| |
Extração de areia: perda da biodiversidade Pesquisas desenvolvidas na Univap recuperam o meio ambiente
|
|
| |
 |
As conhecidas cavas de areia, oriundas da atividade de extração de mineral são responsáveis por sérias alterações ambientais. A areia utilizada na construção civil, é um dos bens minerais industriais mais importantes e consumidos para este fim e, consequentemente, o mais significativo em termos de quantidade produzida no Brasil. Por este motivo sua extração constitui numa das atividades com maior potencial de degradação ambiental.
A grande São Paulo, os vales dos rios Paraíba e Ribeira e a bacia do Paraná são as quatro regiões produtoras de areia que abastecem a região metropolitana. O Vale do Paraíba é responsável por mais de 50% de toda a produção e abastecimento da |
|
|
| |
grande São Paulo, cuja concentração de extração localiza-se na várzea do rio. Cava seca, cava submersa e lavra em leito do rio são três métodos distintos existentes para a atividade da extração de areia. Na planície aluvial do rio, o processo de exploração por meio de cava submersa é, praticamente, exclusivo, embora esteja extinta no município de Jacareí, desde 1992. As cavas de extração de areia na várzea do rio variam em formato, tamanho e profundidade. As conseqüências são várias e entre elas, a esterilização da superfície do terreno, contaminação do solo, o rebaixamento do leito do rio, o desmatamento e muitos outros danos.
|
|
| |
|
|
| |
Campus Platanus em Campos do Jordão é aprovado pelo MEC Administração será o primeiro curso a ser implantado
|
|
| |
|
O Diário Oficial da União nº 9, de 14 de janeiro de 2009, publicou a Portaria nº 62 do Ministério da Educação, que aprova a criação do Campus Platanus, em Campos do Jordão. A mesma Portaria também autoriza o funcionamento do curso superior de Administração que, inicialmente, abrirá com 100 vagas totais, no período noturno.
A direção da Univap agradece e parabeniza o excelente trabalho realizado por funcionários e docentes na conquista de mais essa vitória.
|
|
| |
|
|
| |
Univap inaugura Incubadora de Empresas no Campus Platanus Campos do Jordão
|
|
| |
A Univap inaugurou, dia 29 de dezembro, em Campos do Jordão, as instalações da Incubadora de Empresas construída no Campus Platanus. Estiveram presentes na cerimônia representantes da Univap e autoridades do município.
A Incubadora de Empresas, construída com área total de 376,00 m2, poderá abrigar entre 6 e 10 empresas incubadas, e oferece, nesse espaço físico: recepção, secretaria, sala de reunião, depósito, copa, pontos de água, esgoto, energia elétrica, acesso à internet, rede de telefonia, fax, serviços de limpeza em áreas comuns, estacionamento e segurança.
A Incubadora é um núcleo que visa a estimular a criação e o fortalecimento de empresas de base |
 |
|
|
| |
tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico da região. O objetivo é dar suporte à preparação de empresas nascentes para que possam engrenar seus negócios, por meio de consultorias e assessorias especializadas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial, mercadológica e financeira.
|
|
| |
|
|
| |
Colégio Univap Villa Branca
Jacareí (Matrículas abertas)
|
|
| |
 |
O Colégio Univap Villa Branca oferece o Ensino Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante de Informática, Publicidade, Administração de Empresas, Eletrônica, Telecomunicações e Química, a fim de fortalecer o conhecimento e melhorar a qualificação da mão de obra necessária ao parque industrial do Vale do Paraíba. No Ensino Fundamental o Colégio busca desenvolver propostas para que o aluno sinta-se estimulado a dominar a leitura, a escrita e o cálculo; compreender o ambiente natural e social em que está envolvido, o sistema político, tecnológico, as artes e os valores fundamentais da sociedade. No Ensino Médio e Técnico, a metodologia aplicada é centrada em problemas - o que facilita ao aluno o aprendizado e |
|
|
| |
o trabalho em grupo, que, por sua vez, permite identificar esses problemas, documentá-los, propor soluções e resolvê-los. O Ensino Médio (Parcial) com a duração de 5 horas diárias busca conduzir o educando ao domínio dos princípios científicos e tecnológicos. Já no Ensino Técnico, são desenvolvidas habilidades empresariais e senso de iniciativa, a fim de facilitar a empregabilidade, assumir ou gerar postos de trabalho.
|
|
|
Informações: (12) 3958-4000 – ramais 11 e 12
|
| |
|
|
| |
Univap participa novamente das Operações do Projeto Rondon Região Centro-Norte
|
|
| |
 |
A Univap, em conjunto com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), participa, de 23 de janeiro a 7 de fevereiro, da Operação Centro-Norte, na região do Pará, município de Curuá.
As Universidades desenvolverão ações que abordam várias temáticas, entre elas: Atividades Físicas, Sexualidade, Brinquedoteca, Educação, Comunicação, Política Nacional de Assistência Social, Meio Ambiente, Trabalho, Gestão Pública, Saneamento Básico, Tecnologia e Produção.
A Univap selecionou seis alunos das áreas de Administração, Ciências Biológicas, Jornalismo, Serviço Social e Terapia Ocupacional, que serão acompanhados pelos docentes, Prof. Esp. Glauco |
|
|
| |
Putomati, do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes e Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, do curso de Ciências Biológicas e coordenador da parceria Univap-Rondon.
O objetivo do Projeto Rondon é formar multiplicadores locais, para que eles possam continuar a aplicar os ensinamentos recebidos pelas equipes do Projeto Rondon na melhoria da qualidade de vida na região. Por outro lado, os universitários têm a oportunidade de conhecer realidades diferentes e de praticarem, de alguma forma, os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ao mesmo tempo exercitarem a cidadania.
Informações: (12) 3947-1082
|
|
| |
|
|
| |
Cerimônia de formatura do curso de Informática
|
|
| |
| |
A direção geral do Campus Villa Branca, em Jacareí, realizou, dia 19 de dezembro de 2008, a cerimônia para entrega de certificado de conclusão do curso básico de Informática a 42 alunos bolsistas do Projeto Social Vale a Pena Viver.
O Projeto Social Vale a Pena Viver agregou uma série de programas integrados ao plano de desenvolvimento institucional da Universidade como extensão dos serviços à população.
Os concluintes fizeram parte da quarta turma de alunos que obtiveram da Universidade uma bolsa de estudo para o curso de Informática oferecido no Campus de Jacareí.
|
|
| |
 |
 |
Concluintes e familiares prestigiam a cerimônia |
O diretor geral do Campus, Prof. Frederico Lencioni Neto e as estagiárias Andréia e Olívia |
|
|
|
| |
|
|
| |
Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
|
|
| |
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros Processo Seletivo/Congressos/Outros |
Projeto Rondon – Operação Centro-Norte – Região do Pará – Município de Curuá |
De 23 de janeiro a 7 de fevereiro |
Integra-Saúde: Trote Solidário: Doação de Alimentos e/ou Livros Usados – Faculdade de Ciências da Saúde |
De 2 a 6 de fevereiro |
Semana de Integração – Faculdade de Direito Campus Centro (SJCampos) e Campus Villa Branca (Jacareí)Informações: (12) 3928-9832 – 3928-9833 |
De 2 a 7 de fevereiro |
Semana Jurídica - Campus Villa Branca (Jacareí)Informações: (12) 3958-4000 |
De 5 a 7 de maio |
II Semana da Faculdade de Educação e Artes (SEMFEA) Informações: (12) 3923-9090 |
De 11 a 15 de maio |
Aniversário de 40 Anos do Curso de Serviço Social Faculdade de Ciências da Saúde |
15 de maio |
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7 – Campus Urbanova |
24 de junho |
Semana Jurídica – Campus Centro (SJCampos) Informações: (12) 3928-9832 – 3928-9833 |
De 17 a 21 de agosto |
I Feira de Integração da Saúde no Vale do Paraíba (FISVAP)
IX Semana da Saúde e VII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista – Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova |
De 19 a 21 de maio |
XI Congresso Estadual de Saúde Pública – Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova |
De 23 a 26 de agosto |
XIII Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação |
15 e 16 de outubro |
Júri Penal Simulado – Campus Villa Branca (Jacareí) |
28 de outubro |
Júri Penal Simulado – Campus Centro (SJCampos) |
11 de novembro |
Julgamentos Simulados – Campus Centro (SJCampos)
(Períodos: manhã e noite) |
De 9 a 18 de novembro |
|
|
| |
|
|
| |
Agenda de Eventos Culturais - 2009
|
|
| |
Data |
Espetáculo |
Local |
Horário |
11 de fevereiro |
Recital de Violão UROS DOJCINOVIC (Violonista Internacional de Belgrado) Organização: Conservatório Musical Villa-Lobos Comissão de Instalação da FAVCOLESP
Apoio: Univap e Fund. Cultural Cassiano Ricardo (Gratuito) |
Teatro Univap |
20h30 |
26 de março |
Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba Regente: Rogério Santos Solista: Álvaro Henrique (Violão) |
Teatro Univap Informações: (12) 3947-1009 |
20h30 |
14 de maio |
Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba Regente: Rogério Santos Solista: Álvaro Henrique (Violão) |
Teatro Univap Informações: (12) 3947-1009 |
20h30 |
6 de junho |
Espetáculo de Bossa Nova “Vou Te Contar” |
Teatro Univap Informações: (12) 3947-1009 |
20h30 |
17 de outubro |
Espetáculo de Bossa Nova “Vou Te Contar” |
Teatro Univap Informações: (12) 3947-1009 |
20h30 |
|
|
|