O encontro foi dividido em dois “bate-papos” de cerca de uma hora cada. O primeiro, com cerca de 45 alunos da 1ª e 2ª séries, e o outro com cerca de 85 alunos da 3ª e 4ª séries. Os alunos, sob orientação e supervisão das professoras Priscila Freitas Lemes, Márcia Gonçalves de Carvalho Marello, Maria Tereza Bianchi Florindo, Cláudia Renata Santos Vilela, Érica de Angelis Gomes Pimentel, Renata da Silva César e Rosângela Cristina Renno Brogliato, elaboraram previamente perguntas e questões ligadas à Astronomia e o professor convidado tentou, numa linguagem descontraída, responder a todas. Além disso, foram também apresentadas curiosidades, imagens e fotografias dos planetas, do Sol e da Lua e animações comparando as dimensões destes astros.
A proposta que deverá ser realizada também em outras escolas, foi desenvolvida de maneira lúdica, descontraída e participativa, pois o objetivo é estimular a curiosidade dos alunos para que eles possam ter uma visão mais crítica da ciência desde as séries iniciais, objetivando instigar a busca e o gosto pela assimilação de novos conhecimentos.
Além desta atividade, o projeto “Astronomia na Cidade das Estrelas”, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa e com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Univap, vai realizar, no decorrer do ano, palestras, minicursos, observações astronômicas e a distribuição de material didático, nos municípios de São José dos Campos e região.
A programação completa do AIA 2009 pode ser consultada no endereço:
www.univap.br/astronomia2009.