| |
Missão Cumprida
Projeto Universitário Aeromóvel
|
|
| |
| |

O palanque com as autoridades civis e militares |
|
Os alunos e os professores da Univap, Fernanda Cristina Ferreira (FCS) e Vanessa Carvalho Mangialardo (FCSAC), selecionados para participarem do Projeto Universitário Aeromóvel: Estágio de Chefia e Liderança, receberam dia 27 de agosto, em uma cerimônia preparada pelo Exército, o certificado de participação.
O Projeto é uma iniciativa da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército Brasileiro, sediada no município de Caçapava.
Além da Univap, outras três universidades da região foram convidadas, totalizando 120 alunos e 8 professores que participaram durante 36 horas ininterruptas (dias 26 e 27 de agosto) das atividades previstas.
A responsabilidade pela equipe da Univap ficou a cargo, por determinação da Reitoria, do Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, que possui vasta experiência nos trabalhos desenvolvidos nas organizações militares, como é o caso da coordenação, desde 2005, da parceria Univap-Projeto Rodon/Ministério da Defesa. |
|
|
| |

Os alunos e soldados em forma |
|
|
Os alunos da Univap desempenharam as atividades com muita competência e garra, disse ele em entrevista ao Informativo Diálogo. “Tivemos nossos destaques, como os alunos do curso de Ciências Biológicas (Campus Urbanova e Aquarius): Maiara Paparele, que recebeu três medalhas (Tiro de Combate, Pista de Obstáculo e Participação); Mariana Pescinelli, quatro medalhas (Tiro de Combate, Corrida de Obstáculo, Melhor Pelotão e Remo de Guerra) e Vanderson Natalie Dias, três medalhas (Cabo de Guerra; Pista de Taro (Pista de Treinamento), Participação).”
Maiara, 20 anos, disse que foi uma experiência marcante e bem diferente. “Muitas das atividades desenvolvidas fizeram-me refletir sobre meus próprios limites. Eram tarefas que eu nunca havia feito na vida e todas elas dependiam da união da equipe. Penso que todos os universitários deveriam participar de um projeto como este, pois ele promove a união entre as pessoas. A gente sentia que o espírito de equipe era muito forte no ambiente”. |
|
|
| |
| |

As medalhistas Maiara e Mariana e o Prof. Alberto no Campus Urbanova |
|
Para Mariana, 20 anos, este projeto possibilitou mudar a visão que tinha do Exército. “Penso em ingressar na carreira militar depois de terminar o curso de graduação. A experiência foi surpreendente e em apenas dois dias conhecemos muita gente, não por nome, mas por número. Saí mais confiante depois daquilo que vivenciei lá. Confesso que andava meio travada nos últimos tempos e não conseguia falar o que sentia, mas ao conviver com tantas pessoas diferentes e executando trabalhos em equipe, voltei a confiar nas pessoas e verbalizar tudo que sentia. Foi muito boa essa integração entre as diversas áreas do conhecimento e universidades da região. Saímos de lá amigos. O preconceito foi quebrado e o aprendizado de respeitar as diferenças, fortalecido”.
A aluna Talita da Silva Vasconcelos, do curso de
Terapia Ocupacional, da Faculdade de Ciências
da Saúde, destaque especial da equipe vermelha (Univap) |
|
|
O Tenente-Coronel José Matheus Teixeira Ribeiro, Oficial deComunicação Social, o Prof. Alberto Resende Monteiro da Univap e o General-de-Brigada, Carlos César Araújo Lima, Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) |
|
|
|
|
|