 18h às 21h30min

Informações: (12) 3947-1087

12 e 13 de maio
IV Repensando o 13 de Maio

Organização: Alunos e Professores do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Participação Especial: Profª Drª Kiusam Regina de Oliveira – Autora do Livro:: Omo-Oba: Histórias de Princesas

Apoio: Núcleo de Pesquisa Pró-Memória, Diretório Acadêmico Frei Caneca e Hotel Urupema

Local: FEA – Campus Aquarius

Horário: 19h

Informações: (12) 3947-1105

E-mail: historia@univap.br

13 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Projeto: Valorização da Mulher

Organização: Fundhas

Participação: Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde

Local: Bairro Parque Novo Horizonte – São José dos Campos

Horário: das 8h às 17h

15 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Workshop – Alunos da Escola Juarez Wanderley – Embraer

Local: Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 12h30h

21 de maio
VII Semana de Geografia

Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Organização: Coordenação e alunos do curso

Programação: Palestras, debates, oficinas e a exposição Itinerante “Mentalidade da Marinha” (PROMAR)

Informações: (12) 3923-9090

De 24 a 29 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

De 25 a 27 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

De 25 a 28 de maio
Palestras na Faculdade de Direito da Univap em parceria com o curso Preparatório FMB

O Exercício da Cidadania como Instrumento de Afirmação Democrática
Prof. MSc. Marcus Vasconcellos

Inclusão Social e Cidadania
Profª Especializada Ana Paula Junqueira

Horário: 9 horas

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Obs.: Atividade aberta e gratuita para todos os alunos e ex-alunos do curso de Direito da Univap.

29 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7

23 de junho
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro